Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A modificação dérmica não relacionada ao envelhecimento normal é

  • A.

    a flacidez da pele.

  • B.

    a cutis romboidal.

  • C.

    a melanose senil.

  • D.

    o hematoma.

  • E.

    a canície.

Assinale a opção correta referente a osteoporose em homens.

  • A.

    Indica-se a realização de densitometria óssea para todos os homens com idade acima de 50 anos.

  • B.

    A ferramenta FRAX®, que serve para o cálculo do risco de fratura, só pode ser aplicada na avaliação de mulheres.

  • C.

    Os homens que evoluem com fratura osteoporótica apresentam menores índices de morbidade e mortalidade do que mulheres com condições semelhantes.

  • D.

    Uma causa específica para a perda óssea pode ser determinada em poucos casos de osteoporose em homens.

  • E.

    As etiologias mais importantes de causa secundária de osteoporose em homens são o uso excessivo de álcool, hipogonadismo e terapia com glicocorticoides.

Doença de ocorrência multidisciplinar, a trombose venosa profunda é uma entidade frequente e grave, que ocorre principalmente como consequência de outras afecções cirúrgicas ou clínicas, tendo como complicações mais graves a embolia pulmonar em sua fase aguda e a síndrome pós-trombótica tardiamente. Dentre as medidas mecânicas relacionadas, para a profilaxia da trombose venosa profunda, a(s) mais eficaz(es) é(são)

I. elevação mecânica das pernas;

II. uso de heparina de baixo peso;

 III.compressão pneumática da panturrilha.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Em relação ao eletrocardiograma apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O infradesnivelamento do segmento ST de V1 a V3 sugere oclusão total da artéria interventricular anterior.

  • B.

    As alterações difusas do segmento ST sugerem quadro de pericardite aguda.

  • C.

    O traçado sugere infarto prévio de parede inferior, com isquemia aguda de ventrículo direito, pelo infradesnivelamento de ST em V1 e V2.

  • D.

    Trata-se de infarto agudo do miocárdio em parede anterolateral do coração.

  • E.

    Há infarto agudo do miocárdio inferolaterodorsal por provável oclusão da artéria coronária direita.

Diversos quadros psicopatológicos clássicos não constam individualizadamente nas classificações atuais (CID 10 e DSM-IV-TR). Acerca desses quadros clínicos, julgue os itens seguintes.

As parafrenias são formas de psicoses esquizofreniformes de início precoce cujas manifestações incluem delírios, geralmente acompanhados de alucinações, com relativa preservação da personalidade do paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A disfunção da bexiga neuropática em crianças geralmente é congênita e pode resultar de defeitos do tubo neural ou outras anormalidades espinhais. As doenças adquiridas e lesões traumáticas são causas menos comuns. Tumores do SNC e teratoma sacrococcígeo também podem comprometer a inervação vesical. A respeito das disfunções vesicais, assinale a opção correta.

  • A.

    A infecção urinária é o único componente responsável por cicatrizes renais nos pacientes com disfunção vesical.

  • B.

    O cateterismo intermitente limpo cura até 40% dos pacientes com refluxo vesicoureteral grau 1 ou 2.

  • C.

    O procedimento de Mitrofanoff é utilizado sempre que o aumento vesical for realizado.

  • D.

    O aumento vesical com retalho de estômago pode induzir a acidose metabólica.

  • E.

    As principais consequências urológicas da disfunção vesical são: incontinência urinária, infecções do trato urinário, hidronefrose por refluxo e dissinergia detrussor-esfincteriana.

Se, após a retirada do curativo compressivo de uma reconstrução com enxerto de pele, for observado que o enxerto apresenta aspecto diferente do apresentado no dia da cirurgia, com sinais de epiteliose, a conduta a ser tomada pelo médico, imediatamente, deverá ser a de

  • A.

    refazer o enxerto.

  • B.

    observar e realizar curativos.

  • C.

    reconstruir de imediato.

  • D.

    reconstruir tardiamente.

  • E.

    desbridar o enxerto.

Paciente do sexo masculino, de 30 anos, chega ao pronto-socorro, após ter ingerido bebida alcoólica, com cefaleia súbita unilateral, extremamente intensa, com localização temporal e periorbital D, associada a hiperemia conjuntival, lacrimejamento, congestão nasal e agitação. A tomografia de crânio é normal. Qual a conduta inicial a ser adotada?

  • A. prescrição de drogas como o sumatriptano.
  • B. uso de medicação injetável para o alívio da dor.
  • C. administração de antinflamatório, como a indometacina.
  • D. inalação de oxigênio em máscara facial de 7 a 10l/min.

Idosa de 82 anos morava sozinha, bem próximo à casa dos filhos. História patológica pregressa de hipertensão arterial bem controlada com captopril (25mg 3x/dia) e alfa metildopa (500mg 2x/dia), doença diverticular do cólon com alguns episódios de sangramento, catarata bilateral, glaucoma, depressão em uso de amitriptilina (25mg 2x/dia) e gonoartrose de joelho direito para a qual se automedicava com antiinflamatório não hormonal. Recentemente, surpreendeu sua filha ao perguntar de onde vinham “aqueles bichinhos coloridos que andavam na parede”. A filha ficou bastante assustada com a insistência da mãe sobre aquelas visões, mesmo após inúmeras explicações quanto à inexistência daquele fato. Preocupada, leva a mãe ao posto de saúde da região. O clínico, que já a acompanhava há algum tempo, ouve o relato e faz um breve exame físico, constatando que a paciente referia parestesia em membro superior esquerdo e apresentava uma pressão arterial de 150/90 mm.hg. A seguir, solicita os exames para investigação do quadro, associa um diurético e prescreve um antipsicótico para melhorar as “alucinações”. Naquela mesma noite e já em uso das novas medicações, a idosa sofre uma queda ao se levantar no escuro para urinar, sofrendo uma fratura de Colles e sendo internada para resolução cirúrgica. Diante do caso clínico apresentado, pode-se concluir que

  • A. a queda sofrida pela paciente é um evento esperado nos idosos que levantam durante a noite, e por isso o controle do meio ambiente com luzes de vigília e a retirada de objetos do caminho são medidas importantes. A queda foi causada pela falta de adoção das medidas preventivas ambientais
  • B. a paciente em questão era portadora de várias doenças crônicas e essa condição predispõe a idosa a risco de iatrogenias. Entretanto, a conduta do médico que a acompanhava foi adequada, pois era imperioso que ele tratasse farmacologicamente a paciente para a resolução do quadro
  • C. dentre as manifestações iatrogênicas nos idosos, as reações adversas às drogas são muito comuns, e as mais verificadas são: delirium, depressão, parkinsonismo, hipotensão arterial, quedas, constipação e incontinência urinaria. A iatrogenia medicamentosa é um possível diagnóstico deste caso
  • D. a paciente por ser idosa, portadora de comorbidades, e utilizar vários medicamentos, possuía alta vulnerabilidade à iatrogenia. Contudo, suas manifestações estão mais ligadas à dose utilizada, do que à associação de múltiplas drogas

RN de 14 dias de vida, sexo masculino, nascido de parto vaginal, a termo, Apgar 9/9, retorna à maternidade com história de vômitos há 1 dia. Apresenta-se ao exame isico com fontanela deprimida, hipoativo, hipotenso, pulsos periféricos iliformes, perfusão lentiicada. Colhidos exames que evidenciaram Na: 123 e K: 5,7. Dentre as patologias listadas abaixo, indique a principal hipótese diagnóstica:

  • A. hipertroia de piloro
  • B. válvula de uretra posterior
  • C. hiperplasia adrenal congênita
  • D. megacólon congênito
  • E. estenose duodenal
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...