Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do câncer de mama, julgue os seguintes itens.
A presença de receptores de estrogênio e progesterona no tumor indica pior prognóstico, com menores taxas de sobrevida.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, o exame ultra-sonográfico do sistema venoso profundo dos membros inferiores é útil para confirmar a principal suspeita clínica.
Em relação à neuroanatomia, julgue os itens a seguir.
A sensação de dor e a sensação térmica são transmitidas pelo trato espinotalâmico lateral até o núcleo VPL talâmico e, deste ao giro pós-central cortical.
As doenças tubulares renais hereditárias podem comprometer diferentes segmentos do túbulo renal, ocasionando diversos distúrbios metabólicos e funcionais. Com respeito a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A síndrome de Liddle é uma causa rara de hipertensão que cursa com alcalose metabólica, hipocalemia, atividade de renina plasmática e aldosterona reduzidas.
Julgue os itens a seguir, relativos a infecções em pacientes críticos.
Em uma paciente que esteja em tratamento antibiótico para endocardite bacteriana, a evidência de abscesso em válvula aórtica, observado pelo ecocardiograma, é indicação de troca valvar de urgência.
As infecções são causas freqüentes e importantes de morbidade e mortalidade no período neonatal. Cerca de 2% dos fetos são infectados in utero, enquanto 10% dos recém-nascidos apresentam infecção no primeiro mês de vida. Ampla variedade de agentes microbianos infecta o recém-nascido, incluindo-se bactérias, vírus, fungos, protozoários e micoplasmas. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
A infecção intra-uterina é a única causa de retardo de crescimento intra-útero.
Um homem com 42 anos de idade foi levado ao hospital com história de vômitos em borra de café que iniciou há poucas horas. Ele relatou história de ingesta alcoólica de 30 g/dia desde a adolescência. Referiu, ainda, passado com promiscuidade sexual e uso de droga injetável. Negou história de uso de medicações. No exame clínico, apresentava nível de consciência normal, palidez cutânea e mucosa de 2+/4, FC = 90 bpm, PA deitado de 110 mmHg × 80mmHg e sentado de 100 mmHg × 70 mmHg. No exame abdominal, não havia circulação colateral, visceromegalias ou ascite. A respeito do quadro clínico acima e de conhecimentos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem.
A história epidemiológica do paciente favorece a possibilidade de varizes de esôfago devido à doença hepática crônica causada pelo vírus da hepatite C ou B.
Uma paciente com 25 anos de idade apresenta quadro de asma e está preocupada porque sempre trata das crises no prontosocorro e, quando recebe alta, nada lhe é receitado. Relatou que os sintomas ocorrem em torno de uma vez por mês e, raramente, à noite. Além disso, nunca houve a necessidade de hospitalizar-se ou faltar ao trabalho. O exame físico não apresentou alterações.
Diante dos fatos expostos nesse quadro clinico, seria correto
informar que fatores ambientais têm pouca relevância para o tipo de asma que a paciente apresenta.
Uma mulher de 52 anos de idade procurou assistência médica, relatando que, há 4 meses, passou a apresentar dispnéia aos grandes esforços, que evoluiu para os médios esforços, tosse seca noturna e, há uma semana ao realizar grande esforço físico, apresentou episódio de queda ao solo com perda súbita e transitória da consciência com duração de 4 minutos. Disse que desde a infância foi informada de que tinha "problema cardíaco congênito" porém sem maior repercussão. Negou hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo e etilismo. O exame clínico mostrou pressão arterial de 95 mmHg × 65 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm; pulmões com murmúrio vesicular fisiológico e presença de discretos estertores em terço inferior de ambos hemitóraces; ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, impulsividade aumentada — cupuliforme —, palpase também frêmito sistólico na base do pescoço; à ausculta, o ritmo cardíaco era regular em 3 tempos (B4), com sopro sistólico rude, ejetivo, de grau 5 (classificação de Levine), mais bem audível no foco aórtico, irradiado para base do pescoço, carótidas e região interescapulovertebral direita, e que reduz de intensidade durante a manobra de preensão manual (hand-grip); pulsos arteriais palpáveis e com amplitude diminuída; abdome livre, sem visceromegalias. Extremidades sem edemas. Eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal, sinais de sobrecarga do átrio e do ventrículo esquerdos, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular e a radiografia de tórax mostrou índice cardiotorácico de 0,50; discreta congestão pulmonar no terço inferior de ambos os campos pulmonares, borramento peri-hilar e retificação leve do segundo arco cardíaco.
Considerando os dados disponibilizados no quadro clínico acima descrito, julgue os itens de 142 a 147.
Apesar de a paciente não ter queixa de angina pectoris, a probabilidade de doença coronariana obstrutiva é elevada e a realização de cineangiocoronariografia é necessária.
Paciente de 15 anos apresenta petéquias disseminadas, hemoglobina de 13 g / dL, 5.000 leucócitos / mm3 e 35.000 plaquetas / mm3. O mielograma é normal e fator antinuclear e anti-HIV são não-reagentes. A conduta terapêutica inicial deve ser:
transfusão de plaquetas.
corticóide.
folato.
imunoglobulina.
esplenectomia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...