Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A principal fonte doadora de enxerto de nervo é o nervo

  • A.

    lateral do antebraço.

  • B.

    medial do braço.

  • C.

    radial superficial.

  • D.

    sural.

  • E.

    fibular superficial.

Quanto à esotropia acomodativa, assinale a opção correta.

  • A.

    É possível obter-se correção total apenas com o uso da correção visual em alguns pacientes.

  • B.

    Nunca é possível obter correção total com correção visual.

  • C.

    Essa enfermidade só melhora com cirurgia.

  • D.

    Essa condição clínica não causa ambliopia.

                         Um casal não obtém concepção após dois anos de

relações sexuais freqüentes desprotegidas. O espermograma do

marido evidencia número e mobilidade de espermatozóides

abaixo do normal. A esposa não tem antecedentes de

dismenorréia ou infecções pélvicas, mas relata ciclos menstruais

longos e irregulares.

 

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens,

a respeito da avaliação e do tratamento do casal em questão.

Em mulheres com mais de 40 anos, o achado de FSH elevado no início da fase folicular indica alta chance de sucesso com técnicas de reprodução assistida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um senhor com 58 anos de idade deu entrada no prontosocorro com quadro de tosse com secreção amarelada, temperatura de até 40 ºC, queda do estado geral, levemente desidratado e hipotenso (PA = 90 mmHg × 60 mmHg). No leucograma, foram observados 18.000 leucócitos por 1 mm3, com 20% de bastões. Foi diagnosticada pneumonia lobar, inicialmente tratada com esquema de antibióticos, suporte de hidratação venosa e analgésicos. Nas doze horas seguintes, evoluiu com oligúria e a creatinina sérica de entrada, que era de 1,2 mg/dL, subiu para 1,9 mg/dL, apesar da hidratação. O estado geral do paciente piorou, tendo evoluído para insuficiência respiratória aguda, razão por que o paciente foi entubado, colocado no respirador e transferido para a unidade de terapia intensiva. Na hemocultura colhida no dia de entrada, houve crescimento de cocos gram-positivos. Nas doze horas subseqüentes, o paciente permaneceu oligúrico (diurese de 130 mL em 12 horas), sendo sua pressão arterial mantida em 100 mmHg × 60 mmHg em uso de drogas vasoativas e com balanço positivo de líquidos de 1.600 mL. A creatinina sérica, então, aumentou para 2,3 mg/dL, o potássio sérico, para 6,7 mEq/L e o bicarbonato sérico, para 11 mmol/L. No parecer, o nefrologista indicou início de hemodiálise.

A respeito do quadro clínico relatado acima, julgue os itens a seguir.

Entre outros fatores, o balanço positivo de fluidos e a acidose metabólica devem ter sido critérios para indicação da hemodiálise pelo nefrologista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relacionados a distúrbios metabólicos e insuficiência renal.

Caso um paciente seja vítima de esmagamento do membro inferior esquerdo, e os exames laboratoriais apresentem CPK = 5.200 UI/L, nessa situação, para proteção da função renal desse paciente, deve-se garantir um bom débito urinário com as seguintes medidas: reposição volêmica intensa, uso de diuréticos de alça e acidificação da urina.

  • C. Certo
  • E. Errado

As infecções são causas freqüentes e importantes de morbidade e mortalidade no período neonatal. Cerca de 2% dos fetos são infectados in utero, enquanto 10% dos recém-nascidos apresentam infecção no primeiro mês de vida. Ampla variedade de agentes microbianos infecta o recém-nascido, incluindo-se bactérias, vírus, fungos, protozoários e micoplasmas. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

A infecção ocorrida no primeiro trimestre pode alterar a embriogênese.

  • C. Certo
  • E. Errado

         Uma paciente com 25 anos de idade apresenta quadro de asma e está preocupada porque sempre trata das crises no prontosocorro e, quando recebe alta, nada lhe é receitado. Relatou que os sintomas ocorrem em torno de uma vez por mês e, raramente, à noite. Além disso, nunca houve a necessidade de hospitalizar-se ou faltar ao trabalho. O exame físico não apresentou alterações.

Diante dos fatos expostos nesse quadro clinico, seria correto

dar conhecimento à paciente sobre os aspectos básicos da doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher de 52 anos de idade procurou assistência médica, relatando que, há 4 meses, passou a apresentar dispnéia aos grandes esforços, que evoluiu para os médios esforços, tosse seca noturna e, há uma semana ao realizar grande esforço físico, apresentou episódio de queda ao solo com perda súbita e transitória da consciência com duração de 4 minutos. Disse que desde a infância foi informada de que tinha "problema cardíaco congênito" porém sem maior repercussão. Negou hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo e etilismo. O exame clínico mostrou pressão arterial de 95 mmHg × 65 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm; pulmões com murmúrio vesicular fisiológico e presença de discretos estertores em terço inferior de ambos hemitóraces; ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, impulsividade aumentada — cupuliforme —, palpase também frêmito sistólico na base do pescoço; à ausculta, o ritmo cardíaco era regular em 3 tempos (B4), com sopro sistólico rude, ejetivo, de grau 5 (classificação de Levine), mais bem audível no foco aórtico, irradiado para base do pescoço, carótidas e região interescapulovertebral direita, e que reduz de intensidade durante a manobra de preensão manual (hand-grip); pulsos arteriais palpáveis e com amplitude diminuída; abdome livre, sem visceromegalias. Extremidades sem edemas. Eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal, sinais de sobrecarga do átrio e do ventrículo esquerdos, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular e a radiografia de tórax mostrou índice cardiotorácico de 0,50; discreta congestão pulmonar no terço inferior de ambos os campos pulmonares, borramento peri-hilar e retificação leve do segundo arco cardíaco.

Considerando os dados disponibilizados no quadro clínico acima descrito, julgue os itens de 142 a 147.

Do ponto de vista cardiovascular, é possível caracterizar os diagnósticos de estenose aórtica e insuficiência ventricular esquerda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa mulher de 35 anos que apresenta poliartralgia febril, seguida de tenosinovite com artrite em punhos e pápulas em extremidades, o tratamento empírico mais indicado é a introdução de

  • A.

    prednisona.

  • B.

    ceftriaxone.

  • C.

    indometacina.

  • D.

    penicilina G.

  • E.

    methotrexate.

Pacientes que sofreram grande perda ponderal após cirurgia bariátrica têm como objetivo a retirada do excesso de pele e panículo adiposo decorrente dessa grande perda de peso, que, em alguns casos, constitui uma cirurgia higiênica. A planificação e a ordem das cirurgias são seguidas conforme a indicação médica e as queixas de cada paciente. Com relação ao tratamento cirúrgico nesse tipo de quadro, julgue os itens a seguir.

A abdominoplastia em âncora é indicada quando existe hernia incisional, quando há cicatriz mediana, ou mesmo em pacientes que não apresentam cicatriz mediana, mas que necessitam de ressecção de grande quantidade de pele e tração de grandes vetores para melhor contorno corporal.

  • E. Errado
  • C. Certo
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...