Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de interações medicamentosas do ácido valproico/valproato de sódio, assinale a opção correta.

  • A.

    A administração conjunta de ácido valproico e antitireoidianos aumenta o risco de ocorrência de síndrome anticolinérgica central.

  • B.

    O uso adicionado de ácido valproico aos antirretrovirais didanosina, estavudina ou zalcitabina aumenta o risco de ocorrência de pancreatite.

  • C.

    O uso de ácido valproico diminui em até 50% a concentração de nimodipina no organismo humano.

  • D.

    O uso de bupropiona pode diminuir, significativamente, o nível plasmático do ácido valproico no organismo humano.

  • E.

    O uso de ácido valproico pode causar aceleração no metabolismo da progesterona por meio da indução da CYP 3A4.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

  • A.

    não apresenta, em geral, grande sofrimento.

  • B.

    tem prevalência de 9% na população.

  • C.

    está raramente associado ao transtorno depressivo.

  • D.

    foi descrito pela primeira vez por Enrico Morselli em 1886.

  • E.

    tem menor incidência na população homossexual jovem.

A crise de hipóxia na tetralogia de Fallot deve ser tratada como emergência devido ao alto risco de morte. Qual conduta abaixo pode contribuir para evitá-la?

  • A.

    Uso de propanolol.

  • B.

    Administração de morfina subcutânea.

  • C.

    Posição joelho-tórax.

  • D.

    Manter o nível de hemoglobina elevado.

  • E.

    Utilizar epinefrina.

Em relação às zonas de lesão das queimaduras, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As células da zona de estase sempre requerem a reposição volumétrica nas primeiras 24-48 horas para aumentar a chance de sobrevivência.

  • B.

    Na zona de hiperemia, as células apresentam lesão mínima e recuperam-se espontaneamente em 7- 10 dias.

  • C.

    As células da zona de coagulação apresentam necrose, necessitando de desbridamento.

  • D.

    A lesão dos vasos sanguíneos nas zonas de estase e coagulação resultam no aumento da pressão hidrostática secundária à vasodilatação e no aumento da permeabilidade capilar.

  • E.

    Na zona de estase, as lesões ocorrem na microcirculação, levando a dano celular por diminuição do fluxo sanguíneo.

Com base na neuroanatomofisiologia do sistema vestibular, julgue os itens a seguir.

A orelha interna é composta de duas partes fisiologicamente distintas, que, contudo, desempenham a mesma função.

  • C. Certo
  • E. Errado

L. M., 35 anos, sexo feminino, apresenta papanicolau alterado e na colposcopia a junção escamo-cervical (JEC) não foi adequadamente visualizada. Assinale a alternativa que apresenta o procedimento ideal para estadiamento nesse caso.

  • A.

    Anamnese e exame físico.

  • B.

    Ultrassonografia pélvica.

  • C.

    Citologia esfoliativa.

  • D.

    Histologia de lesões biopsadas (curetagem endocervical).

  • E.

    Ultrassonografia transvaginal.

O músculo mais eficaz como depressor do olho, quando abduzido a 23° em relação à linha média, é o

  • A.

    reto medial.

  • B.

    oblíquo inferior.

  • C.

    oblíquo superior.

  • D.

    reto inferior.

  • E.

    reto superior.

A via preferencial de administração do misoprostol em caso de indicação para indução do trabalho de parto é

  • A.

    Subcutânea

  • B.

    Sub-lingual.

  • C.

    Retal.

  • D.

    Vaginal.

  • E.

    Oral.

A respeito de acidente vascular cerebral (AVC), julgue os próximos itens.

O uso de aspirina em baixas doses não tem mostrado benefício real na prevenção secundária do AVC isquêmico e tem a desvantagem de aumentar a incidência de eventos hemorrágicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas abaixo, para responder esta questão sobre MB – Monitoramento Biológico.

I - Na Itália, a questão sobre indicadores biológicos foi abordada pela primeira vez no 41º Congresso Nacional da Sociedade Italiana de Medicina do Trabalho, em 1978 (Abbritti et al., 1985; Brugnone et al., 1985; Foà et al., 1978).

II- No Brasil, em 1983, o Ministério do Trabalho editou a primeira portaria que definia indicadores biológicos de exposição para 29 agentes químicos em ambientes de trabalho. Os valores estabelecidos nessa portaria e nas subseqüentes não são baseados em estudos nacionais, mas adotados de outros países, principalmente dos Estados Unidos.

III- Atualmente, estão estabelecidos na legislação brasileira, Quadro I da Norma Regulamentadora NR-7 (Brasil, 1999), indicadores biológicos para 26 agentes químicos.

  • A.

    Todas são Verdadeiras.

  • B.

    Todas são Falsas.

  • C.

    Somente a II é Verdadeira.

  • D.

    Somente a II é Falsa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...