Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O nitrato utilizado no paciente em tela promove redução significativamente maior na pós-carga do que na pré-carga de trabalho do coração.
A amostra cervicovaginal de uma gestante de 35 anos de idade foi preparada pelo método convencional e corada pelo método de Papanicolaou. No exame citológico foram observadas apenas células naviculares e a leitura foi prejudicada por artefatos de dessecamento, sendo considerada insatisfatória para avaliação oncótica.
Com relação ao caso clínico descrito, julgue os itens seguintes.
A avaliação citológica é considerada insatisfatória quando 50% do esfregaço apresenta o artefato, no caso, o de dessecamento.
Acerca dos métodos e procedimentos utilizados na realização do TE, julgue os itens de 61 a 65.
Recomenda-se que, durante e na recuperação do teste de esforço, sejam utilizados esfigmomanômetros automáticos, pois esses aparelhos, ao medirem a pressão arterial diastólica (PAD) no esforço máximo, têm maior acurácia.
Em relação às pneumonias adquiridas na comunidade (PAC), é INCORRETO afirmar:
A frequência de pneumonia entre pacientes que procuram atendimento médico por sintomas respiratórios agudos varia de 3% a 18%.
Não existem sintomas ou sinais que permitam estabelecer com segurança a presença de pneumonia. De maneira inversa, a ausência de algum sintoma ou sinal não é capaz de excluir o diagnóstico de PAC.
A escolha do antibiótico não deve ser amparada por achados clínicos ou radiológicos, e sim por parâmetros epidemiológicos ou microbiológicos.
Hemoculturas são positivas em aproximadamente 70% dos casos de PAC em pacientes internados.
O hemograma pode demonstrar leucocitose com desvio à esquerda. Leucopenia é sinal de mau prognóstico, independentemente do agente etiológico.
Acerca da monitorização em anestesia, julgue os itens seguintes.
A monitorização dos potenciais evocados somatossensitivos permite detectar isquemia quando há redução da amplitude do sinal e aumento da latência.
Com relação à hipercalcemia, julgue os itens a seguir.
I Pode ser causada por hipoparatireodismo.
II Associa-se ao desenvolvimento de diabete insípido nefrogênico.
III Em pacientes com essa anormalidade, é possível observar encurtamento do intervalo QT, no eletrocardiograma.
IV O espasmo laríngeo e o sinal de Trousseau são manifestações clínicas associadas a esse distúrbio.
V O uso de beta-2 agonistas por via inalatória é útil no tratamento agudo dessa alteração eletrolítica, até que a causa primária seja controlada
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV
IV e V.
Considere o caso de um paciente de 45 anos de idade portador de úlcera gástrica tipo 1 e que será submetido a tratamento cirúrgico. Com relação a esse caso clínico, assinale a opção incorreta.
A operação para esse paciente poderá ser antrectomia com reconstrução a Billroth I.
Nesse paciente a vagotomia não é necessária.
Úlceras gástricas do tipo 1 localizam-se na grande curvatura.
Úlceras gástricas do tipo 1 são as mais comuns.
Esse tipo de úlcera pode estar associada a gastrite atrófica multifocal.
Considere as seguintes afirmações:
I. O estágio do desenvolvimento psicossexual definido como "fase anal", por Freud, corresponde ao período de maturação do controle neuromuscular sobre os esfíncteres, principalmente os anais. É o período de luta por independência e superação da dependência dos pais e se associa à necessidade de estabelecer controle sobre si e o ambiente.
II. Os principais mecanismos de defesa histérica são a conversão, a repressão, a somatização e a dissociação. Já as defesas de características psicóticas são a negação, a distorção e a projeção e as de características neuróticas são a repressão, isolamento, anulação, deslocamento e formação reativa.
III. O grupo constituído por defesas mais adaptadas como sublimação, identificação, altruísmo, e outros, possibilita que o indivíduo consiga, frente aos múltiplos eventos e situações de vida, modificá-las de forma mais adequada, conseguindo atingir metas de crescimento e aprendizado.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um paciente com 70 anos de idade apresenta há 2 semanas quadro clínico caracterizado por mal-estar geral acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Após uma semana, o paciente apresentou cefaleia e febre remitente de 39 ºC que não cedia com o uso de antipiréticos. Os familiares notaram o surgimento de confusão mental cerca de 24 horas antes da internação do paciente. Por duas ocasiões, procurou assistência médica, tendo recebido tratamento para virose. Quando da internação, o exame físico mostrou paciente prostrado e sonolento, que respondia a estímulos verbais, embora de maneira lentificada. Observou-se a presença dos sinais de Kerning e Brudzinski. O exame do liquor mostrou líquido límpido, hipertenso, com celularidade de 500/mm3 e predomínio linfocitário, taxa de proteínas de 300 mg% e a de glicose de 30 mg%. Não se identificou a presença de bactérias e fungos no citado material biológico. Foram solicitados alguns exames complementares prospectivos, tendo sido encontrados micronódulos difusos de distribuição aleatória na radiografia de tórax. Procedeu-se ao exame de PPD, que se revelou negativo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Os resultados encontrados na análise do liquor são muito sugestivos de infecção viral.A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que se manifesta por dor e enrijecimento progressivo da coluna vertebral. Acerca dessa afecção, assinale a opção correta.
Os distúrbios da condução atrioventricular e a insuficiência aórtica são manifestações cardíacas associadas a essa moléstia.
Associa-se a elevação da velocidade de hemossedimentação e a positividade do fator reumatóide.
Raramente acomete as articulações sacroilíacas.
Quase todos os pacientes com esse diagnóstico apresentam uveíte anterior.
O aspecto radiológico chamado coluna em bambu é um achado precoce nessa afecção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...