Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à anatomia pélvica feminina, julgue os itens a seguir.

O corpo do períneo ou tendão central do períneo é fundamental para a sustentação anterior da face superior da parede vaginal posterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir a respeito de hemorragia digestiva.

A utilização de clipes hemostáticos dispensa outros métodos de hemostasia, como térmicos ou injeção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A goniometria é importante para quantificação da amplitude de movimento articular e acompanhamento de tratamento. A respeito dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

A flexão e a extensão do joelho são medidas com o paciente em supino ou sentado. O goniômetro é centrado lateralmente à articulação do joelho, um braço paralelo ao eixo longitudinal do fêmur e o outro paralelo ao eixo longitudinal da tíbia. Os valores normais do arco de movimento são de 45º a 180º.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mulher de 45 anos de idade, obesa, apresenta alteração oftalmológica compatível com retinopatia diabética, glicemia de jejum de 120 mg/dL e de 2 horas após sobrecarga de glicose de 214 mg/dL.

Com base no caso clínico acima, julgue os seguintes itens.

Caso a paciente apresente retinopatia proliferativa, o exercício aeróbico intenso deve ser evitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às diversas afecções sexualmente transmissíveis que podem acometer a região anal e perianal.

O diagnóstico de condiloma viral pode ser descartado caso não seja identificado o papilomavírus humano (HPV) com a utilização conjunta das técnicas de imunoistoquímica e hibridização in situ.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à dor lombar, julgue os itens seguintes.

A dor da musculatura da coluna vertebral por distensão é sentida horas após, ou no dia seguinte ao levantar da cama, enquanto a dor de uma protusão discal é sentida no momento do esforço ou quase logo após.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que o paciente do caso clínico citado anteriormente tenha mostrado um quadro de hipertensão arterial que pode ter uma causa secundária, conforme ocorre em cerca de 5% a 10% dos casos de hipertensão secundária. A maioria possui um tratamento específico e, em alguns casos, pode-se chegar à cura da doença hipertensiva. No que diz respeito ao assunto e com base na V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica, julgue os itens a seguir.

Sonolência diurna suscita o diagnóstico da síndrome de apneia e hipopneia do sono.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 30 anos de idade deu entrada no prontosocorro de cirurgia com queixa de dor constritiva, contínua e de moderada intensidade em hipocôndrio esquerdo. A dor era sentida também no ombro esquerdo, incomodando-a. Havia dado a luz há 30 dias e foi orientada a usar cinta abdominal. História de acidente automobilístico há um ano. Ao exame, se encontrava com fáscies de dor e abdome sem alterações. Murmúrio vesicular diminuído em base esquerda. Foi solicitada radiografia de tórax, conforme ilustrado na figura acima.

Considerando o quadro clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.

O sinal de Kehr presente sugere alteração diafragmática ou subdiafragmática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as principais indicações de transplante hepático na criança, destacam-se as doenças colestáticas decorrentes de anomalias congênitas do trato biliar. Acerca dessas anomalias, julgue os próximos itens.

Nos cistos de colédoco com dissecção externa dificultada pelas aderências e processo inflamatório, deve-se proceder à técnica de Lilly e Todani com marsupialização dos cistos, mantendo-se a parede póstero-inferior junto à veia porta e artéria hepática intacta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ocorrência dos melanomas, julgue os itens que se seguem.

Setenta por cento de todos os melanomas manifestam-se na forma extensiva superficial, sendo as localizações preferidas o tronco e o dorso nos homens e membros inferiores nas mulheres.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...