Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 45 anos de idade, com diagnóstico de miocardiopatia chagásica, há um ano foi internado por insuficiência cardíaca (IC) descompensada, quando realizou cateterismo cardíaco, que não mostrou doença arterial coronária associada. Naquela época, iniciou terapêutica com furosemida, carvedilol e enalapril, obtendo melhora clínica. Há seis meses, queixou-se novamente de dispneia, porém aos esforços maiores que habituais, que há três meses, evoluiu para dispneia aos médios e pequenos esforços, quando foram associadas à terapêutica a digoxina e a espironolactona e foi aumentada a dose de furosemida. Há cinco dias, ele informou estar apresentado dispneia aos mínimos esforços, a despeito da medicação em uso regular e em dose máxima preconizada. No dia de hoje, procurou o setor de emergência devido a piora da dispneia, que agora ocorre em repouso e se faz acompanhada de confusão mental, sudorese fria e mal-estar geral. Negou dor precordial. O exame físico mostrou paciente normocorado, com extremidades quentes; FC = 118 bpm; PA = 100 mmHg × 70 mmHg, presença de turgência jugular com cabeceira do leito elevada a 45º; auscultados estertores crepitantes até ápices pulmonares; ictus cordis propulsivo, localizado no sexto espaço intercostal esquerdo e na linha axilar anterior esquerda; ritmo cardíaco em galope, sem sopros; e edema perimaleolar dos membros inferiores. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 26% e o ECG mostrou ritmo sinusal, sobrecarga de câmaras esquerdas, bloqueio completo pelo ramo direito e bloqueio divisional anterossuperior esquerdo. Os exames laboratoriais revelaram piora leve da função renal.
Com relação a essa situação clínica e a aspectos a ela associados, julgue os itens em seguida.
O prognóstico da miocardiopatia chagásica é semelhante ao da miocardiopatia de etiologia isquêmica, sendo a insuficiência cardíaca progressiva a principal responsável pelo óbito em ambas as etiologias.
Com relação à anestesia no neuroeixo, assinale a alternativa correta.
A ropivacaína pode ser usada na anestesia peridural e na subaracnodea.
Um adulto produz aproximadamente 500 mL de líquido cerebrospinal por dia.
O espaço subaracnoide termina, na maioria das pessoas adultas, entre T12 e L1.
O espaço epidural termina, na maioria dos adultos, entre L3 e L4.
As doses de anestésicos locais na anestesia peridural são menores que na anestesia subaracnodea.
Em uma sessão de hidroterapia, a propriedade física da água que atuará para melhorar a capacidade respiratória do paciente é o(a)
tensão superficial.
pressão hidrostática.
empuxo.
viscosidade.
fricção.
No segmento cefálico do RN de termo, podemos palpar todas as estruturas, EXCETO:
fontanela bregmática.
fontanela lambdóide.
fontanela ântero-lateral.
cranotabes.
Uma menina de seis anos de idade foi levada ao prontosocorro, com quadro de vômitos intensos e dor abdominal, sem febre e sem diarreia. A mãe da criança informou ter notado emagrecimento da filha nos quatro últimos meses. No exame físico, observou-se criança prostrada, emagrecida, com mucosas secas e olhos encovados, taquicárdica, hiperpneica e com enchimento capilar > 6 s. Foram solicitados alguns exames, cujos resultados foram: glicemia = 250 mg/dL, gasometria arterial (amostra colhida em ar ambiente) pH = 7,20, bicarbonato sérico = 12, mEq/L.
No quadro clínico acima descrito, deve-se
prescrever fase de expansão rápida com solução fisiológica cloreto de sódio a 0,9% (20 mL/kg), de 20 min em 20 min na primeira hora, e, em seguida, reavaliar o quadro.
Em relação ao edema de Reinke, pode-se afirmar que:
o objetivo principal no tratamento é preservar a mucosa;
deve ser feito uma boa decorticação no tratamento cirúrgico;
o tratamento fototerápico não traz nenhum benefício;
a suspensão do fumo resolve a maioria dos casos;
pode estar associado, em alguns casos, ao hipertireoidismo.
Em relação ao exame físico do ombro assinale alternativa INCORRETA.
Teste de Jobe: supraespinhal.
Teste de Patte: infraespinhal.
Teste de Obrien: lesão labral.
Teste de Fukuda: instabilidade posterior.
Teste de Gerber: redondo menor.
Para obter a autorização de funcionamento, atualmente, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem satisfazer alguns requisitos, EXCETO
descrever pormenorizadamente os serviços de saúde próprios oferecidos e aqueles a serem prestados por terceiros.
demonstrar a capacidade de atendimento em razão dos serviços a serem prestados.
buscar registro nos Conselhos Regionais de Medicina e Odontologia, conforme o caso, em cumprimento ao disposto no art. 1º da Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980.
especificar os recursos humanos qualificados e habilitados em medicina, com responsabilidade técnica, de acordo com as leis que regem a matéria.
especificar a área geográfica coberta pelo plano privado de assistência à saúde.
Em relação à ligação com antígenos, pode-se AFIRMAR que:
os anticorpos são capazes de reconhecer apenas antígenos peptídicos;
os linfócitos T reconhecem antígenos peptídicos e lipídicos;
antígenos são sinônimos de epítopos e determinantes;
as moléculas que estimulam respostas imunológicas são chamadas de imunógenos;
num complexo hapteno-carreador, a pequena substância é chamada de carreadora, enquanto que a macromolécula é chamada de hapteno.
São critérios para conduta expectante na gravidez ectópica, EXCETO:
B hcg < 1000 mUIml e em queda.
Massa anexial < que 5 cm.
Estabilidade hemodinâmica.
Ausência de BCF.
Gravidez ectópica íntegra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...