Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que, há 6 meses, passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.
A pirose é definida como dor do tipo queimação em região epigástrica.
Caso o diagnóstico seja de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a monitorização do pH na junção esofagogástrica é o primeiro exame a ser solicitado.
Caso o diagnóstico seja de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a monitorização do pH na junção esofagogástrica é o primeiro exame a ser solicitado.
Se houver indicação cirúrgica para tratamento de DRGE, a cardiomiotomia seguida de fundoplicatura será o procedimento cirúrgico de escolha.
Caso a regurgitação desse paciente seja de alimentos não digeridos, ele pode ser portador de um divertículo esofágico.
Considere o caso de uma paciente de 35 anos de idade com quadro de colecistite aguda calculosa. Com relação a esse caso, assinale a opção correta.
A fisiopatologia dessa afecção é obstrução do ducto cístico, seguida de proliferação bacteriana e de lesão da luz do órgão.
O exame mais adequado para verificar a obstrução do ducto cístico é a colangiografia retrógrada.
Nessa paciente, a colecistectomia videolaparoscópica está contra indicada, por se tratar de doença aguda.
Durante a operação, para uma adequada exposição do fundo da vesícula, o triângulo de Calot deve ser identificado e dissecado.
Durante a operação, para uma adequada exposição do fundo da vesícula, o triângulo de Calot deve ser identificado e dissecado.
Com relação à esquizofrenia e aos transtornos psicóticos, é INCORRETO afirmar:
Afetam em torno de 1% da população e manifestam-se, no início, nos primeiros anos da vida adulta.
São patologias mentais consideradas graves, com alto comprometimento cognitivo e incapacitante, que geram grandes prejuízos econômicos, sociais e emocionais, tanto para o paciente como para a família.
Segundo o DSM-IV, os sinais de perturbação psíquica (alucinações, delírios e discurso ou comportamento desorganizado ou catatonia) devem durar pelo menos 6 meses, com pelo menos 1 mês de sintomas proeminentes (ou menos se tratados com sucesso).
Não existe clara relação entre a esquizofrenia e herdabilidade genética, mas novos trabalhos nessa área poderão modificar essa afirmação no futuro.
O tratamento clínico envolve o uso de medicações antipsicóticas, além de um trabalho de reabilitação cognitiva, terapia ocupacional e terapia familiar.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um paciente com 70 anos de idade apresenta há 2 semanas quadro clínico caracterizado por mal-estar geral acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Após uma semana, o paciente apresentou cefaleia e febre remitente de 39 ºC que não cedia com o uso de antipiréticos. Os familiares notaram o surgimento de confusão mental cerca de 24 horas antes da internação do paciente. Por duas ocasiões, procurou assistência médica, tendo recebido tratamento para virose. Quando da internação, o exame físico mostrou paciente prostrado e sonolento, que respondia a estímulos verbais, embora de maneira lentificada. Observou-se a presença dos sinais de Kerning e Brudzinski. O exame do liquor mostrou líquido límpido, hipertenso, com celularidade de 500/mm3 e predomínio linfocitário, taxa de proteínas de 300 mg% e a de glicose de 30 mg%. Não se identificou a presença de bactérias e fungos no citado material biológico. Foram solicitados alguns exames complementares prospectivos, tendo sido encontrados micronódulos difusos de distribuição aleatória na radiografia de tórax. Procedeu-se ao exame de PPD, que se revelou negativo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
PPD não reator indica grande probabilidade de o paciente não ter tido contato com o bacilo de Koch.Os achados de artrocentese compatíveis com o diagnóstico de artrite séptica incluem
I líquido sinovial transparente.
II relação glicose sérica/glicose no líquido sinovial igual a 1,5.
III presença de 150.000 leucócitos/microlitro.
IV 95% de polimorfonucleares.
V grandes gotículas de gordura.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
IV e V.
Acerca do tratamento da água, julgue os itens subsequentes.
Em uma estação de tratamento de água, as impurezas da água são retidas ou removidas exclusivamente por meio de destilação.
A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e de implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). De acordo com esse programa, o(s)
médico coordenador do PCMSO é responsável por sua efetiva implementação e zelo pela sua eficácia.
coordenador do PCMSO deverá ser somente um médico do trabalho.
empregador deverá custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, exceto no caso de exame admissional para as empresas de grau de risco 1 e 2.
PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores.
prontuários clínicos individuais dos empregados são responsabilidade da empresa; seu preenchimento é delegado ao médico coordenador do PCMSO e deverão ser mantidos, por período mínimo de 20 anos, após o desligamento do trabalhador.
Acerca da infecção pelo HIV, julgue os próximos itens.
O diagnóstico da infecção pelo HIV baseia-se na detecção de anticorpos gerados a partir da exposição ao vírus. Na presença de algumas doenças como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e colangite esclerosante primária é previsível que os exames de ELISA apresentem falsos positivos. Nesses casos, o diagnóstico recomendado se faz por meio do teste de western-blot, que não sofre nenhuma alteração com a presença dessas afecções.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
No paciente em questão, o enalapril também é útil por atuar evitando a progressão da nefroesclerose diabética.
Julgue os itens a seguir, acerca de LER/DORT.
Dor ciática, lombalgia e moléstia de Dupuytren não são classificadas como LER/DORT, em face de sua origem não estar relacionada diretamente com o trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...