Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere às patologias uterinas, julgue os itens seguintes.
Nódulos miometriais hipoecogênicos que apresentam crescimento rápido em ultrassonografia de controle devem ser investigados, pois o risco de miomas apresentarem degeneração maligna é de 2% a 4%.
Julgue os itens subsequentes, a respeito das neoplasias esofágicas.
Considera-se câncer esofágico precoce a lesão que atinge a mucosa e, no máximo, a submucosa, independentemente da presença de metástases linfonodais.
No laudo de necropsia de um paciente que apresentava hipertensão arterial sistêmica e alcoolismo crônico constavam os seguintes diagnósticos: cirrose hepática, pancreatite crônica, varizes esofágicas, condiloma acuminado no pênis, hipertrofia de ventrículo esquerdo do coração e palidez da substância negra.
Com base nessas informação, julgue os itens subsequentes.
A palidez da substância negra cerebral é típica dos casos de abuso crônico do álcool.
Com relação à doença gotosa, julgue os próximos itens.
De acordo com o estudo de Framingham, pacientes com gota têm duas vezes mais chance de ter doença coronariana do que pacientes sem gota.
A transfusão de hemácias é procedimento que apresenta riscos, imediatos ou tardios, para o receptor. A respeito da triagem do sangue ou componentes a serem transfundidos, que deve ser extremamente rigorosa, tanto para a compatibilidade entre o doador e o receptor como para a presença de agentes infecciosos, julgue os itens que se seguem.
É necessário realizar a determinação do grupo ABO, fator Rh(D) e a pesquisa de anticorpos irregulares do receptor, na triagem do sangue.
Num homem com nível sérico de IGF-1 extremamente elevado é provável o achado de
bócio e exoftalmo.
obesidade centrípeta e estrias.
cefaleia e defeitos visuais.
hipotensão e hiperpigmentação cutânea.
tetania e convulsões.
Um paciente de 50 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial, procurou atendimento médico ambulatorial, quando relatou que há 24 horas passou a apresentar temperatura de 39,0 ºC, tosse seca que se associou a dispneia de repouso, diarreia e vômitos. Os acompanhantes relataram que há 6 horas o paciente passou a apresentar confusão mental e que teve contato com um caso de influenza A (H1N1) confirmado por exame laboratorial, há 3 dias. No exame clínico, foram constatados: índice de massa corporal = 41 kg/m 2 ; frequência respiratória = 30 incursões/min; murmúrio vesicular diminuído e rude; tiragem intercostal, cianose (+2/+4), pressão arterial = 88 mmHg × 62 mmHg. O hemograma mostrou leucopenia e trombocitopenia; bioquímica do sangue mostrou aumento discreto das transaminases e da CPK; saturação de oxigênio = 85%. A radiografia de tórax mostrou infiltrado instersticial difuso. Foi colhida amostra de material para avaliação etiológica.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 65 a 68.
Caso se indique realizar intubação orotraqueal nesse paciente, o profissional médico deve, para evitar contaminar-se, utilizar uma máscara cirúrgica como equipamento de proteção individual.
Em relação à neuroanatomia, julgue os itens subsequentes.
O hipotálamo encontra-se abrigado no telencéfalo.
Com relação aos distúrbios de hemostasia, julgue os itens subsequentes.
A transfusão de crioprecipitado corrige os distúrbios de coagulação observados em pacientes portadores de cirrose hepática com insuficiência funcional.
No que se refere às patologias uterinas, julgue os itens seguintes.
A ultrassonografia transvaginal tem alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico da adenomiose, especialmente em sua forma clássica. Todavia, o melhor método de imagem para seu diagnóstico é a ressonância nuclear magnética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...