Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a doenças relacionadas à má qualidade da água, julgue os próximos itens.
Dado que a água é uma via de contaminação da hepatite A, cuja malignidade se evidencia pela ação do vírus hepatite virótica aguda (HVA), registra-se grande incidência dessa doença nos locais desprovidos de saneamento básico.
Acerca da infecção pelo HIV, julgue os próximos itens.
Durante o acompanhamento de um indivíduo em uso de terapia antirretroviral de alta potência, a falha virológica traduz-se pela carga viral acima de 400 cópias por mililitro, após 24 semanas, ou acima de 50 cópias por mililitro, após 48 semanas do tratamento. No entanto, se a viremia persistir em níveis baixos, menores que 1.000 cópias por mililitro, considera-se um tratamento adequado, com boa evolução clínica e preservação do esquema de tratamento.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O atenolol deve ser usado com cautela no paciente considerado, por mascarar sintomas de hipoglicemia e prolongar a ocorrência desse evento, ao inibir a neoglicogênese.
Considere que os achados citológicos da punção aspirativa de um nódulo de mama em uma paciente com derrame papilar hemorrágico foram compatíveis com carcinoma. Acerca dessa situação hipotética e de métodos de preparo de amostras, julgue os próximos itens.
Esfregaços e emblocados preparados com amostras obtidas por punção aspirativa por agulha fina podem ser utilizados para avaliação da expressão de receptores hormonais por meio de imuno-histoquímica.
Acerca dos métodos e procedimentos utilizados na realização do TE, julgue os itens de 61 a 65.
É recomendado que seja afixada uma escala impressa de percepção do esforço, usando-se o escore de Borg, seja o original ou o modificado, em uma parede, permitindo sua clara visualização pelo paciente. O paciente deve ser esclarecido sobre seu uso antes de iniciar o exame.
São considerados sinais e sintomas relacionados ao ataque isquêmico transitório ou acidente vascular encefálico associados a comprometimento da circulação vértebrobasilar posterior:
sincope, cefaleia e náuseas.
perda visual unilateral indolor e afasia.
fraqueza, incoordenação, paralisia facial e perda da sensibilidade.
distúrbios da linguagem e liberação de esfíncter vesical.
visão borrada em um ou ambos campos visuais, disartria e ataxia.
Acerca da monitorização em anestesia, julgue os itens seguintes.
Os potenciais evocados auditivos do tronco cerebral são os mais resistentes aos efeitos dos agentes anestésicos.
Considerando o quadro clínico de uma paciente de 28 anos de idade que possui nódulo tireoidiano de 1,5 cm com diagnóstico de carcinoma bem diferenciado, assinale a opção correta.
Se essa paciente tiver história de exposição a radiação, o principal diagnóstico será de câncer anaplásico de tireoide.
Devido à idade dessa paciente, o carcinoma folicular é o mais provável diagnóstico.
Na ausência de linfonodos cervicais palpáveis, essa paciente poderá ser submetida a nodulectomia tireoidiana.
Caso essa paciente seja portadora de carcinoma papilar, ela terá melhor prognóstico em relação aos outros tipos bem diferenciados.
A cintilografia da tireoide poderá esclarecer qual o tipo de carcinoma que essa paciente possui.
Assinale a opção incorreta com relação ao apêndice ou à apendicite aguda.
Escherichia coli e Bacteróides fragilis são bactérias frequentemente encontradas.
O sinal de Rovsing é específico da apendicite.
O apêndice é irrigado pela artéria apendicular, ramo da artéria íleocólica.
A localização retro cecal do apêndice é a mais comum.
A obstrução do lúmem apendicular é responsável pelo início da doença na maioria dos casos.
Segundo o DSM-IV, sobre os transtornos somatoformes, dissociativos e factícios, é correto afirmar:
No transtorno somatoforme indiferenciado, o paciente apresenta uma ou mais queixas somáticas por mais de seis meses, causando sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional, não podendo ser explicados por outro transtorno mental e não sendo intencionalmente produzido.
A amnésia dissociativa é caracterizada por uma súbita perda da identidade pessoal e da memória de toda a vida pregressa, com a adoção de uma nova identidade, podendo o doente viajar para longe de casa e assumir nova residência, profissão e vida.
O transtorno factício concentra-se em sentimentos de mal-estar e aversão do paciente em relação a algum aspecto do seu corpo.
O transtorno dismórfico corporal é caracterizado pelo medo de desenvolver uma doença séria ou pela crença de ser portador de uma doença grave.
Os transtornos dissociativos constituem um grupo de condições psicopatológicas nas quais ocorre a produção ou simulação intencional de sinais ou sintomas físicos ou psicológicos, podendo ser subdivididos em sinais e sintomas predominantemente psicológicos ou físicos, ou combinados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...