Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de infecções e alterações inflamatórias osteoarticulares, julgue os itens subsecutivos.
A positividade do antígeno HLA-B27 não pode ser considerada patognomônica de espondilite anquilosante, uma vez que esse antígeno também se relaciona a outras patologias, como a síndrome de Reiter e a artrite psoriática.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos processos de identificação, julgue os itens subsequentes.
As escolhas do indivíduo e o tipo de relação que ele mantém com o objeto escolhido são motivados pela imitação, o que sustenta a formação e a intensidade de seus vínculos sociais, especialmente no trabalho.
Por definição, segundo Charles F. Prentice, uma dioptria prismática é a força prismática capaz de desviar um raio de luz em:
um milímetro na distância de um metro.
um centímetro na distância de um centímetro.
um centímetro na distância de um metro.
um centímetro na distância de dez metros.
dez centímetros na distância de um metro.
Com relação a traumatismos cranioencefálicos, julgue os itens que se seguem.
O estado clínico de um paciente com abertura ocular ausente, flexão hipertônica e que produza sons incompreensíveis recebe 15 pontos na escala de Glasgow e é considerado grave.
É INCORRRETO afirmar que
as doenças priônicas são classificadas em genéticas, esporádicas e adquiridas.
as formas genéticas das doenças priônicas apresentam padrão autossômico dominante de herança.
a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob e o kuru são exemplos de doença priônica adquirida.
a doença de Gerstmann-Sträussler-Scheinker é exemplo de doença priônica genética, cuja mutação mais frequente é a P102L.
a forma mais comum de doença priônica é a doença de Creutzfeldt-Jakob adquirida.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
Considere o seguinte caso clínico.
Um homem de quarenta e cinco anos de idade, em tratamento de carcinoma de pulmão com radioterapia, deu entrada, torporoso, no hospital. No exame físico, apresentava-se corado, hidratado, sem cianose, com peso de 70 kg, e não parecia emagrecido. Reagiu aos estímulos álgicos, abriu os olhos à solicitação verbal e não apresentou rigidez de nuca. Estava normotenso, sem edemas, e a ausculta cardíaca não demonstrou anormalidade. O paciente apresentava murmúrio vesicular diminuído na base pulmonar direita, e seu abdome não apresentava visceromegalias. A gasometria arterial e a glicemia, a creatinina e a ureia séricas estavam em níveis normais. O sódio sérico era de 110 mEq/L.
Nesse caso clínico, as quantidades aproximadas, em gramas ou milimoles de sódio, que deveriam ser calculadas inicialmente para reposição nas primeiras vinte e quatro horas do tratamento seriam, respectivamente: 24 g ou 420 mmol.
Serviço de saúde, situado no município de São Paulo, foi inspecionado, pela primeira vez, por autoridades sanitárias do município. Encontraram irregularidades como: falhas no processo de esterilização dos materiais, fiação exposta e ausência do responsável técnico. De acordo com o código sanitário do município de São Paulo, o estabelecimento
não deverá ser autuado por tratar-se de primeira inspeção, todavia, as adequações deverão ser realizadas dentro do prazo estipulado pela autoridade sanitária.
deverá ser autuado, entretanto não caberá penalidade por tratar-se de primeira inspeção.
não deverá ser autuado, por tratar-se de primeira inspeção, entretanto, deverá receber penalidade de advertência, se corrigir todas as inadequações sanitárias no prazo estipulado pelas autoridades sanitárias.
deverá ser autuado e penalizado com interdição parcial ou total.
deverá ser autuado e penalizado com advertência por tratar-se de primeira inspeção, se corrigir todas as inadequações sanitárias no prazo estipulado pelas autoridades sanitárias.
Com referência aos fatores genéticos herdados e o câncer de mama, é correto afirmar que
a síndrome de Li-Fraumeni é uma desordem recessiva autossômica caracterizada pela ataxia cerebelar, deficiência imune e uma predisposição para a leucemia e o linfoma. O ATM (A-T mutado) é o gene mutado em pacientes com síndrome de Li-Fraumeni.
as mutações de linha de germe foram identificadas no gene supressor de tumor em p53 em membros afetados das famílias com ataxia-telangiectasia, identificando-se as mutações em p53 como a causa da doença.
a síndrome de hamartomas múltiplos, ou doença de Cowden, é caracterizada pela ocorrência de pólipos hamartomatosos no intestino delgado e manchas na mucosa bucal, nos lábios e nos dedos dos pés e das mãos. Ela tem sido associada a uma incidência elevada de tumores envolvendo a mama. O STKII/LBK1 foi identificado como gene responsável.
a síndrome de Peutz-Jeghers é uma síndrome genética rara. Os pacientes apresentam lesões mucocutâneas, incluindo triquilemomas faciais múltiplos, papilomatose de lábios e mucosa oral e ceratoses acrais. As anormalidades não malignas da mama são notadas e incluem fibroadenomas, lesões fibrocísticas, malformação areolar e mamilar e hiperplasia epitelial ductal. A PTEN/MMAC1/TEP1 foi identificada como gene responsável.
a síndrome de Muir-Torre é uma variação do câncer de cólon não-poliposo hereditário (HNPCC, também chamado síndrome de Lynch Tipo II) e é o epônimo dado à associação entre múltiplos tumores de pele e múltiplos tumores benignos e malignos dos tratos gastrointestinal e genitourinário superior e inferior. As mulheres com essa síndrome têm uma tendência aumentada para o câncer de mama, particularmente depois da menopausa. Foram identificados muitos genes responsáveis, incluindo o MLH1 e o MSH2.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de toxicologia forense, julgue os itens subsecutivos.
Na necropsia dos envenenados, acondicionar em formol as amostras coletadas para pesquisa é procedimento adequado para a conservação do material.
A respeito da fisiopatologia do diabetes melito tipo 2, considere as seguintes assertivas:
I. Existe uma íntima relação entre a obesidade e a resistência insulínica em todos os grupos étnicos, todas as idades e em ambos os sexos.
II. A gordura intra-abdominal está diretamente mais relacionada à resistência insulínica. Essa gordura é mais lipolítica que a gordura subcutânea, possivelmente pelo maior número de receptores adrenérgicos.
III. Elevações dos ácidos graxos livres podem predizer a progressão de intolerância à glicose para diabetes melito.
IV. Na resistência insulínica ocorre aumento dos níveis do fator de necrose tumoral α (TNFα). Este pode determinar aumento da ativação do substrato do receptor de insulina tipo 1 (IRS1) e da fosfatidil-inositol 3 quinase (PI 3-quinase).
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II e IV.
Todas as assertivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...