Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na fase de fragmentação da doença de Legg-Calvé-Perthes, as imagens radiográicas hipotransparentes vistas no núcleo de ossiicação acometido correspondem a:

  • A. osso necrótico.
  • B. fratura subcondral.
  • C. cistos subcondrais.
  • D. neoformação óssea.
  • E. colapso do osso subcondral.

A hidroxiureia é o único medicamento capaz de modiicar a história da anemia falciforme. Quanto ao seu uso, é INCORRETO airmar:

  • A. A dose inicial deve ser de 15mg/kg/dia, com aumento gradual até chegar a 30 a 35mg/kg/dia ou mielotoxicidade.
  • B. Pacientes que apresentaram 3 ou mais crises vaso-oclusivas no último ano, síndrome torácica aguda ou transfusão fora de crise por anemia sintomática e hemoglobina <7,0g/dL têm indicação de uso de hidroxiureia.
  • C. São efeitos adversos observados: neutropenia, trombocitopenia e ulcerações em perna.
  • D. A dose inicial deve ser de 30mg/kg/dia, com aumento progressivo, até se obter mielotoxicidade.
  • E. Gestantes não devem usar o medicamento e homens, em uso da hidroxiureia, devem suspender o medicamento pelo menos 3 meses antes de tentar ter ilhos.

A compreensão da fisiologia e da patologia humana é fundamental para o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças oriundas do trabalho. Considerando as características do sistema hematopoiético do organismo humano, a sua fisiologia e as doenças do trabalho que podem lhe acometer, julgue os itens que se seguem. A hemólise acentuada em pacientes acometidos por intoxicações provocadas por certos agentes químicos causa icterícia devido ao aumento da bilirrubina direta no sangue.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), assinale a opção correta.

  • A.

    A associação entre agentes que causam DSTs é a exceção, pois quase sempre a infecção envolve um patógeno específico.

  • B.

    O agente etiológico do linfogranuloma venéreo é o Calymmatobacterium granulomatis (Donovania granulomatis).

  • C.

    O tratamento direcionado ao agente específico é bastante superior ao tratamento por meio de abordagem sindrômica.

  • D.

    Em algumas regiões do Brasil, sobretudo no Nordeste, há baixa incidência de infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), e poucos casos de câncer de colo de útero.

  • E.

    Nos últimos vinte anos, tem havido um aumento da infecção pelo HIV entre homens que fazem sexo com homens nas faixas mais jovens, não atingidas por campanhas como as vistas nas décadas de 80 e 90 do século passado.

Considerando o processo de formação do calo duro e remodelagem do tecido ósseo, assinale a opção correta.

  • A.

    O osso responde ao estresse mecânico local diminuindo a densidade local do osso.

  • B.

    A capacidade de deformação e rigidez de um osso recémformado é alta.

  • C.

    A atividade celular do foco da fratura é independente do suprimento vascular local.

  • D.

    As células inflamatórias no local da fratura estimulam a neovascularização local.

  • E.

    A mineralização do calo duro é iniciada na presença de osteoblastos e de matriz com alta concentração de fibras colágenas.

Devido às características particulares do desenvolvimento infantil cognitivo, as alterações nos pensamentos e a sensopercepção, características do diagnóstico de esquizofrenia, só serão observadas em crianças a partir dos

  • A.

    cinco anos de idade.

  • B.

    sete anos de idade.

  • C.

    nove anos de idade.

  • D.

    dois anos de idade.

  • E.

    três anos de idade.

No que se refere aos transtornos dissociativos, assinale a opção correta.

  • A.

    Na fuga dissociativa a pessoa refere experiências de sentir-se desligado do seu próprio corpo ou como se fosse um observador externo.

  • B.

    O transtorno dissociativo de identidade pode se desenvolver em crianças de até três anos de idade.

  • C.

    A maioria dos estudos utilizando a escala de experiência dissociativa demonstra uma maior prevalência desses transtornos em mulheres.

  • D.

    É muito raro fazer o diagnóstico diferencial do transtorno dissociativo de identidade com a esquizofrenia.

  • E.

    Na fuga dissociativa, a perturbação predominante consiste em uma viagem súbita realizada pelo paciente, sem se recordar do trajeto ou motivo da mesma, normalmente, dentro da visão psicodinâmica, para um local muito desejado inconscientemente.

Acerca da investigação epidemiológica, julgue o item abaixo.

A investigação epidemiológica é um método de trabalho utilizado para esclarecer a ocorrência de doenças transmissíveis ou de agravos inusitados à saúde, a partir de casos isolados ou relacionados entre si. Ela consiste em um estudo de campo realizado a partir de casos notificados e seus contatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao diagnóstico da síndrome de Sjögren juvenil, assinale a opção correta.

  • A.

    Não ocorre secura de mucosa nasal e vaginal.

  • B.

    A biopsia de glândula salivar é imprescindível para o diagnóstico, mesmo na presença de altos títulos de anti-Ro e anti-La.

  • C.

    Detecta-se a presença de parotidite recorrente unilateral ou bilateral, ceroconjuntivite e xerostomia.

  • D.

    Anticorpos antifosfolípedes estão presentes em altos títulos.

  • E.

    Por serem inconclusivos, os testes de Schirmer e Rosa bengala não são utilizados em criança.

Texto para as questões de 48 a 53

Uma mulher, com quarenta e dois anos de idade, faleceu em seu domicílio. A família relatou que ela apresentava doença no coração desde a infância, e que havia sido feita a substituição da válvula cardíaca cerca de quinze anos atrás. Havia vinte dias, apresentara quadro febril que remitiu após três dias de doença. A mulher tinha sido tabagista por vinte anos. O exame do cadáver evidenciou edema de membros inferiores e elevações amareladas na superfície interna do arco aórtico, com presença de macrófagos xantomatosos e cristais de colesterol à microscopia, sem alterações necróticas ou fibróticas. Os pulmões apresentavam aumento de peso moderado e material eosinofílico, com hemossiderinófagos no espaço alveolar. Foi constatado nódulo calcificado no ápice do pulmão esquerdo, medindo um centímetro de diâmetro, circundado por reação granulomatosa contendo células de Langerhans. Foi identificado aumento de peso e volume do coração, especialmente do átrio esquerdo, e presença de prótese na valva mitral e vegetações em valva aórtica. O estudo histopatológico do órgão evidenciou nódulos de Aschoff no miocárdio e infiltrado inflamatório rico em polimorfonucleares neutrófilos nas três camadas do coração. O fígado apresentava-se congesto.

Assinale a opção que descreve o aspecto macroscópico do fígado com congestão crônica.

  • A.

    hepatopatia reacional

  • B.

    síndrome de Budd-Chiari

  • C.

    fígado em noz-moscada

  • D.

    fígado bronzeado

  • E.

    fígadoseroso

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...