Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No laudo de necropsia de um paciente que apresentava hipertensão arterial sistêmica e alcoolismo crônico constavam os seguintes diagnósticos: cirrose hepática, pancreatite crônica, varizes esofágicas, condiloma acuminado no pênis, hipertrofia de ventrículo esquerdo do coração e palidez da substância negra.
Com base nessas informação, julgue os itens subsequentes.
O carcinoma epidermoide do pênis, diferentemente do condiloma acuminado, não está associado à infecção pelo HPV (papilomavírus humano).
Considerando os tratamentos farmacológicos e não farmacológicos da fibromialgia, julgue os itens que se seguem.
A terapia cognitivo-comportamental é importante estratégia no tratamento dos pacientes com diagnóstico de fibromialgia.
No início da década passada, milhares de hemofílicos morreram, no mundo todo, ao receberem transfusão de sangue contaminado com o vírus HIV. Depois desse fato, as autoridades governamentais criaram normas para a transfusão do sangue e seus derivados, com a finalidade específica de reduzir a transmissão de doenças infecciosas. No Brasil, a RDC n.o 153/2004 especifica quais exames devem ser realizados para a triagem dos doadores de sangue. Com relação aos testes sorológicos efetuados nessa triagem, julgue os itens de 56 a 60.
Durante a triagem do sangue de doadores, os ensaios escolhidos devem ser aqueles que apresentam alta sensibilidade e, na fase de confirmação dos resultados, apresentem alta especificidade.
Mulher de 55 anos procura ambulatório médico por apresentar há 3 horas paresia da hemiface esquerda, dificuldade em fechar o olho esquerdo e desvio da rima bucal para a direita. O restante do exame físico é normal. A conduta mais adequada é
realizar angiografia cerebral que provavelmente mostrará um aneurisma que necessitará tratamento cirúrgico.
realizar ressonância magnética de crânio, que mostrará provavelmente isquemia de tronco, indicando heparinização.
realizar tomografia craniana que provavelmente mostrará isquemia encefálica indicando antiadesivo plaquetário.
introduzir prednisona e aciclovir para tratamento de paralisia de Bell.
realizar eletroneuromiografia que confirmará provavelmente paralisia facial periférica, indicando terapêutica com tiamina.
Um paciente de 50 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial, procurou atendimento médico ambulatorial, quando relatou que há 24 horas passou a apresentar temperatura de 39,0 ºC, tosse seca que se associou a dispneia de repouso, diarreia e vômitos. Os acompanhantes relataram que há 6 horas o paciente passou a apresentar confusão mental e que teve contato com um caso de influenza A (H1N1) confirmado por exame laboratorial, há 3 dias. No exame clínico, foram constatados: índice de massa corporal = 41 kg/m 2 ; frequência respiratória = 30 incursões/min; murmúrio vesicular diminuído e rude; tiragem intercostal, cianose (+2/+4), pressão arterial = 88 mmHg × 62 mmHg. O hemograma mostrou leucopenia e trombocitopenia; bioquímica do sangue mostrou aumento discreto das transaminases e da CPK; saturação de oxigênio = 85%. A radiografia de tórax mostrou infiltrado instersticial difuso. Foi colhida amostra de material para avaliação etiológica.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 65 a 68.
Esse paciente deve ser considerado um caso confirmado de doença respiratória aguda grave por influenza A (H1N1).
Em relação à neuroanatomia, julgue os itens subsequentes.
A área primária da visão está localizada no lobo occipital, no sulco calcarino; a área primária da audição está no segundo sulco temporal; e a área primária somestésica ocupa todo o giro central.
Com relação aos distúrbios de hemostasia, julgue os itens subsequentes.
A síndrome de Bernard-Soulier é caracterizada por trombocitopenia, plaquetas gigantes e hipoagregação com ristocitina.
Considere que tenha sido evidenciada, em exame ecográfico de rotina de uma mulher de 60 anos de idade, lesão hiperecogênica, de contornos regulares e limites precisos, localizada acima da fáscia mamária anterior e abaixo da pele, medindo 35 mm × 17 mm. Considere, ainda, que a lesão não apresentava sombra ou reforço acústico posterior. Com relação a essas informações, julgue os itens que se seguem.
A zona mamária é o principal local de surgimento das patologias mamárias malignas.
Acerca de doença inflamatória intestinal, julgue os itens que se seguem.
Na retocolite ulcerativa inespecífica, a ocorrência de megacólon tóxico é de incidência relativamente pequena, mas de evolução gravíssima com dilatação aguda ou subaguda dos cólons e estado toxêmico e alta taxa de mortalidade.
No laudo de necropsia de um paciente que apresentava hipertensão arterial sistêmica e alcoolismo crônico constavam os seguintes diagnósticos: cirrose hepática, pancreatite crônica, varizes esofágicas, condiloma acuminado no pênis, hipertrofia de ventrículo esquerdo do coração e palidez da substância negra.
Com base nessas informação, julgue os itens subsequentes.
As varizes esofágicas são, provavelmente, consequência da cirrose hepática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...