Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à perícia médico-legal, julgue os itens seguintes. Considerando-se a imputabilidade do acusado, é necessário que ele não entenda o caráter ilícito do ato que realizou e que não consiga, concomitantemente, determinar-se de acordo com esse entendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao dano provocado, uma lesão por arma branca em uma mulher em que se lesionou a região bucinadora e, como consequência, ocorre presença de cicatriz deformante, com formação de queloide medindo 100mmnesta região, é classificada como:

  • A. lesão leve.
  • B. lesão culposa.
  • C. lesão cortante.
  • D. lesão gravíssima.
  • E. tentativa de homicídio.

O bioterrorismo é uma ameaça real nos dias de hoje, e um dos agentes utilizados para esse fim é a Yersinia pestis. Assinale a alternativa que apresenta a medida correta a ser adotada em caso de atendimento de um paciente com esse diagnóstico em um serviço de saúde.

  • A. Não é necessário se instituírem medidas de precaução, já que a doença é adquirida por meio de inalação de acidental.
  • B. Devem ser observadas as medidas de precaução padrão exclusivamente.
  • C. O paciente deve ser mantido em precaução até o término do tratamento com antimicrobianos.
  • D. A precaução de gotícula é indicada nesse caso.
  • E. Os profissionais que tiveram contato sem as medidas de precaução não necessitam receber quimioprofilaxia.

A Doença de Von Willebrand (DVW) é uma enfermidade hemorrágica resultante de defeito quantitativo e(ou) qualitativo do Fator Von Willebrand (F VW). Acerca dessa coagulopatia, assinale a alternativa correta.

  • A. Das doenças hemorrágicas hereditárias, a DVW é uma das mais raras, com prevalência de, aproximadamente, 1:1.200.000 da população.
  • B. A DVW é herdada como caráter autossômico dominante, resultante de mutações no gene que codifica o F VW, localizado no cromossomo 12.
  • C. Os subtipos 1 e 3 são defeitos qualitativos; e o subtipo 2, quantitativo.
  • D. Na análise multimérica da DVW tipo 3, todos os multímeros estão presentes e em níveis normais.
  • E. A DVW mais frequente é a de tipo 3.

Texto para responder às questões de 36 a 38.

Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A causa mais comum das formas idiopáticas da doença desse paciente é(são) a(s)

  • A. Glomerulonefrite membranoproliferativa.
  • B. Alterações glomerulares mínimas.
  • C. Glomeruloesclerose segmentar e focal.
  • D. Glomerulonefrite por depósitos mesangiais de IgA.
  • E. Glomerulonefrite rapidamente progressiva.

Acerca da patologia de partes moles, assinale a alternativa correta.

  • A. A gota é uma patologia que se caracteriza pelo depósito de cristais de oxalato de cálcio nas articulações.
  • B. A fasciite nodular é uma lesão infiltrativa, pseudossarcomatosa, que acomete partes moles profundas.
  • C. A maioria dos sinoviossarcomas ocorre em localização intra-articular.
  • D. O lipossarcoma bem diferenciado é um tumor de partes moles superficiais, que tem crescimento rápido.
  • E. O rabdomiossarcoma embrionário é o sarcoma originário de músculo esquelético mais frequente em crianças.

Os casos de piúria estéril estão relacionados à presença de

  • A.

    neoplasia.

  • B.

    amiloidose.

  • C.

    nefrite aguda.

  • D.

    terapia com corticoides.

  • E.

    nefropatia por anemia falciforme.

  • A.

    3/ 1/ 2/ 4

  • B.

    4/ 3/ 1/ 2

  • C.

    2/ 4/ 3/ 1

  • D.

    1/ 3/ 2/ 4

  • E.

    2/ 4/ 1/ 3

Julgue os itens que se seguem, referentes aos transtornos mentais.

O diagnóstico obtido por meio de eletroencefalograma pode não diferenciar paciente em delirium de paciente com demência degenerativa primária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A presença de dor torácica associada à dispneia é frequente no quadro de transtorno

  • A.

    bipolar.

  • B.

    do pânico.

  • C.

    dissociativo.

  • D.

    esquizotípico.

  • E.

    de descontrole periódico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...