Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que, no laudo histopatológico de uma lesão cutânea, conste, como diagnóstico, bolha subepidérmica nãoacantolítica, julgue os itens que se seguem, relativos a esse achado histológico e às doenças bolhosas da pele.

A dermatite herpetiforme é caracterizada por bolha subepidérmica e depósitos de IgG na derme papilar, vistos na imunofluorescência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que exame pericial seja levado a bom termo, é imprescindível que o médico examinador tenha claros os conceitos que envolvem a perícia. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Se um transtorno mental psicótico for constatado em perícia, a consequência jurídica será a determinação de incapacidade penal, mas não civil, desde que os fatos relatados no processo tenham nexo causal com o referido transtorno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher de 77 anos, depois de uma semana recebendo antibiótico betalactâmico EV, passa a apresentar diarreia intensa. A pesquisa de toxinas A e B de Clostridium difficile é positiva. Preconiza-se a suspensão do antibiótico utilizado e administração oral de

  • A.

    prednisona e metronidazol.

  • B.

    ciprofloxacina e clindamicina.

  • C.

    vancomicina ou metronidazol.

  • D.

    clindamicina ou ciprofloxacina.

  • E.

    vancomicina e prednisona.

Considere que determinada empresa metalúrgica com cem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), produtora de ferro-gusa e localizada no interior do estado da Bahia, tenha apresentado, em outubro de 2009, os seguintes afastamentos relacionados às questões de saúde.

Dos empregados acima listados, apenas os de n.º 1 e 9 exercem suas atividades em áreas administrativas. Todos os demais atuam diretamente na produção. O empregado n.º 1 teve seu quadro desencadeado por assalto sofrido no fim de semana, fora do ambiente de trabalho.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 86 a 101.

A análise toxicológica da exposição ocupacional ao manganês dos trabalhadores dessa empresa pode identificar indivíduos com valores aberrantes, denominados outliers. A distribuição de Poisson é uma técnica estatística adequada para identificar essa situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os critérios de seleção dos doadores e os exames laboratoriais de triagem são utilizados para garantir a segurança do ato da doação e para evitar a transmissão de doenças aos receptores de hemocomponentes. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

São definitivamente inaptas para doação as pessoas que tenham antecedentes de hepatite viral após os 10 anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as normas vigentes, os serviços de hemoterapia devem adotar critérios de seleção dos doadores, com o objetivo de minimizar os riscos do ato da doação e evitar a transmissão de doenças ou reações indesejadas nos receptores. Com relação a este assunto, julgue os próximos itens.

O volume de sangue a ser coletado não pode exceder a 8 mL/kg de peso para mulheres e a 9 mL/kg de peso para homens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à doença de refluxo gastroesofágico, julgue os itens que se seguem.

O anel de Schatzki causa disfagia intermitente e é consequência direta de refluxo gastroesofágico crônico, causado por esofagite crônica e consequente fibrose ao nível da transição esofagogástrica (TEG), o que explica sua simetria ao exame endoscópico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por base as recomendações mais recentes a respeito do rastreamento citológico cervical feitas pelo Colégio Norte- Americano de Obstetras e Ginecologistas, julgue os próximos itens.

O rastreamento deve ser iniciado aos 21 anos, independentemente da idade de início da atividade sexual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação pós-infarto do miocárdio, tendo como base resultados do TE.

Os TEs realizados quatro a seis dias após o infarto estratificam os pacientes com o mesmo valor prognóstico dos testes realizados mais tardiamente, 14 a 21 dias após o episódio agudo. No entanto, o TE realizado na primeira semana do evento tem a vantagem de permitir a identificação precoce dos pacientes de maior risco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, no laudo histopatológico de uma lesão cutânea, conste, como diagnóstico, bolha subepidérmica nãoacantolítica, julgue os itens que se seguem, relativos a esse achado histológico e às doenças bolhosas da pele.

Na porfiria, além de bolha intraepidérmica, há espessamento dos vasos dérmicos superficiais na coloração pelo ácido periódico de Schiff.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...