Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, a respeito de tumores ósseos.
O terço proximal da tíbia é o sítio mais comum dos tumores malignos primários.
Julgue os itens seguintes, acerca da gravidade da lesão nervosa periférica.
A neurotmese ocorre quando não há secção total do tubo neural.
Sobre as conjuntivites, é correto afirmar que:
A conjuntivite viral diferencia-se da bacteriana só pela secreção.
Dor e secreção são as principais características da conjuntivite alérgica.
A conjuntivite viral é transmitida principalmente por via direta.
A Chlamydia trachomatis é um parasita intracelular.
A Chlamydia trachomatis não provoca sintomas.
Uma paciente de 24 anos, G3P1A1, grávida de sete semanas, realizou os exames laboratoriais de rotina, com os seguintes resultados: tipo sanguíneo = O-
Hb = 12 g/dL; glicemia = 78 mg/dL; anti-HIV = negativo;
VDRL = negativo; HbsAg = negativo; rubéola = IgG+ igM-;
toxoplasmose = IgG-IgM-; CMV: IgG+ IgM-; EAS = mormal.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.
Com o objetivo de rastrear cromossomopatias, deve ser solicitada ultra-sonografia entre 11 e 14 semanas. Uma translucência nucal acima do percentil 90, nesse exame, permite o diagnóstico de cromossomopatia fetal, geralmente síndrome de Down.
Os achados clínicos de hipertensão intracraniana (HIC) em crianças e adolescentes dependem da idade e da velocidade desse aumento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Os médicos estão abandonando a palpação da tensão da fontanela anterior porque o choro e o edema de escalpo comumente confundem o examinador e levam a diagnósticos errôneos.
Acerca de farmacologia clínica, julgue os itens subseqüentes.
A depuração, ou clearance, expressa a velocidade com que determinado medicamento é removido do organismo (ou de uma de suas partes).
Uma das vias de acesso mais freqüentemente utilizadas em neurocirurgia é a craniotomia pterional. Acerca desse acesso cirúrgico, julgue os itens que se seguem.
O primeiro orifício de trepanação é posicionado abaixo da porção mais anterior da linha temporal superior, logo acima da sutura frontozigomática.
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das doenças digestivas mais comuns na população em geral, e o principal sintoma é a pirose. Em relação a essa patologia e a outras que acometem o esôfago, julgue os próximos itens.
Paciente jovem, com pirose, pode ser inicialmente tratado empiricamente. A endoscopia deve ser realizada nos pacientes sem melhora.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
A microalbuminúria e os marcadores inflamatórios constituem fatores de risco clássicos para doença cardiovascular em pacientes diabéticos.
Uma paciente de cor branca, com 50 anos de idade, procurou assistência médica, informando que, há 6 meses, surgiulhe, no sulco nasogeniano, lesão papulonodular, cuja superfície exulcerou-se. Informou que usou cremes e pomadas de antibióticos, sem obter regressão da lesão. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, informou que seu pai teve câncer de pele. Ao exame dermatológico, verificou-se presença de lesão infiltrada ligeiramente endurecida, com ulceração central, bordas peroladas, medindo aproximadamente 1 cm, localizada no sulco nasogeniano esquerdo.
Acerca do quadro clínico acima e de aspectos diversos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
Não há consenso acerca da histogênese do carcinoma basocelular, admitindo-se que se originaria de células epiteliais imaturas, semelhantes às células da camada basal da pele.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...