Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para o diagnóstico de endocardite bacteriana, recomendase que sejam colhidas três hemoculturas, com intervalo mínimo de 1 hora entre elas, porque desse modo
pode-se detectar casos de bacteremia intermitente.
aumenta-se a sensibilidade para a detecção de fungos.
aumenta-se a sensibilidade para detecção de agentes do grupo HACEK.
é possível distinguir agentes contaminantes de agentes causais.
caracteriza-se bacteremia contínua, critério maior de Duke.
Considerando os conhecimentos acerca de auditoria hospitalar, julgue os seguintes itens.
A auditoria de cuidados, que é uma avaliação sistemática da qualidade da assistência, é verificada por meio das anotações no prontuário e(ou) das próprias condições do paciente.
Com relação ao quadro clínico de uma senhor de 65 anos de idade, com queixa de lombalgia à direita, com exame de imagem que mostra tumoração no rim direito, julgue os itens de 106 a 110, acerca desse caso clínico hipotético.
Nefrectomia parcial pode ser realizada somente se o tumor for menor que 3 cm e estiver localizado exclusivamente nos pólos renais.
Na administração de serviços hospitalares, destacam-se as áreas correspondentes ao serviço de enfermagem e ao centro cirúrgico. Considerando as definições contidas no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar relativamente a essas áreas, julgue os seguintes itens.
No padrão de nível 1, o acionamento das torneiras pode ser feito manualmente.
A operação adequada dos equipamentos de radiologia convencional e fluoroscopia preserva o seu funcionamento e aumenta a eficiência do serviço, reduzindo os custos e, principalmente, a exposição desnecessária à radiação ionizante. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Cassete sem tela intensificadora não deve ser usado para exames radiográficos rotineiros.
Considere as afirmativas abaixo.
I. A Demência na Doença de Alzheimer se caracteriza por início insidioso com deterioração lenta, ausência de evidência clínica que sugiram que o estado mental seja decorrente de outra doença sistêmica cerebral.
II. O início da Doença de Alzheimer pode ser na meia idade ou mais cedo (Doença de Alzheimer de inicio pré-senil), mas a incidência é maior na idade avançada (doença de Alzheimer de início senil).
III. Quando o quadro da demência na Doença de Alzheimer se inicia após os 65-70 anos, existe a probabilidade de uma história familiar de demência semelhante, curso mais rápido e predominância de danos no lobo temporal e parietal, incluindo disfasia e dispraxia.
IV. Quando o início é antes dos 60 anos, o curso tende a ser mais lento e caracterizado por um comprometimento mais geral das funções corticais superiores.
V. Pacientes com Síndrome de Down têm um grande risco para desenvolvimento de doença de Alzheimer.
Está correto o que se afirma em
III, IV e V.
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
Um paciente com 25 anos de idade, previamente hígido, servidor público, deu entrada em uma unidade de urgência onde recebeu diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade. No exame físico, mostrou-se lúcido e orientado no tempo e no espaço, com pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, freqüência respiratória de 32 irpm e murmúrio vesicular abolido na base direita. A radiografia de tórax revelou condensação em lobo médio e no lobo inferior direito, sem sinais de derrame pleural ou de atelectasia. A saturação de oxigênio registrou índice de 88%.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico de pneumonia comunitária se deve ao fato de ter sido realizado no momento da admissão no hospital.
Com relação à anatomofisiologia do nervo corda tympani, julgue os próximos itens.
O nervo em questão contém fibras parassimpáticas para glândulas salivares.
O tipo de espondilolistese que geralmente ocorre no nível entre L4 e L5 é o
displásico.
ístmico.
degenerativo.
traumático.
patológico.
As questões de 36 a 38 devem ser respondidas com base no quadro clínico abaixo.
Um paciente diabético há 20 anos, que não faz o controle da doença, queixa-se de baixa da acuidade visual súbita no olho direito (OD) há 48 horas. No exame, apresenta acuidade visual com correção de OD = 20/400 e OE = 20/80; biomicroscopia normal nos dois olhos; pressão ocular de OD = 16 mmHg e OE = 15 mmHg; motilidade normal nos dois olhos; fundoscopia de OD – turvação vítrea, não se visualiza retina e OE – inúmeros exsudatos e hemorragias, edema na área macular, escavação de 0,3. A ecografia acusa retina aplicada nos dois olhos.
A hipótese diagnóstica da causa mais provável da baixa acuidade visual nesse caso é
descolamento de retina.
cicatrização do vítreo.
hemorragia vítrea.
glaucoma neovascular agudo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...