Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da temática qualidade da água abordada no texto, julgue os itens a seguir.
A determinação do oxigênio dissolvido é fundamental para a detecção de impactos ambientais como eutrofização e poluição por matéria orgânica.
Após uma semana de uso de haloperidol, 15mg ao dia, jovem de 17 anos passa a apresentar espasmos musculares dolorosos no pescoço, protusão da língua, disartria e crise oculógira. O tratamento de urgência e de primeira escolha é
prometazina 25 mg / ev.
diazepam 10 mg / vo.
biperideno 2 mg / vo de 8 / 8 hs.
biperideno 2 mg / im.
prometazina 25 mg / vo de 12 / 12 hs.
O teste da d-xylose tem indicação em pacientes com
diarreia por insuficiência pancreática.
intolerância à glicose.
suspeita de doença inflamatória intestinal.
suspeita de diabetes gestacional.
síndrome de má-absorção.
Um homem de 30 anos, em uso de terapia antirretroviral, assintomático, apresenta PPD (teste da tuberculina com 5 unidades) com induração de 7 mm. A radiografia de tórax é normal. O próximo passo deve ser:
iniciar isoniazida por 12 meses.
repetir o teste de PPD em 2 semanas e iniciar profilaxia se a induração for maior que 15 mm.
colher 3 amostras de BK no escarro e iniciar tratamento para tuberculose até que se obtenham os resultados de cultura.
não indicar qualquer medicação porque a induração do PPD é menor que 10 mm.
iniciar isoniazida e rifampicina por 9 meses.
Há alguns anos, a frequência dos casos de dengue no Brasil vem apresentando aumentos periódicos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A dengue é uma doença febril aguda, cuja transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti; e seu período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A imunidade homóloga é permanente para um mesmo sorotipo, mas a heteróloga existe apenas temporariamente.
Acerca de legislação acidentária, previdência social e de questões pertinentes à segurança do trabalho, julgue os itens de que se seguem. A observância das NRs desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários de estados ou municípios, ou sejam, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
Uma mulher com 40 anos de idade foi internada com quadro de pancreatite aguda. Não tinha história prévia de etilismo. No exame físico: ictérica +/4+, pressão arterial de 80 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e saturação de oxigênio = 89% (ar ambiente); o abdome estava tenso, doloroso e com descompressão brusca dolorosa, ruídos hidraéreos reduzidos. Nos exames laboratoriais, observa-se elevação da amilase e lípase, além de aumento das bilirrubinas, à custa de bilirrubina direta e ALT 180 IU/L, ultrassonografia de abdome mostrando cálculos biliares. Foi solicitada CT de abdome.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
O achado de necrose pancreática (maior que 30% do órgão) durante a CT de abdome é importante marcador de mau prognóstico para morbimortalidade nessa paciente.
Acerca da distribuição de eventos ao longo do tempo, julgue os seguintes itens.
Os quatro principais tipos de variações relativas ao tempo são geral, cíclico, secular e sazonal.
Com base nas síndromes dolorosas crônicas, julgue os itens seguintes.
Arritmias cardíacas, hipertrofia prostática sintomática ou não e glaucoma de ângulo aberto são contraindicações ao uso de antidepressivos tricíclicos.
Um doador de 45 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, nos momentos finais do procedimento de doação sanguínea, intensa dor retroesternal em aperto com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos e para a face lateral esquerda do pescoço, associada a náuseas e a um episódio de vômito e sudorese fria profusa. A triagem clínica prévia evidenciou que o doador era assintomático, sedentário, tinha hábito tabágico e sobrepeso. Antes do procedimento de doação, sua pressão arterial era de 135 mmHg × 85 mmHg e a frequência cardíaca de 85 bpm. O procedimento de doação foi imediatamente suspenso e o exame clínico realizado nesse momento mostrou: paciente muito ansioso, com fáscies de dor, sudorético, pressão arterial = 145 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempos, às custas de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos, sem ruídos adventícios. Abdome livre com ruídos hidroaéreos presentes. Como a dor torácica persistiu por 20 minutos apesar da suspensão do procedimento de doação, do repouso e do uso de um comprimido sublingual de nitrato, o doador foi encaminhado à sala de emergência, onde foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações D2, D3 e aVF. Foi colhido material para exames laboratoriais para avaliação.
Considerando essas informações, julgue os itens de 96 a 103.
As dosagens séricas seriadas da creatina cinase (fração MB), da homocisteína e das troponinas I e C representam atualmente os melhores marcadores de lesão miocárdica e devem ser solicitadas no caso desse doador para confirmação diagnóstica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...