Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A prescrição de oxigenoterapia domiciliar é hoje considerada medida essencial para se obter maior sobrevida dos portadores de DPOC. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Nos portadores de cor pulmonale, o oxigênio suplementar está indicado a partir de níveis de SpO2 abaixo de 80%.O músculo que está relacionado à epicondilite lateral do cotovelo é o
extensor dos dedos.
extensor radial curto do carpo.
extensor radial longo do carpo.
supinador.
ancôneo.
O glaucoma primário de ângulo aberto está associado a
envelhecimento e raça negra.
asma e história familiar.
asma e diabetes.
dacriocistite crônica.
Um casal não obtém concepção após dois anos de relações sexuais freqüentes desprotegidas. O espermograma do marido evidencia número e mobilidade de espermatozóides abaixo do normal. A esposa não tem antecedentes de dismenorréia ou infecções pélvicas, mas relata ciclos menstruais longos e irregulares. Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, a respeito da avaliação e do tratamento do casal em questão.
Em mulheres com anovulação crônica, o uso de FSH recombinante associa-se a menor risco de hiperestimulação ovariana, comparado ao citrato de clomifeno.
Um senhor com 58 anos de idade deu entrada no prontosocorro com quadro de tosse com secreção amarelada, temperatura de até 40 ºC, queda do estado geral, levemente desidratado e hipotenso (PA = 90 mmHg × 60 mmHg). No leucograma, foram observados 18.000 leucócitos por 1 mm3, com 20% de bastões. Foi diagnosticada pneumonia lobar, inicialmente tratada com esquema de antibióticos, suporte de hidratação venosa e analgésicos. Nas doze horas seguintes, evoluiu com oligúria e a creatinina sérica de entrada, que era de 1,2 mg/dL, subiu para 1,9 mg/dL, apesar da hidratação. O estado geral do paciente piorou, tendo evoluído para insuficiência respiratória aguda, razão por que o paciente foi entubado, colocado no respirador e transferido para a unidade de terapia intensiva. Na hemocultura colhida no dia de entrada, houve crescimento de cocos gram-positivos. Nas doze horas subseqüentes, o paciente permaneceu oligúrico (diurese de 130 mL em 12 horas), sendo sua pressão arterial mantida em 100 mmHg × 60 mmHg em uso de drogas vasoativas e com balanço positivo de líquidos de 1.600 mL. A creatinina sérica, então, aumentou para 2,3 mg/dL, o potássio sérico, para 6,7 mEq/L e o bicarbonato sérico, para 11 mmol/L. No parecer, o nefrologista indicou início de hemodiálise.
A respeito do quadro clínico relatado acima, julgue os itens a seguir.
A hiperpotassemia observada pode provocar alterações eletrocardiográficas, como o rebaixamento da onda T e o encurtamento do complexo QRS, sendo corrigida com o início da diálise.
Julgue os próximos itens, relacionados a distúrbios metabólicos e insuficiência renal.
Para um paciente internado na UTI, devido a choque cardiogênico cujo quadro evolua para insuficiência renal oligúrica e hipercalemia significativa (potássio sérico de 6,5 mEq/dL), devem ser indicados insulina e glicose intravenosos (IV), bicarbonato de sódio (IV) e beta dois agonistas inalatórios, devendo-se, também, iniciar simultaneamente o tratamento dialítico.
As infecções são causas freqüentes e importantes de morbidade e mortalidade no período neonatal. Cerca de 2% dos fetos são infectados in utero, enquanto 10% dos recém-nascidos apresentam infecção no primeiro mês de vida. Ampla variedade de agentes microbianos infecta o recém-nascido, incluindo-se bactérias, vírus, fungos, protozoários e micoplasmas. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
A infecção transplacentária do feto só ocorre até o quarto mês de gestação.
A respeito dos quadros de infecções urinárias, julgue os itens de 106 a 110.
Os homens, de maneira geral, são mais suscetíveis a contrair tais infecções que as mulheres.
Uma senhora de 70 anos de idade foi levada para atendimento médico emergencial em decorrência de náuseas, vômitos e sonolência há 10 horas. Ela informou ao médico que há 4 dias estava apresentando diarréia aquosa, com grande volume de fezes, sem sangue, com muco, com cerca de 20 evacuações por dia, sem febre. A avaliação clínico-laboratorial permitiu ao médico assistente fazer os diagnósticos de desidratação e insuficiência renal aguda do tipo pré-renal. O eletrocardiograma convencional realizado na admissão mostrou taquicardia sinusal com períodos de ritmo idioventricular acelerado, freqüência ventricular média de 100 bpm, alargamento do intervalo QRS e ondas T simétricas, apiculadas e de grande amplitude.
Com base nessa situação clínica, julgue os itens seguintes.
A paciente em questão deve receber N-acetilcisteína, por via oral, por 48 horas, profilaticamente, pois conforme estudos científicos atuais essa medicação evita a progressão da nefropatia em pacientes idosos, sem lesão renal prévia.
Entre um teste diagnóstico mais sensível ou mais específico, o de maior sensibilidade é desejado quando
o tratamento pode ter efeitos adversos graves.
o falso positivo pode acarretar problema psicológico sério para o paciente.
o conhecimento da não-existência da doença tem grande valor para a saúde pública.
a doença é séria e não pode passar despercebida.
a doença não tem tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...