Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre fisiopatologia do diabetes mellitus e drogas usadas no tratamento, assinale a alternativa INCORRETA.
Indivíduos com intolerância à glucose apos curva glicêmica (IGT) têm perdido 70-80% da função da célula β e têm aproximadamente 10% de incidência de retinopatia diabética.
Uso farmacológico de agentes como tiazolinedionas, metformin, acarbose, e agonista de glucagon-like peptide-1 (GLP1) não reduzem a taxa de conversão de IGT a DM tipo 2.
Uso de tiazolinedionas em portadores de osteoporose pode agravar a perda de massa óssea.
Metformin está contra-indicado na gravidez.
Repaglinida e nateglinida não devem ser administrados em portadores de IRC (insuficiência renal crônica).
A respeito das patologias ortopédicas, julgue os próximos itens.
Na epicondilite lateral do cotovelo, a radiografia simples geralmente não evidencia alterações, sendo utilizada para excluir patologias ósseas.
Considerando os preceitos das normas regulamentadoras em segurança e medicina do trabalho, julgue os próximos itens.
Todo estabelecimento deverá estar equipado com material para prestação de primeiros socorros, que deverá ser guardado em local adequado e sob os cuidados de pessoa treinada para esse fim.
Um paciente com 60 anos de idade, aposentado, retornou a um consultório médico para mostrar exames previamente solicitados. A revisão de sua ficha médica informa que se trata de pessoa sedentária, apresentando sobrepeso, sem história de transfusão sanguínea, hepatite, uso de álcool, cigarro, drogas ilícitas ou medicamentos de uso contínuo. A análise dos exames mostrou taxa de TGO de 160 UI/L (normal até 40 UI/L) e de TGP de 70 UI/L (normal até 40 UI/L). Gama GT e fosfatase alcalina estavam normais.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às providências a serem tomadas, julgue os itens que se subseguem.
A alteração encontrada pode ser corretamente classificada como aumento leve das transaminases.
Durante a internação para tratamento de síndrome de abstinência alcoólica, um paciente desenvolveu quadro de ataxia, nistagmo, estrabismo, apatia, desatenção, desorientação e prejuízo da memória. Nessa situação, qual é a substância específica que deve ser ministrada?
Tiamina
Riboflavina
Cianocobalamina
Piridoxina
Niacina
As autoridades sanitárias do SUS receberam informações de um acidente ocorrido com um prensista de 18 anos de idade, que sofreu amputação do quarto e quinto quirodáctilos direitos; teve sua mão prensada ao colocá-la na zona de operação de uma prensa mecânica de engate por chaveta, acionada por comando bimanual. O acidente ocorreu enquanto o trabalhador tentava ajustar uma peça mal posicionada, após sete horas de trabalho. Trabalhava na empresa há uma semana. A equipe de vigilância em saúde do trabalhador dirigiu-se à empresa para investigar o acidente e verificou que o sistema de comando bimanual não apresentava defeito. De acordo com a situação supracitada, é correto afirmar:
Um adulto, advogado, procurou um hospital psiquiátrico e, após indicação do médico de que necessitava de internação, registrou por escrito a concordância com essa internação psiquiátrica. No dia seguinte, pela manhã, o advogado comunicou ao médico que não mais queria permanecer internado. O médico lhe falou que os sintomas ainda persistiam e, diante da negativa do paciente em permanecer hospitalizado, comunicou-o de que a partir daquele momento a internação se transformara em internação psiquiátrica involuntária. O paciente retrucou que era advogado e que o médico estava equivocado, porque isso feria os princípios constitucionais.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
A não convocação dos familiares fere um dos requisitos legais necessários para a internação involuntária nesse caso.
A instalação de tubo endotraqueal está contraindicada na seguinte situação:
apneia.
insuficiência respiratória aguda.
coma com escore de Glasgow
a 8.
obstrução das vias aéreas superiores.
pacientes com fratura na base do crânio.
Texto VI, para responder às questões 48 e 49
Um menino de nove anos de idade foi levado ao serviço médico para avaliar o crescimento. A mãe referiu que a criança cresceu bem até o ano passado, quando começou a sair-se mal na escola. A criança nasceu de cesariana, Apgar 1.º min = 4,5.º min = 6 e no 10.º min = 8. Ficou no CPAP por doze horas por causa de taquipneia transitória do RN. Teve meningite por hemófilos com um ano. A mãe mede 161 cm, menarca com 13,5 anos, e o pai mede 172 cm, já era homem feito quando se apresentou ao exército. A criança traz uma idade óssea de 6,5 anos. Sua previsão de estatura final é de 168 cm. Ao exame, não apresenta dismorfias, tireoide palpável +/4, parenquimatosa, indolor, móvel, superfície rugosa. Genitália em G1P1. Testículos de 3 cm3. Estatura e peso abaixo do percentil 3 (escore Z de estatura de 2,3) e IMC no percentil 75. Sem outras alterações.
Com relação ao caso apresentado no texto, assinale a alternativa correta.
A melhor conduta para o caso é avaliar a velocidade de crescimento em quatro meses.
Há um maior comprometimento do peso do que da estatura.
A criança não tem baixa estatura.
É necessário fazer testes de secreção de hormônio de crescimento na criança.
A criança está no primeiro estágio da puberdade.
Julgue os itens a seguir, relativos a fisiologia e endocrinologia reprodutiva.
As alterações histológicas do endométrio respondem de forma ordenada à produção hormonal cíclica dos ovários. Ao contrário do que ocorre com a camada basal, a camada funcional é muito responsiva à estimulação hormonal, sendo eliminada, em sua maior parte, durante a menstruação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...