Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que, no laudo histopatológico de uma lesão cutânea, conste, como diagnóstico, bolha subepidérmica nãoacantolítica, julgue os itens que se seguem, relativos a esse achado histológico e às doenças bolhosas da pele.
A dermatite herpetiforme é caracterizada por bolha subepidérmica e depósitos de IgG na derme papilar, vistos na imunofluorescência.
Para que exame pericial seja levado a bom termo, é imprescindível que o médico examinador tenha claros os conceitos que envolvem a perícia. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Se um transtorno mental psicótico for constatado em perícia, a consequência jurídica será a determinação de incapacidade penal, mas não civil, desde que os fatos relatados no processo tenham nexo causal com o referido transtorno.
Uma mulher de 77 anos, depois de uma semana recebendo antibiótico betalactâmico EV, passa a apresentar diarreia intensa. A pesquisa de toxinas A e B de Clostridium difficile é positiva. Preconiza-se a suspensão do antibiótico utilizado e administração oral de
prednisona e metronidazol.
ciprofloxacina e clindamicina.
vancomicina ou metronidazol.
clindamicina ou ciprofloxacina.
vancomicina e prednisona.
Considere que determinada empresa metalúrgica com cem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), produtora de ferro-gusa e localizada no interior do estado da Bahia, tenha apresentado, em outubro de 2009, os seguintes afastamentos relacionados às questões de saúde.
Dos empregados acima listados, apenas os de n.º 1 e 9 exercem suas atividades em áreas administrativas. Todos os demais atuam diretamente na produção. O empregado n.º 1 teve seu quadro desencadeado por assalto sofrido no fim de semana, fora do ambiente de trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 86 a 101.
A análise toxicológica da exposição ocupacional ao manganês dos trabalhadores dessa empresa pode identificar indivíduos com valores aberrantes, denominados outliers. A distribuição de Poisson é uma técnica estatística adequada para identificar essa situação.
Os critérios de seleção dos doadores e os exames laboratoriais de triagem são utilizados para garantir a segurança do ato da doação e para evitar a transmissão de doenças aos receptores de hemocomponentes. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
São definitivamente inaptas para doação as pessoas que tenham antecedentes de hepatite viral após os 10 anos de idade.
De acordo com as normas vigentes, os serviços de hemoterapia devem adotar critérios de seleção dos doadores, com o objetivo de minimizar os riscos do ato da doação e evitar a transmissão de doenças ou reações indesejadas nos receptores. Com relação a este assunto, julgue os próximos itens.
O volume de sangue a ser coletado não pode exceder a 8 mL/kg de peso para mulheres e a 9 mL/kg de peso para homens.
Quanto à doença de refluxo gastroesofágico, julgue os itens que se seguem.
O anel de Schatzki causa disfagia intermitente e é consequência direta de refluxo gastroesofágico crônico, causado por esofagite crônica e consequente fibrose ao nível da transição esofagogástrica (TEG), o que explica sua simetria ao exame endoscópico.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo por base as recomendações mais recentes a respeito do rastreamento citológico cervical feitas pelo Colégio Norte- Americano de Obstetras e Ginecologistas, julgue os próximos itens.
O rastreamento deve ser iniciado aos 21 anos, independentemente da idade de início da atividade sexual.
Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação pós-infarto do miocárdio, tendo como base resultados do TE.
Os TEs realizados quatro a seis dias após o infarto estratificam os pacientes com o mesmo valor prognóstico dos testes realizados mais tardiamente, 14 a 21 dias após o episódio agudo. No entanto, o TE realizado na primeira semana do evento tem a vantagem de permitir a identificação precoce dos pacientes de maior risco.
Considerando que, no laudo histopatológico de uma lesão cutânea, conste, como diagnóstico, bolha subepidérmica nãoacantolítica, julgue os itens que se seguem, relativos a esse achado histológico e às doenças bolhosas da pele.
Na porfiria, além de bolha intraepidérmica, há espessamento dos vasos dérmicos superficiais na coloração pelo ácido periódico de Schiff.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...