Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia. No âmbito da Norma Regulamentadora de Transporte Rodoviário Urbano, o médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve estabelecer planejamento e procedimentos voltados especificamente a obesidade, sedentarismo, diabetes, dorsopatia, pois estes são elementos-chave à casuística típica dessa atividade econômica.
Texto para as questões 33 e 34
Uma menina, com oito anos de idade, foi encaminhada ao endocrinologista com quadro de emagrecimento discreto, sudorese e insônia havia um mês. Ao fazer o exame físico, apresentou bócio difuso +/4 firme ao toque, com superfície irregular e pequenas granulações. A criança estava agitada, com pele quente e taquicárdica (FC = 92 bpm em repouso).Com relação aos exames laboratoriais esperados nesse caso, pode-se afirmar que
a captação de iodo 131 mostrará valores abaixo do normal.
a criança deverá apresentar um T4 livre alto, mas um T3 livre baixo.
a criança deverá ser submetida a uma PAAF para diagnóstico diferencial, se apresentar um TSH baixo.
a presença do anticorpo antiperoxidase positivo indicará atividade da doença.
o TRAB estará positivo nessa doença, em 95% dos casos.
A convulsão febril ocorre na infância, geralmente entre os 3 meses e 5 anos de idade, associada à febre, na ausência de infecção intracraniana ou de outra causa neurológica definida, excluindo-se as crianças que tenham tido previamente convulsões afebris. O(s) aspecto(s) que ajuda(m) a definir uma crise convulsiva febril benigna é(são)
I. convulsões generalizadas em pacientes com sinais neurológicos focais;
II. história familiar positiva para convulsões febris e crises convulsivas generalizadas;
III.duração inferior a 15 minutos e crises parciais com generalização secundária em crianças de dois anos de idade.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Síndrome de Guillain-Barré é a maior causa de paralisia flácida generalizada no mundo, com incidência anual de 14 por 100.000 habitantes e pico entre 2040 anos de idade. Trata-se de uma doença de caráter autoimune, que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda/subaguda. Indique qual o critério que reduz a possibilidade da Síndrome de Guillain-Barré.
Texto para as questões de 66 a 68
Paulo, de trinta e dois anos de idade, funcionário havia três anos de uma indústria produtora de tintas, em consulta com o médico de sua empresa, queixou-se de astenia, mialgia, sonolência e tontura e afirmou que esses sintomas têm progredido paulatinamente nos últimos meses. Informou que realizou recentemente bateria de exames, na qual foram diagnosticadas neutropenia, leucopenia, eosinofilia, pseudo-Pelger, macrocitose e plaquetopenia. O médico do trabalho da empresa, após avaliação clínica do paciente e análise dos resultados dos exames, diagnosticou intoxicação por agente químico de natureza ocupacional e propôs a mudança de lotação de Paulo para uma unidade administrativa, não considerando necessário afastá-lo do trabalho.De acordo com o caso clínico apresentado, Paulo apresenta intoxicação
subaguda em salvas.
crônica.
crônica agudizada.
aguda.
aguda.
Uma paciente, com sessenta e cinco anos de idade, com diagnóstico de diabete melito tipo 2, tem apresentado por dois dias quadro de febre, dor lombar e disúria. Foi diagnosticada pielonefrite aguda e instituída antibioticoterapia oral (norfloxacin, 400 mg de 12/12 h durante 7 dias). No quinto dia de tratamento, apresentou piora do quadro clínico inicial, além de dor intensa em região lombar direita, do tipo cólica, além de hematúria. A ultrassonografia de rins e vias urinárias não evidenciou abscessos ou tumorações em loja renal direita. Com relação ao caso clínico apresentado, é correto afirmar que se trata de
necrose hemorrágica de adrenais.
neoplasia primária de rim.
necrose papilar renal.
neoplasia primária de bexiga.
pielonefrite crônica.
Assinale a opção correta acerca das manifestações cutâneas associadas ao vírus da imunodeficiência humana (HIV).
O surgimento de lesões típicas de herpes genital ou extragenital com resolução menor que um mês é condição definidora de AIDS em pacientes infectados pelo HIV.
Embora seja observado aumento no número de lesões de HPV (papilomavírus humano) em indivíduos com HIV, não é possível estabelecer a associação entre a imunossupressão da AIDS e a neoplasia intraepitelial relacionada ao HPV.
O Epstein-bar vírus é responsável pelo surgimento de placas esbranquiçadas e enrugadas nas laterais da língua, em muitos doentes com HIV.
O citomegalovírus é responsável por retinite, esofagite e colite em pacientes em estágio avançado de AIDS. A ocorrência desse vírus na pele é causa comum de úlceras e pápulas verrucosas.
A síndrome retroviral aguda manifesta-se de modo semelhante à mononucleose infecciosa, com febre, linfadenopatia e erupção cutânea, sendo esses sinais, no entanto, referidos por uma pequena parcela entre os indivíduos infectados.
Durante a cefaleia de uma migrânea sem aura, ao menos uma das características abaixo estará presente:
fonofobia.
hiperemia conjuntival.
rinorreia.
edema palpebral ipsilateral.
ptose ipsilateral.
O reflexo córneo-palpebral tem por vias aferente e eferente, respectivamente, os nervos
oculomotor e troclear.
trigêmio e facial.
facial e trigêmio.
oculomotor e facial.
troclear e trigêmio.
Com respeito às intervenções terapêuticas utilizadas na abordagem de paciente com diagnóstico de choque séptico que buscam restauração da perfusão capilar periférica, assinale a opção que corresponde a uma intervenção de primeira escolha.
infusão de corticoesteroide, preferencialmente fludrocortisona, 24 horas após o início do choque
uso de baixas doses de nitroglicerina, para estabilização da atividade capilar
administração de glucagon, para aumentar a disponibilidade energética no endotélio capilar
administração de fluidos intravenosos (coloides ou cristaloides)
uso de inotrópicos positivos digitálicos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...