Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No puerpério as mães lactantes, na proporção de 1% a 5%, podem ser acometidas de mastite puerperal aguda, geralmente unilateral. Qual a bactéria mais comum nestas afecções?

  • A. Strepticocos do grupo B – hemolítico
  • B. Pseudomonas
  • C. Staphylococus Aureus
  • D. E. Coli

São causas de deficiência de folato, EXCETO

  • A. doença de Crohn ileal.
  • B. diminuição de absorção ocasionada por sulfametoxazol + trimetoprim.
  • C. anemia hemolítica crônica.
  • D. perda por diálise.
  • E. gravidez.

Em relação ao transtorno afetivo bipolar, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O primeiro episódio pode acontecer em qualquer idade, da infância à velhice.
  • B. Corresponde a um dos mais prevalentes e potencialmente graves transtornos psiquiátricos.
  • C. Caracteriza-se por oscilações importantes do humor entre os polos da exaltação (ou euforia) e depressão.
  • D. Apresenta curso recorrente e crônico, implicando em elevado grau de morbidade e incapacidade para seus portadores.
  • E. Apresenta-se por episódios maníacos e tende a começar de forma bastante insidiosa, sendo frequente, principalmente, em mulheres jovens.

O paciente portador de síndrome de Down tem risco maior de desenvolver epiisiólise proximal do fêmur devido ao aumento da prevalência de:

  • A. hipogonadismo
  • B. hiperparatireoidismo
  • C. deiciência de GH
  • D. hipoparatireoidismo
  • E. hipotireoidismo

A melhor indicação de transplante alogênico de medula óssea em um paciente com leucemia mieloide crônica é:

  • A. Paciente que na avaliação de 12 meses em uso de imatinibe não apresenta remissão citogenética completa.
  • B. Paciente que tem uma perda de resposta ao imatinibe e a presença de uma mutação do BCR-ABL.
  • C. Paciente que apresenta alterações citogenéticas adicionais ao diagnóstico.
  • D. Paciente que na avaliação após 18 meses de uso de imatinibe apresenta uma mutação T315I.
  • E. Paciente que apresenta evento adverso severo em uso de imatinibe que se repetiu com o dasatinibe.

Em situação de atendimento pré-hospitalar é recomendado:

  • A. detectada uma emergência traumática que possa comprometer a coluna vertebral, a primeira conduta será colocar o colar cervical por qualquer pessoa que esteja no local.
  • B. o socorrista deve aplicar pressão direta no local do sangramento, para controle da hemorragia e se estiver encharcada deve retirar a gaze ou a compressa e colocar outra nova.
  • C. em caso de dor torácica sugestiva de isquemia miocárdica o uso de AAS na fase pré-hospitalar, pois pode reduzir a mortalidade.
  • D. o primeiro atendimento às vítimas que apresentam convulsões (principalmente as tônico-clônicas generalizadas) deve-se abrir a boca da vítima e tentar colocar qualquer objeto entre seus dentes ou na boca para evitar asfixia.
  • E. em casos de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho leve deve-se evitar que a vítima persista na tosse espontânea e nos esforços respiratórios, e imediatamente, utilizar a Manobra de Heimlich.

Acerca de conduta médica pericial, julgue os itens subsequentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Para fins de aposentadoria por invalidez, a junta médica oficial de determinado órgão público foi incumbida de realizar exame pericial em servidor que, após meses de licença para tratamento da saúde, apresentou sequela definitiva de múltiplas fraturas em membros inferiores que o impediam de deambular.

Nessa situação, depois da realização do exame, se a junta médica decidir-se pela aposentadoria, o laudo deverá ser emitido com base em doença enquadrada como paralisia incapacitante e irreversível, especificada em lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta referente a infecção da coluna vertebral.

  • A.

    A hemocultura é sempre positiva no diagnóstico da infecção.

  • B.

    O tratamento atual da lesão é a abordagem cirúrgica da infecção.

  • C.

    A espondilodiscite nas crianças é uma entidade comum na prática ortopédica.

  • D.

    A distribuição etária da espondilodiscite é bifásica e envolve adolescentes e crianças menores de cinco anos.

  • E.

    A patofisiologia da espondilodiscite infantil está bem estabelecida.

Texto para as questões 78 e 79

Um adolescente, com dezesseis anos de idade, relatou que sempre fora tímido, tristonho, quieto e de poucos amigos e que se sentia com pouca energia e com excesso de sono. Havia cerca de dois meses, sem motivo aparente, passou a ficar mais agitado e impaciente, sentindo-se mais disposto, acelerado e sem sono. O menino acordava de madrugada e ouvia músicas em alto volume. Essas mudanças foram acompanhadas de redução significativa do rendimento escolar. Os pais foram chamados à escola porque, na última semana, ele esteve extremamente inquieto: não ficava sentado em sala de aula, conversava muito, desrespeitava os professores, irritava-se facilmente, agredia fisicamente colega. No dia anterior, havia assediado uma colega e foi pego masturbando-se em sala de aula. Em face desse comportamente, foi submetido à avaliação clínica e laboratorial e a exame toxicológico de sangue, que não detectaram anormalidades.

Assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável para esse caso clínico.

  • A.

    transtorno borderline de personalidade

  • B.

    transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

  • C.

    transtorno de conduta

  • D.

    transtorno opositivo desafiante

  • E.

    transtorno do humor bipolar tipo I, episódio maníaco

A respeito das lesões dermatológicas, julgue os próximos itens. As lesões típicas do herpes-zóster que ocorrem na ponta e na asa do nariz estão associadas a alto risco de envolvimento do ramo oftálmico do trigêmeo, com possível comprometimento ocular e risco de cegueira.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...