Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Consideram-se acidente do trabalho, nos termos da Lei no 8.213, de 24/07/1991, as seguintes entidades mórbidas:
I. doença profissional;
II. doença do trabalho;
III. doença do trabalho que não produza incapacidade laborativa.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Considere que uma paciente com treze anos de idade tenha se apresentado no serviço de emergência com sangramento genital abundante e palidez cutaneomucosa, sem cólicas, e que a sua mãe tenha informado que os ciclos da paciente são oligomenorreicos e menorrágicos desde a menarca, ocorrida há quatorze meses. Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A equipe médica deve prescrever contraceptivos à paciente, já que o sangramento abundante, nesse caso, é indício de abortamento.
Em relação à placenta prévia (PP), pode-se afirmar que:
A frequência de PPnão está vinculada à paridade.
A relação de incidência entre pluríparas e nulíparas é de 1:8.
O principal pico de incidência da PP é entre 16 e 20 semanas de gestação.
A hemorragia indolor, de sangue vermelho rutilante, está presente em mais de 90% dos casos
O sangramento é autolimitado e acompanhado de cólicas intensas, mas raramente é necessário internação da paciente.
Na maioria dos casos, o período de incubação da Hanseníase é:
De 1 a 5 Semanas.
De 2 a 5 Meses.
De 2 a 5 Anos.
Indeterminado.
Algumas patologias podem apresentar o sinal de Faget. Dentre estas listadas abaixo, qual não cursa com este sinal semiológico?
Legionelose.
Febre tifoide.
Tularemia.
Febre maculosa.
Um paciente é classificado como obeso quando seu índice de massa corporal (em kg/m²) é de:
21
30
31
40
41
O uso de corticoide inalatório precocemente no tratamento da asma persistente é capaz de atingir os objetivos abaixo, EXCETO
melhorar a qualidade de vida.
diminuir a necessidade de beta-agonistas de ação rápida de resgate.
evitar a perda progressiva de função pulmonar com o tempo.
diminuir a frequência dos sintomas.
reduzir o risco de exacerbações graves.
Em relação às alterações endócrinas como resposta metabólica ao trauma cirúrgico, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Aumento da excreção de sódio e bicarbonato pela diminuição da aldosterona circulante.
( ) Aumento das catecolaminas circulantes, o que influencia na diminuição da glicogenólise.
( ) Aumento das catecolaminas circulantes, levando a um aumento da gliconeogênese.
( ) Diminuição da produção de insulina, levando a um estado hiperglicêmico.
( ) Aumento do glucagon circulante, que diminui a transformação de aminoácidos em glicose no fígado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F F V V F
F F V V F
V F V F V
F F F V F
F V V V V
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto ao tratamento do traumatismo dentoalveolar, é correto afirmar:
A) para fratura da coroa, o tratamento é correspondente à profundidade e à extensão da fratura, podendo seguir apenas um alisamento da porção fraturada até o tratamento endodôntico e a colocação de coroa protética.
para a fissura da coroa é indicada restauração ou coroa protética sobre o mesmo elemento.
para a fratura horizontal da raiz acima ou perto da margem gengival, o indicado é a exodontia da raiz remanescente.
para dentes decíduos, que tocaram o germe do permanente durante a intrusão, o indicado é não realizar a tração do elemento dental decíduo.
dentes que sofreram extrusão devem ser reposicionados no alvéolo e proservados.
Durante a última década, o interesse pelo átrio esquerdo está aumentando em decorrência da existência de recentes estudos que demonstram sua correlação com eventos tais como AVC e ICC. Sobre a avaliação do átrio esquerdo, julgue as assertivas a seguir:
I. A avaliação de sua dimensão pelo modo-M apresenta pouca variabilidade e constitui o melhor método para ser usado na prática clínica diária.
II. Em indivíduos normais, a relação aorta/átrio esquerdo é de 2:1.
III. O volume do átrio esquerdo é usualmente aferido pela planimetria, indexado pela superfície corpórea, e seu valor normal encontra-se entre 22 ± 6 ml/m2.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas I e III.
Somente as assertivas II e III.
Somente a assertiva I.
Somente a assertiva III.
Todas as assertivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...