Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere aos exames de ressonância magnética nuclear (RMN) aplicados ao aparelho cardiovascular, julgue os itens subsequentes.
Com os exames de RMN é possível medir-se, de forma não invasiva e com alta acurácia e reprodutibilidade, a fração de ejeção ventricular, mas ainda há sérias limitações no que diz respeito à avaliação dos volumes ventriculares.
A isquemia crítica crônica do membro inferior (ICM) ocorre em torno de 15% a 20% dos pacientes que apresentam claudicação intermitente inicialmente. Com relação a esse quadro, julgue os itens a seguir.
Há indicação formal para o uso de drogas vasoativas como o cilostazol na ICM.
Acerca de aborto e(ou) infanticídio, assinale a opção correta.
Os crimes de aborto e infanticídio admitem a modalidade culposa.
O crime de aborto pressupõe o consentimento da gestante.
Os crimes de aborto e infanticídio pressupõem a morte do produto da concepção.
O infanticídio não é criminalizado quando a gravidez resulta de estupro.
Para caracterização de crime de aborto, faz-se necessária a adequação dos métodos ao objeto, sendo secundária a comprovação da gravidez.
A pancreatite crônica é uma doença que tem como característica elementar a fibrose progressiva e o decréscimo progressivo das funções exócrinas e endócrinas do pâncreas. A compreensão da fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento dessa moléstia estão alicerçados em conhecimentos de anatomia e fisiologia do pâncreas. Com relação a esses aspectos, julgue os itens a seguir.
A secreção exócrina do pâncreas é basicamente constituída por tripsina, amilase, quimotripsina, lipase, carboxipeptidase e grandes quantidades de ácido clorídrico e água.
Um recém-nascido, com 1 dia de vida, foi admitido em hospital com mielomeningocele lombossacra não rota. Com relação a essa situação clínica e à anomalia em questão, julgue os itens a seguir.
O recém-nascido deve ser operado o quanto antes, a fim de se evitarem infecções e dano neurológico adicional.
Com base na oncogênese e na genética aplicada à ginecologia, julgue os próximos itens.
A maioria dos cânceres é causada por mutações somáticas espontâneas. Entretanto, uma pequena porcentagem de cânceres origina-se em um contexto genômico hereditário.
A ultrassonografia endoscópica foi incorporada aos métodos diagnósticos de gastroenterologia na década de 80 do século XX. Desde então, esse exame vem sendo aplicado em diversas situações, tentando-se estabelecer as indicações precisas e a real contribuição para o diagnóstico de moléstias digestivas. No que se refere a essa técnica, julgue os itens subsequentes.
Não há sentido em realizar ecoendoscopia para o diagnóstico de lesão gástrica ulcerada, pois o câncer ulcerado e a úlcera péptica são indistinguíveis à ecoendoscopia.
Considere um paciente com diagnóstico de microadenoma hipofisário produtor de GH, que há um mês foi submetido a uma adenectomia transesfenoidal, sem intercorrências. A respeito desse caso clínico e da acromegalia, julgue os próximos itens.
No caso desse paciente não apresentar normalização hormonal após o ato cirúrgico, o uso de pegvisomant seria uma escolha adequada para iniciar seu tratamento medicamentoso.
Os prurigos são dermatoses em que o prurido é o principal sintoma, e as pápulas, as lesões características. Com relação ao quadro clínico-histológico dos prurigos, julgue os itens seguintes.
O prurigo de Hebra atinge predominantemente a mulher adulta, com lesões de cor acastanhada a negra, localizadas em dorso, ombros e braços.
A respeito das neoplasias perianais e do canal anal, julgue os itens subsequentes.
O chamado protocolo de Nigro para o tratamento do carcinoma epidermoide do canal anal compreende a radioterapia e a quimioterapia sistêmica com 5-fluorouracil, associado ao leucovorin.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...