Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Lei nº 8.219/94, sobre a licença saúde, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Licença para tratamento de saúde é o afastamento do servidor do exercício de seu cargo ou função, por motivo de doença ou de acidente do trabalho.

( ) Fica assegurado ao servidor afastado para tratamento de saúde, o recebimento de seus vencimentos habituais, à exceção do Auxílio refeição e do Passe transporte, desde que o afastamento não ultrapasse 15 (quinze) dias corridos.

( ) Na hipótese de o afastamento ser superior ao prazo fixado no artigo anterior, o servidor será submetido a perícia médica oficial e, a partir do 16º (décimo sexto) dia receberá seus vencimentos pelo Instituto de Previdência dos Municipiários de Campinas - IPMC, na forma da lei.

( ) O afastamento em virtude de licença para tratamento de saúde não decorrente de acidente em serviço, de doença profissional ou de moléstias enumeradas, será considerado para efeito de aposentadoria, configurando-se também como de efetivo exercício para qualquer outro efeito legal, inclusive para efeito de aposentadoria especial em funções de magistério.

  • A.

    V/ F/ V/ F

  • B.

    F/ V/ F/ V

  • C.

    V/ F/ V/ V

  • D.

    V/ V/ F/ F

  • E.

    V/ V/ V/ F

São lesões ovarianas que exigem investigação cirúrgica, EXCETO:

  • A.

    Tumores sólidos independente da faixa etária.

  • B.

    Tumores císticos uniloculados menores do que 5 cm na pós-menopausa com CA-125 abaixo de 35U/ml.

  • C.

    Tumores císticos com papilas e áreas sólidas.

  • D.

    Tumores císticos em pré-púberes.

  • E.

    Tumores císticos maiores do que 8 cm no menacme.

Com a promulgação da Lei n.º 12.015/2009, deixou de existir, no Código Penal, a figura jurídica típica do atentado violento ao pudor. O crime de estupro passou a abrangê-lo. A partir dessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes à sexualidade anômala e criminosa e às lesões delas decorrentes.

Na espécie humana, o pseudo-hermafroditismo é encontrado exclusivamente em indivíduos que apresentam glândulas genitais de um só sexo (testículo ou ovário), mas que, em suas vias genitais externas, exibem, no todo ou em parte, conformação semelhante à do sexo oposto ao correspondente à glândula genital de que é portador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino vem ao seu consultório com queixa de efeitos colaterais relacionados ao Propionato de Testosterona a 2%, o que devemos esperar:

  • A.

    diminuição do clitóris, acne.

  • B.

    aumento do clitóris, acne, hirsutismo.

  • C.

    acne, hirsutismo.

  • D.

    rosácea, hirsutismo.

Homem de 32 anos (previamente hígido) iniciou há 2 dias com cólicas abdominais difusas, diarreia líquida (média de 8 episódios ao dia), febre não aferida e vômitos alimentares. Procurou hoje atendimento médico, sendo realizados os seguintes exames:

Frente a este quadro, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O paciente apresenta Insuficiência Renal Aguda de origem pré-renal.

II. O paciente deve ser hidratado.

III. O paciente deve ser tratado apenas com a infusão de diuréticos de alça, como a furosemida.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a I está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e III estão corretas.

  • E.

    Apenas I e II estão corretas.

A Hepatite B é uma doença virótica transmitida pelo sangue e pela via sexual de grande relevância em Saúde Pública. Este impacto poderia ser minimizado pelo emprego de vacinação específica e o correto diagnóstico dos pacientes assintomáticos. Com relação ao diagnóstico e vacinação contra a Hepatite B, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) É considerado portador de Hepatite B crônica o indivíduo que apresenta Anti-Hbc IgM positivo por pelo menos seis meses.

( ) Após três doses da vacina contra Hepatite B espera-se resposta imunológica adequada em mais de 90% dos vacinados.

( ) Recomenda-se verificar a sorologia após a vacinação para aqueles pertencentes aos grupos de risco, como por exemplo, profissionais de saúde, pacientes em diálise e filhos de mães portadoras de Hepatite B na gestação.

( ) A vacina contra Hepatite B está contraindicada na gestação por se tratar de vacina de vírus vivo atenuado.

Assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA:

  • A.

    V, F, V, V.

  • B.

    V, V, F, V.

  • C.

    F, V, V, F.

  • D.

    F, F, V, F.

Na reconstrução do defeito cirúrgico na região malar após a retirada de um tumor de pele, podem ser utilizados

  • A. somente retalhos locais e enxertos.
  • B. retalhos locais, regionais, a distância e enxertos, a depender do defeito e da escolha do cirurgião.
  • C. somente retalhos regionais e locais.
  • D. somente retalhos a distância e regionais.
  • E. somente enxertos e retalhos a distância.

Considere uma não disjunção na meiose I materna que origina um gameta com dois cromossomos. Após a fecundação, um dos cromossomos extras é perdido, fenômeno conhecido como resgate da dissomia. Nessa situação, o embrião formado pode apresentar

  • A. isodissomia uniparental.
  • B. heterodissomia uniparental.
  • C. isocromossomo.
  • D. monossomia.
  • E. trissomia.

Dos pacientes com artrite idiopática juvenil o que com maior probabilidade apresenta uveíte é o portador da forma

  • A.

    psoriásica juvenil.

  • B.

    poliarticular com fator reumatoide positivo.

  • C.

    sistêmica (doença de Still).

  • D.

    poliarticular fator reumatoide negativo.

  • E.

    oligoarticular com FAN positivo.

Paciente com manobra propedêutica de Finkelstein positiva. Os tendões envolvidos na dor são

  • A.

    abdutor longo e extensor curto do polegar.

  • B.

    extensor curto e extensor longo do carpo.

  • C.

    extensor curto e abdutor curto do carpo.

  • D.

    extensor longo e abdutor curto do carpo.

  • E.

    abdutor curto e extensor longo do polegar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...