Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A leucemia linfóide aguda é a neoplasia mais comum na infância. Alem de palidez, equimoses, sangramentos e infecções, a dor óssea é uma queixa frequente. Um dos sinais de leucemia em crianças pequenas é a recusa em deambular, o que leva à realização de diversos exames de imagem antes que o diagnóstico de leucemia seja feito. Assinale a alternativa abaixo em que há alteração mais freqüente na radiograia óssea dessas crianças:
É uma indicação de ventilação mecânica não invasiva:
Medicina - Clínica Cirúrgica - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Em relação às hérnias lombares superiores, pode-se afirmar que sua exteriorização faz-se pelo triângulo conhecido como:
Uma paciente com dezesseis anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de caroço no pescoço. Na avaliação clínica, constatou-se nódulo de cerca de 1 x 1 cm, de consistência elástica, localizado em topografia de lobo direito da tireoide. Acerca dos nódulos de tireoide, assinale a opção correta.
Cerca de 50% dos nódulos identificáveis são malignos.
A prevalência de câncer de tireoide é mais elevada em crianças e em mulheres entre 30 anos e 60 anos de idade.
As principais características de malignidade ao exame de ultrassom são nódulos hipoecoicos, contorno irregular, halo parcial (ou ausente) e presença de microcalcificações.
O tamanho do nódulo da paciente por si só indica exame de punção por agulha fina e citopatológico.
São mais comuns em mulheres jovens que nas de idade acima de 50 anos.
Em relação à nefrolitíase, julgue os itens seguintes. A ultrassonografia é o método de escolha para investigação diagnóstica da litíase urinária.
Pacientes com distúrbios miccionais constituem um desafio terapêutico. Acerca da bexiga hiperativa (BH), assinale a opção correta.
A neuromodulação sacral invasiva é um método ainda sem comprovação de sua eficácia para o tratamento da bexiga hiperativa refratária.
A bexiga hiperativa é caracterizada por urgência miccional frequentemente associada à polaciúria e noctúria, acompanhada ou não de incontinência urinária.
Os sintomas de BH e a confirmação de hiperatividade detrusora ao estudo urodinâmico contraindicam a realização de slings em pacientes com incontinência urinária aos esforços.
A conversão de uma BH de alta pressão em um reservatório de baixa pressão não deve ser estimulada, pois isso resultaria em elevado resíduo pós-miccional.
A toxina botulínica do tipo A pode ser empregada no tratamento da BH e sua ação faz-se por aumento da liberação da acetilcolina vesical.
Os transtornos ansiosos são muito prevalentes na infância e na adolescência. Em relação às características diagnósticas presentes no DSM-IV-TR (APA, 2000), assinale a opção correta.
O transtorno de ansiedade social só pode ser diagnosticado em crianças que apresentem habilidades sociais adequadas à sua idade na presença de pessoas familiares.
O tratamento de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social deve propiciar a estes que reconheçam que o medo que sentem quando expostos a situações sociais é irracional ou desproporcional.
Os critérios diagnósticos para transtorno de ansiedade generalizada em crianças e adolescentes são idênticos aos empregados para a avaliação de adultos.
O diagnóstico de transtorno de ansiedade de separação é dado quando os sintomas ansiosos perduram por, no mínimo, seis meses.
O transtorno de ansiedade de separação é diagnosticado como esquizofrenia e transtornos invasivos do desenvolvimento, mesmo que ocorra exclusivamente no curso de outros transtornos.
Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, com histórico de trinta anos de esquizofrenia paranoide, desenvolveu sintomas progressivos de discinesia tardia nos últimos dez anos, quando em uso de risperidona 3 mg ao dia.
Considerando o caso clínico relatado, assinale a opção que apresenta a melhor indicação terapêutica nesse caso.trocar a risperidona por clozapina em dose terapêutica
reduzir a dose da risperidona para 1mg ao dia
substituir a risperidona por outro antipsicótico atípico como olanzapina ou quetiapina
manter a dose da risperidona e associar um anticolinérgico como biperideno
manter a risperidona em monoterapia, pois a discinesia tardia é parte da história natural da esquizofrenia paranoide de longa data
Uma paciente de vinte e cinco anos de idade, com diagnóstico prévio de dupla lesão mitral de etiologia reumática, procurou atendimento médico por apresentar febre alta iniciada havia dois dias. O exame físico constatou palidez cutâneo-mucosa; febre (temperatura axilar de 39,5 ºC); taquicardia; pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg; pulmões limpos; ritmo cardíaco regular, em dois tempos; presença de sopro sistólico rude, grau 2 de Levine, mais bem audível em foco mitral, irradiado para linha axilar anterior; e presença de estalido de abertura da mitral e ruflar diastólico, mais bem audíveis em área mitral. Também foram observadas máculas eritematosas indolores localizadas nas palmas das mãos. O ecodopplercardiograma transesofágico mostrou vegetação móvel aderida ao folheto da valva mitral. O médico assistente, com base nessas manifestações clínicas, considerou endocardite infecciosa como a principal hipótese diagnóstica e solicitou a coleta de três amostras de hemocultura.
Tendo como base a etiologia, o diagnóstico e o tratamento dessa doença infecciosa, julgue os itens que se seguem.
Considere que o estado clínico da paciente tenha piorado e que o médico assistente tenha decidido iniciar imediatamente tratamento antibioterápico empírico, sem esperar a liberação do resultado das hemoculturas que já foram colhidas. Nesse caso, o uso de vancomicina, via intravenosa, representa uma escolha apropriada para a terapia inicial.
Com relação aos achados no exame da pele e dos fâneros do paciente pediátrico com doenças reumáticas, assinale a opção correta.
O envolvimento cutâneo da síndrome SAPHO caracteriza-se por pustulose que poupa região palmar e plantar e acne severa ou conglobata.
A descamação da pele na fase de covalescença da doença de Kawasaki caracteriza-se por ser laminar e furfurácea.
Linhas de Beau (sulco transversal nas unhas) ocorre na fase aguda da doença de Kawasaki.
Acantose nigricans, púrpura, alopecia e eritema periungueal são alterações encontradas na dermatopolimiosite juvenil.
A hiperemia da cicatriz do BCG pode ser observada na fase de convalescença da doença de Kawasaki.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...