Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto III, para responder às questões 26 e 27.

 Um homem de 68 anos de idade, branco, comerciante, em avaliação de rotina anual, apresentou aumento do PSA de 3,0 para 4,1 ng/mL no intervalo de 1 ano. Negava sintomas urinários ou emagrecimento. História pregressa de HAS e dislipidemia. Ao exame físico, performance status (PS) 0, exame geral normal e, ao exame retal, houve detecção de aumento do volume prostático, sem nódulos palpáveis.

Com relação ao caso do texto, considere ainda as seguintes informações: A biopsia prostática revelou adenocarcinoma em 8 dos 12 fragmentos analisados. O paciente foi submetido à prostatectomia radical com linfadenectomia (6 linfonodos negativos dos 6 analisados). O estudo histopatológico revelou: escore Gleason 8, pT3apN0Mx, invasão de vesícula seminal e margens comprometidas. A melhor conduta nesse caso é

  • A.

    radioterapia, apenas.

  • B.

    radioterapia seguida de quimioterapia.

  • C.

    terapia antiandrogênica, apenas.

  • D.

    acompanhamento clínico, apenas.

  • E.

    radioterapia seguida de terapia antiandrogênica adjuvante durante o período de dois a três anos.

Julgue os itens subsequentes, relativos a medicina fetal e aspectos éticos e legais da obstetrícia.

Após centenas de autorizações judiciais permitindo o abortamento provocado, nos casos de malformações incompatíveis com a vida, a legislação brasileira atual passou a permitir a realização do procedimento no serviço público, mediante assinatura do termo de consentimento pela mulher e, quando menor ou incapaz, pelo responsável legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual dos seguintes itens é indicado no tratamento das complicações da síndrome hemolíticourêmica?

  • A.

    Fenotiazina.

  • B.

    Metilpredinisolona.

  • C.

    Exosanguíneo transfusão.

  • D.

    Diálise peritoneal.

  • E.

    Uso de antiagregantes plaquetários.

Candidata a trabalho como secretária executiva, 28 anos, negra, previamente hígida, sem tratamento, com última menstruação há cerca de 10 dias, tabagista, com 7 cigarros por dia há 8 anos. Traz exames laboratoriais apresentando: glicemia de jejum = 89, colesterol total = 180, HDL = 55, triglicerídeos = 142, hemograma com VG = 34%, hemoglobina = 11 g/dL, leucócitos = 3500, eosinófilos = 5%, neutrófilos = 1300 e plaquetas = 150.000. O exame físico apresenta-se sem particularidades. Com relação a esse exame, é correto afirmar:

  • A. A candidata é inapta, uma vez que apresenta eosinofilia importante, o que pode ser um fator predisponente de alergias variadas.
  • B. A candidata é apta ao cargo e funções pretendidas, entretanto deve ser orientada em relação ao sedentarismo, tendo em vista o baixo HDL apresentado.
  • C. A candidata é apta, mas seus níveis de colesterol são considerados limítrofes, havendo, portanto, indicação de início de tratamento com estatina.
  • D. A candidata é inapta ao trabalho, pois apresenta um quadro importante de anemia aplástica que, associada ao tabagismo, pode acarretar doenças como a leucemia.
  • E. A candidata é apta ao cargo. Os achados dos exames laboratoriais apresentaram quadro de anemia leve, associado a uma neutropenia, o que sugere um caso de neutropenia benigna étnica.

Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir.

A comprovação da etiologia da pneumonia adquirida na comunidade resulta em menor mortalidade quando comparada com a antibioticoterapia empírica adequada e instituída precocemente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, 31 anos, operadora em seção de montagem de microcomponentes eletrônicos queixa-se de dor em terço distal de antebraço direito, em projeção de tendões dos músculos extensores dos dedos, tanto à movimentação passiva quanto ativa, particularmente contra resistência. Refere ter um colega de trabalho com queixas de dor em membros superiores. Exame Físico: Prova de dígito percussão do nervo mediano negativa, prova de Finkelstein negativa com dor na região já descrita. Exames laboratoriais provas de atividade reumática negativas.

O diagnóstico mais adequado é:

  • A.

    Síndrome do Túnel do carpo/LER-DORT.

  • B.

    Tenossinovite dos tendões dos músculos extensores dos dedos/ LER-DORT.

  • C.

    Síndrome do nervo mediano/LER-DORT.

  • D.

    Tenossinovite dos tendões dos músculos flexores dos dedos/ LER-DORT.

Julgue os itens que se subseguem, relativos às situações de risco às quais os empregados podem ser expostos e aos possíveis efeitos clínicos dessa exposição.

Relações interpessoais no ambiente de trabalho constituem risco inerente ao processo produtivo, não devendo, portanto, ser consideradas risco de exposição ocupacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cardioversão elétrica sincronizada é um procedimento útil para o tratamento de taquiarritmias associadas a instabilidade hemodinâmica. Considerando um paciente para o qual haja indicação para a realização desse procedimento, assinale a alternativa que apresenta a arritmia em que o uso desse tratamento elétrico seja recomendado e efetivo.

  • A.

    taquicardia supraventricular por reentrada nodal

  • B.

    taquicardia atrial multifocal

  • C.

    fibrilação ventricular

  • D.

    taquicardia ventricular polimórfica (irregular)

  • E.

    taquicardia ventricular sem pulso arterial

Um paciente masculino de dezoito anos de idade procurou o médico com quadro de cefaleia, vômitos e vertigem. Refere que quatro semanas antes colocou um piercing na língua e, por ter inflamado, causando dor, ele o retirou dois dias depois de inseri-lo. O exame não evidenciou sinais de meningismo ou deficits focais e nível de consciência preservado. Foi detectada ataxia moderada. Membrana timpânica intacta e sem sinais de inflamação. Cavidade oral com dentes em bom estado e sem sinais de inflamação no local de inserção do piercing. Ausculta pulmonar e cardíaca normais. O teste rápido para HIV foi negativo. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de

  • A.

    abscesso cerebelar.

  • B.

    meningite tuberculosa, sendo recomendada a punção lombar para esclarecimento diagnóstico.

  • C.

    abscesso cerebral acometendo lobo frontal.

  • D.

    neurotoxoplasmose.

  • E.

    encefalite.

Na pancreatite aguda alcoólica, o evento inicial é:

  • A.

    a autodigestão pancreática;

  • B.

    a ativação da quimiotripsina;

  • C.

    a liberação de zimogêneos no pâncreas;

  • D.

    a obstrução ductular por rolhas proteináceas;

  • E.

    a lesão de células acinares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...