Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de interações medicamentosas do ácido valproico/valproato de sódio, assinale a opção correta.
A administração conjunta de ácido valproico e antitireoidianos aumenta o risco de ocorrência de síndrome anticolinérgica central.
O uso adicionado de ácido valproico aos antirretrovirais didanosina, estavudina ou zalcitabina aumenta o risco de ocorrência de pancreatite.
O uso de ácido valproico diminui em até 50% a concentração de nimodipina no organismo humano.
O uso de bupropiona pode diminuir, significativamente, o nível plasmático do ácido valproico no organismo humano.
O uso de ácido valproico pode causar aceleração no metabolismo da progesterona por meio da indução da CYP 3A4.
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)
não apresenta, em geral, grande sofrimento.
tem prevalência de 9% na população.
está raramente associado ao transtorno depressivo.
foi descrito pela primeira vez por Enrico Morselli em 1886.
tem menor incidência na população homossexual jovem.
A crise de hipóxia na tetralogia de Fallot deve ser tratada como emergência devido ao alto risco de morte. Qual conduta abaixo pode contribuir para evitá-la?
Uso de propanolol.
Administração de morfina subcutânea.
Posição joelho-tórax.
Manter o nível de hemoglobina elevado.
Utilizar epinefrina.
Em relação às zonas de lesão das queimaduras, assinale a alternativa incorreta.
As células da zona de estase sempre requerem a reposição volumétrica nas primeiras 24-48 horas para aumentar a chance de sobrevivência.
Na zona de hiperemia, as células apresentam lesão mínima e recuperam-se espontaneamente em 7- 10 dias.
As células da zona de coagulação apresentam necrose, necessitando de desbridamento.
A lesão dos vasos sanguíneos nas zonas de estase e coagulação resultam no aumento da pressão hidrostática secundária à vasodilatação e no aumento da permeabilidade capilar.
Na zona de estase, as lesões ocorrem na microcirculação, levando a dano celular por diminuição do fluxo sanguíneo.
Com base na neuroanatomofisiologia do sistema vestibular, julgue os itens a seguir.
A orelha interna é composta de duas partes fisiologicamente distintas, que, contudo, desempenham a mesma função.
L. M., 35 anos, sexo feminino, apresenta papanicolau alterado e na colposcopia a junção escamo-cervical (JEC) não foi adequadamente visualizada. Assinale a alternativa que apresenta o procedimento ideal para estadiamento nesse caso.
Anamnese e exame físico.
Ultrassonografia pélvica.
Citologia esfoliativa.
Histologia de lesões biopsadas (curetagem endocervical).
Ultrassonografia transvaginal.
O músculo mais eficaz como depressor do olho, quando abduzido a 23° em relação à linha média, é o
reto medial.
oblíquo inferior.
oblíquo superior.
reto inferior.
reto superior.
A via preferencial de administração do misoprostol em caso de indicação para indução do trabalho de parto é
Subcutânea
Sub-lingual.
Retal.
Vaginal.
Oral.
A respeito de acidente vascular cerebral (AVC), julgue os próximos itens.
O uso de aspirina em baixas doses não tem mostrado benefício real na prevenção secundária do AVC isquêmico e tem a desvantagem de aumentar a incidência de eventos hemorrágicos.
Analise as afirmativas abaixo, para responder esta questão sobre MB Monitoramento Biológico.
I - Na Itália, a questão sobre indicadores biológicos foi abordada pela primeira vez no 41º Congresso Nacional da Sociedade Italiana de Medicina do Trabalho, em 1978 (Abbritti et al., 1985; Brugnone et al., 1985; Foà et al., 1978).
II- No Brasil, em 1983, o Ministério do Trabalho editou a primeira portaria que definia indicadores biológicos de exposição para 29 agentes químicos em ambientes de trabalho. Os valores estabelecidos nessa portaria e nas subseqüentes não são baseados em estudos nacionais, mas adotados de outros países, principalmente dos Estados Unidos.
III- Atualmente, estão estabelecidos na legislação brasileira, Quadro I da Norma Regulamentadora NR-7 (Brasil, 1999), indicadores biológicos para 26 agentes químicos.
Todas são Verdadeiras.
Todas são Falsas.
Somente a II é Verdadeira.
Somente a II é Falsa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...