Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de constante secreção sanguinolenta de ambas as narinas, obstrução nasal e dor em toda a parte central da face, além de fístula do assoalho do nariz para a cavidade bucal. Ele relatou que tem febre constante, emagrecimento, e, ultimamente, o clínico suspeitou de uma insuficiência renal incipiente.
Julgue os itens a seguir, acerca do quadro clínico acima descrito.
O teste, conhecido como c-anca (antihuman neutrophil cytoplasm antibody), se positivo, seria forte evidência da presença de granulomatose de Wegener.
Acerca da consolidação dos ossos, julgue os itens que se seguem.
A diabete interfere na consolidação das fraturas, pois reduz a atividade dos osteoblastos.
Julgue os itens seguintes, acerca da gravidade da lesão nervosa periférica.
A neuropraxia é uma paralisia funcional do nervo sem lesão anatômica da estrutura nervosa.
Na retinopatia falciforme as anastomoses arteriovenosas são conseqüências de:
Neovascularizações na zona equatorial.
Proliferações do tecido glial.
Hemorragia no pólo superior.
Vasculites periféricas.
Oclusões arteriolares.
Uma paciente de 24 anos, G3P1A1, grávida de sete semanas, realizou os exames laboratoriais de rotina, com os seguintes resultados: tipo sanguíneo = O-
Hb = 12 g/dL; glicemia = 78 mg/dL; anti-HIV = negativo;
VDRL = negativo; HbsAg = negativo; rubéola = IgG+ igM-;
toxoplasmose = IgG-IgM-; CMV: IgG+ IgM-; EAS = mormal.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.
As sorologias para rubéola, toxoplasmose e CMV devem ser repetidas periodicamente.
Os achados clínicos de hipertensão intracraniana (HIC) em crianças e adolescentes dependem da idade e da velocidade desse aumento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O crescimento normal da cabeça não descarta a presença de HIC. A hidrocefalia pós-hemorrágica é um exemplo em que a dilatação ventricular pode preceder o aumento do perímetro cefálico.
Acerca de farmacologia clínica, julgue os itens subseqüentes.
Apenas a fração do medicamento ligada às proteínas plasmáticas é capaz de distribuir-se pelo organismo e atingir os locais de ação.
Uma das vias de acesso mais freqüentemente utilizadas em neurocirurgia é a craniotomia pterional. Acerca desse acesso cirúrgico, julgue os itens que se seguem.
Para se acessar a maioria dos aneurismas do complexo carotídeo e a porção superior da artéria basilar, deve-se posicionar a cabeça em uma extensão de 20º em relação ao plano horizontal.
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das doenças digestivas mais comuns na população em geral, e o principal sintoma é a pirose. Em relação a essa patologia e a outras que acometem o esôfago, julgue os próximos itens.
Endoscopia digestiva alta normal não exclui o diagnóstico de DRGE.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
A hiperglicemia em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo e vítimas de infarto agudo do miocárdio ou procedimentos invasivos de revascularização está associada a maior incidência de mortalidade e insuficiência cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...