Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de 36 a 38 devem ser respondidas com base no quadro clínico abaixo.
Um paciente diabético há 20 anos, que não faz o controle da doença, queixa-se de baixa da acuidade visual súbita no olho direito (OD) há 48 horas. No exame, apresenta acuidade visual com correção de OD = 20/400 e OE = 20/80; biomicroscopia normal nos dois olhos; pressão ocular de OD = 16 mmHg e OE = 15 mmHg; motilidade normal nos dois olhos; fundoscopia de OD – turvação vítrea, não se visualiza retina e OE – inúmeros exsudatos e hemorragias, edema na área macular, escavação de 0,3. A ecografia acusa retina aplicada nos dois olhos.
Ainda com relação ao caso clínico em apreço, a conduta mais adequada quanto ao olho esquerdo deve ser
a vitrectomia imediata.
a fotocoagulação com laser.
apenas o controle do diabetes
a facectomia profilática.
O câncer de colo uterino é causa importante de mortalidade nos países em desenvolvimento, e é precedido por lesões prémalignas passíveis de detecção por programas de rastreamento. Esses programas recomendam a realização de citologia esfoliativa periódica, seguida de avaliação colposcópica e biópsia nos casos de citologia anormal. A respeito do rastreamento, diagnóstico e estadiamento do câncer cervical, julgue os itens a seguir.
A não-coloração do epitélio após aplicação de solução de lugol é denominada teste de Schiller negativo.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
Caso seja feita tomografia computadorizada de tórax nesse paciente, é possível observar alterações no parênquima pulmonar, a despeito de a radiografia de tórax ter sido normal.
Em relação à neuroanatomia, julgue os itens a seguir.
O triângulo de Parkinson, no seio cavernoso, é limitado superiormente pelo nervo craniano V2 e, inferiormente, pelos nervos cranianos V1 e VI.
Uma mulher de 36 anos de idade, em choque séptico de origem urinária, apresenta saturação venosa central de 60%, freqüência cardíaca de 120 bpm, pressão venosa central de 8 mmHg, pressão arterial sistêmica de 70 mmHg × 40 mmHg, freqüência respiratória de 30 irpm e saturação de oxigênio de 87% em ar ambiente.
Julgue os itens que se seguem tendo como referência o quadro clínico acima descrito.
A intubação traqueal e a ventilação mecânica com pressão positiva não trarão benefícios em relação aos parâmetros hemodinâmicos da paciente em questão.
A enterite necrotizante neonatal é a emergência relacionada a doenças do trato gastrointestinal mais comum no período neonatal. Caracteriza-se por vários graus de necrose transmural ou da mucosa do intestino. A causa é desconhecida, mas a doença parece ser multifatorial na sua gênese. Julgue os itens a seguir, com relação a essa doença.
A doença é rara em recém-nascidos a termo.
Um homem com 42 anos de idade foi levado ao hospital com história de vômitos em borra de café que iniciou há poucas horas. Ele relatou história de ingesta alcoólica de 30 g/dia desde a adolescência. Referiu, ainda, passado com promiscuidade sexual e uso de droga injetável. Negou história de uso de medicações. No exame clínico, apresentava nível de consciência normal, palidez cutânea e mucosa de 2+/4, FC = 90 bpm, PA deitado de 110 mmHg × 80mmHg e sentado de 100 mmHg × 70 mmHg. No exame abdominal, não havia circulação colateral, visceromegalias ou ascite. A respeito do quadro clínico acima e de conhecimentos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem.
Embora a história epidemiológica do paciente em apreço favoreça a possibilidade de doença hepática crônica, pode-se eliminar a possibilidade de hipertensão portal devido à ausência de esplenomegalia,
A respeito das características clínicas das artrites geradas por deposições de cristais, julgue os itens seguintes.
A deformidade articular é um aspecto pouco visto com o progredir do processo.
Um homem de 32 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há 2 semanas, passou a apresentar febre alta, perda de peso, queda no estado geral e tosse produtiva com expectoração inicialmente amarelada e que, mais recentemente, tornou-se piossanguinolenta e fétida. Ele informou ter diagnóstico de epilepsia, tendo tido a última crise convulsiva há 17 dias. A avaliação clínico-laboratorial desse paciente permitiu ao médico fazer o diagnóstico de abscesso de pulmão.
Acerca dessa doença pulmonar, julgue os itens que se seguem.
O abscesso de pulmão, geralmente uma lesão única, apresenta-se na radiografia de tórax como cavidade de paredes irregulares com nível hidraéreo.
São formas de apresentação clínica de hemocromatose, EXCETO
miocardiopatia.
pneumopatia intersticial.
cirrose hepática.
diabetes mellitus.
hipogonadismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...