Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às genodermatoses, assinale a opção correta.
A associação entre dermatite atópica e ictiose vulgar é comprovada pelo fato de que grande parte dos portadores de dermatite atópica apresentam, também, ictiose vulgar.
A pele ictiótica tem função barreira deficiente, resultando em maior absorção de substâncias tópicas, e também maior perda de água transepdérmica.
Defeitos nas proteínas desmossômicas, como a desmoplaquina, placoglobina e a placofilina, resultam em doenças esclerodermiformes.
Desde o nascimento, a hiperceratose epidermolítica generalizada manifesta-se por meio de hiperceratose.
Pele seca e escamas que aparecem logo após o nascimento em áreas flexurais são evidências de ictiose vulgar.
Em relação ao eletroencefalograma (EEG) é INCORRETO afirmar:
O vídeo − EEG tem sensibilidade igual ao EEG, mesmo mantendo o paciente mais tempo sob observação e registro.
A ausência de anormalidades epileptiformes ao EEG não exclui epilepsia, pois as descargas intercríticas podem ou não ocorrer no período em que o exame foi realizado.
Descargas em áreas mais profundas podem ser menos acessíveis aos eletrodos de superfície e não serem registradas.
Mesmo indivíduos normais podem apresentar alterações (epileptiformes ou não) ao EEG.
Em pacientes com suspeita de crises e EEG normal, este deve ser repetido, pois a realização de até três exames aumenta a sensibilidade do método em detectar anormalidades.
Inalação com oxigênio a 100% (5 a 7 litros/min.) é a primeira opção para tratamento da dor provocada por
cefaleia em salvas.
migrânea.
neuralgia essencial do trigêmio.
cefaleia pós-coleta de liquor.
cefaleia do tipo tensional.
A meta a ser atingida nas primeiras seis horas na terapia de ressuscitação de fluidos em pacientes com diagnóstico de choque séptico é de
clearance de lactato menor que 10%.
pressão venosa central entre 3 mmHg e 4 mmHg.
saturação oxigênio venoso central (veia cava superior SvcO2) maior ou igual a 70%.
pressão arterial média entre 40 mmHg e 50 mmHg.
débito urinário entre 0,2 e 0,4 mL x kg-1 x hora-1.
Ao se realizar endartectomia carotídea, verifica-se que existe um nervo importante que acompanha a artéria carótida por trás e que forma, junto com a veia jugular, a bainha vasculonervosa do pescoço. Esse nervo é o
frênico.
simpático.
glossofaríngeo.
vago.
hipoglosso.
Ainda com relação ao transplante pulmonar, assinale a opção correta.
A bronquiolite obliterante é a principal manifestação da rejeição aguda ao transplante pulmonar.
A doença linfoproliferativa pós-transplante está relacionada à infecção pelo vírus Epstein-Barr.
A compatibilidade sanguínea baseia-se nos sistemas ABO, Rh e MN.
A técnica de anastomose brônquica por telescopagem geralmente posiciona o coto brônquico do enxerto externamente em relação ao coto brônquico do receptor.
Entre os vários parâmetros de viabilidade do pulmão do doador está a capacidade de atingir uma PaO2 maior ou igual a 300 mmHg quando ventilado a uma FiO2 = 21% durante vinte minutos.
Assinale a opção que apresenta as indicações cirúrgicas em casos de enterocolite necrosante.
diarreia com parada súbita de evacuações e de distensão abdominal persistente
choque septicêmico, eritema periumbilical e melena
acidose metabólica resistente a tratamento com bicarbonato de sódio intravenoso
distensão abdominal com íleo paralítico persistente
sonda orogástrica produtiva e evacuações com melena
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 41 e 42
Uma paciente com sessenta e cinco anos de idade, hígida, com boa condição física, é portadora de bócio de tireoide, medindo 4 cm × 4,5 cm, em um lobo da glândula e de outro nódulo menor, com 2 cm, no lobo contralateral, ambos com longa data de evolução. A paciente foi encaminhada ao consultório por especialista, para ouvir outra opinião. Tem PAAF dos bócios de benignidade: coloide e hiperplásico.Considere que tenha ocorrido caso semelhante ao acima descrito, mas com outra paciente. Essa segunda paciente, após quinze anos de seguimento, iniciou um crescimento súbito do bócio. Em trinta dias, a paciente apresentou discreta cornagem. A respeito da hipótese diagnóstica e da conduta mais adequada para esse caso, assinale a opção correta.
A principal hipótese diagnóstica é desdiferenciação do bócio para carcinoma. Deve ser programada tireoidectomia total, não havendo necessidade de traqueostomia nem de biópsia. Depois deve haver encaminhamento para a quimioterapia e radioterapia.
A principal hipótese diagnóstica é carcinoma anaplásico de tireoide. Deve ser programada tireoidectomia total, não havendo necessidade de traqueostomia nem de biópsia. Depois, deve haver encaminhamento para a iodoterapia.
A principal hipótese diagnóstica é carcinoma anaplásico de tireoide. Deve ser realizada traqueostomia de urgência, uma biópsia no mesmo momento e posterior encaminhamento para quimioterapia e radioterapia.
A principal hipótese diagnóstica é carcinoma anaplásico de tireoide. Deve ser realizada traqueostomia de urgência, uma biópsia no mesmo momento e posterior encaminhamento para a iodoterapia, quimioterapia e radioterapia.
A principal hipótese diagnóstica é desdiferenciação do bócio para carcinoma. Nesta situação, a paciente deve ser observada até entrar em dispneia franca, e, então, realizar uma PAAF. Caso ocorra aumento de tamanho, a paciente deve ser encaminhada para quimioterapia e radioterapia.
Com relação à indicação de inibidor da enzima de conversão da angiotensina (IECA) ou bloqueador do receptor da angitensina (BRA) para tratamento da insuficiência cardíaca (IC), julgue os itens que se seguem.
Concentração de potássio sérico superior a 5,5 mEq/L, estenose de artéria renal bilateral, hipotensão arterial sintomática e estenose aórtica grave são contraindicações para o uso dos IECA.
Em uma paciente que apresentou câncer de colo uterino, estado EC 1A2 (lesões microinvasivas de 3 a 5mm), foi feita histerectomia radical, porém verificou-se margem cirúrgica comprometida. A melhor conduta nesse caso é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...