Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à publicidade médica, são proibições, segundo o Código de Ética Médica, EXCETO:
Anunciar especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.
Consultar, diagnosticar, prescrever ou realizar procedimentos em pacientes com patologias não contempladas em sua especialidade ou área de atuação.
Participar de anúncios de empresas comerciais qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão.
Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.
No que se refere aos mecanismos de ação do paratormônio (PTH), assinale a opção correta.
A exposição contínua a altos níveis de PTH, que se dá com frequência em pacientes com hiperparatireoidismo, resulta em maior formação óssea.
O PTH é um peptídeo de 52 aminoácidos cujo principal fator regulador é a concentração do fósforo sérico.
As ações renais do PTH incluem a inibição do transporte de fosfato no túbulo proximal e a maior reabsorção do cálcio no túbulo distal.
Os osteoclastos exibem receptores para o PTH, que, por sua vez, estimula os osteoclastos a promoverem a reabsorção óssea.
O PTH, independente da vitamina D ativa, promove maior absorção do cálcio pelo organismo, em virtude de sua ação direta no intestino.
Acerca das efusões pleurais e da atuação do cirurgião nesses casos, julgue os itens subsecutivos.
Se, na avaliação de um paciente com pneumonia e derrame parapneumônico, que não tenha apresentado melhora clínica após tratamento com antibióticos e toracocentese, registrar-se pH do líquido igual a 7,0, haverá indicação formal de drenagem pleural, independentemente da análise do aspecto do líquido.
Segundo a II Diretriz de Caradiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é CORRETO afirmar que:
Em idosos as estatinas não são eficazes na redução LDL-c, apesar do maior efeito sobre triglicerídeos e HDL-c. Doses menores de estatina parecem aumentar os triglicerídeos significativamente e, nos pacientes em que os níveis de LDL-c encontram-se muito elevados, os fibratos podem ser a primeira escolha.
As mulheres apresentam manifestações clínicas (angina, infarto do miocárdio) em média 10 - 15 anos mais precocemente que os homens.
O risco de AVC ipsilateral (do mesmo lado) tem uma relação de risco inversa com o grau de estenose carotídea, isto é, quanto maior a lesão menor é o risco de AVC.
Os aneurismas da aorta torácica (AAT) predominam em homens acima dos 60 anos e podem afetar um ou mais segmentos da aorta. Em geral, 10% se localizam na raiz e/ou aorta ascendente, 20% no arco aórtico e 40% na aorta descendente. Podem coexistir, em 60% dos casos, com aneurisma aorta abdominal (AAA).
Recomenda-se adotar como critérios diagnósticos em idosos: IMC: peso normal IMC 18,5-27 kg/m2, sobrepeso IMC > 27-29,9 kg/m2, obesidade IMC ≥ 30 kg/m2; Circunferência abdominal: 102 cm em homens e 88 cm em mulheres e relação cinturaquadril: em homens > 0,99 cm; mulheres ≥ 0,97 cm.
Mulher de 65 anos é admitida no pronto socorro com alteração do nível de consciência, dor torácica e hipotensão. O monitor cardíaco revela bloqueio AV de terceiro grau. Enquanto se aguarda a colocação de um marca-passo transvenoso pode-se recorrer às condutas abaixo, EXCETO
adenosina.
marca-passo transcutâneo.
atropina.
epinefrina.
dopamina.
Segundo o Ministério da Saúde, no tratamento de paciente com tétano, os antimicrobianos utilizados para a erradicação do Clostridium tetani são:
cefalexina ou clindamicina.
eritromicina ou penicilinaGcristalina.
metronidazol ou azitromicina.
penicilina Gcristalina ou metronidazol.
doxiciclina ou clindamicina.
São ações relacionadas à vigilância em saúde, EXCETO:
Coleta sistemática de dados indispensáveis, relacionados à saúde;
Monitoramento sobre agravos e determinantes de problemas de saúde;
Avaliação de programas de saúde;
Nomeação de profissional da saúde para o cargo de Secretário Municipal de Saúde.
Com relação à anorexia nervosa, pode-se afirmar que
Áreas lesionadas de membros inferiores são portas abertas à infecção, às perdas de plasma, sangue, eletrólitos e líquidos, além de serem responsáveis por dor intensa. Os retalhos musculares e musculocutâneos são opções de reparo cirúrgico dessas áreas. O retalho solear é uma boa opção para a cobertura de defeitos em membros inferiores. Assinale a alternativa incorreta em relação a esse retalho.
Acerca da hipertensão renovascular (HRV), julgue os itens subsequentes.
A fibroplasia de túnica íntima ocorre em crianças e adultos jovens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...