Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pacientes que sofreram grande perda ponderal após cirurgia bariátrica têm como objetivo a retirada do excesso de pele e panículo adiposo decorrente dessa grande perda de peso, que, em alguns casos, constitui uma cirurgia higiênica. A planificação e a ordem das cirurgias são seguidas conforme a indicação médica e as queixas de cada paciente. Com relação ao tratamento cirúrgico nesse tipo de quadro, julgue os itens a seguir.
A ressecção de todo excesso de pele dos pacientes com maciça perda ponderal ajuda na restauração de seu padrão metabólico.
Uma paciente de 56 anos de idade, sem nenhuma queixa anterior, deu entrada em um pronto-socorro com queixa de dor no hemiabdome esquerdo, febre e alteração do ritmo intestinal há 48 horas. O exame revelou tumor no quadrante inferior esquerdo do abdome.
Tendo como referência esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Caso esse paciente apresente doença diverticular, é provável, segundo dados estatísticos, que ela esteja localizada no cólon proximal.
Julgue os itens a seguir, relativos ao papilomavírus humano (HPV).
I A coilocitose é mais facilmente observada nas lesões intraepiteliais de alto grau, podendo estar ausente nas lesões intraepiteliais de baixo grau.
II As técnicas moleculares de identificação do HPV conseguem subtipar o vírus em alto risco e baixo risco.
III A associação com o HIV torna a progressão das lesões relacionadas ao HPV mais rápida e agressiva.
Estão certos os itens
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
A furosemida
é contraindicada em pacientes alérgicos à glibenclamida.
não deve ser utilizada em pacientes com hiponatremia.
é o diurético de escolha para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica.
não causa hiperglicemia, ao contrário dos tiazídicos.
aumenta agudamente o retorno venoso.
Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos ligados à perícia em auditoria.
O médico, quando designado para a função de auditor, deve apresentar-se ao diretor técnico ou substituto da unidade de saúde antes de submeter os pacientes internados à perícia médica.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 70 anos de idade, com sintomas do trato urinário inferior e sem tratamentos prévios, julgue os itens subseqüentes.
Os bloqueadores alfa-adrenérgicos de longa duração de ação demonstraram ser seguros e eficazes no tratamento da hiperplasia benigna da próstata.
A estrutura físico-funcional de um hospital abrange suas vias de acesso, circulação, sinalização e fluxo. Em relação a isso, o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar define padrões de níveis crescentes de exigências que vão de 1 a 3. Acerca dessas exigências, julgue os itens que se seguem.
Não é obrigatória a sinalização nas áreas externas do hospital, mas a sinalização interna deve ser de fácil entendimento.
Procedimentos simples podem reduzir substancialmente a exposição de pacientes e do público em geral à radiação. Relativamente a essas condutas de radioproteção, julgue os itens de 59 a 63.
A presença de acompanhantes durante os procedimentos radiológicos é permitida, desde que o paciente seja menor de idade ou que ela seja solicitada pelo paciente, salvo se o acompanhante for menor.
São aspectos demográficos e epidemiológicos relacionados ao Transtorno Conversivo:
predomínio de mulheres; baixo nível sócio-econômico; indivíduos com pouca educação.
baixa prevalência; indivíduos com sofisticação psicológica; proporção igual entre homens e mulheres.
predomínio de homens; idade precoce; padrão familiar presente.
padrão familiar presente; proporção igual entre homens e mulheres; baixo nível sócio-econômico.
predomínio de mulheres; indivíduos com sofisticação psicológica; idade precoce.
Os antipsicóticos atuam em diversos neuroreceptores. O receptor mais importante no controle dos sintomas positivos da esquizofrenia e as vias neuronais envolvidas nos efeitos terapêuticos dos neurolépticos são, respectivamente:
ação parcial dopaminérigica em D4; vias histaminérgicas e mesocorticais.
ação dopaminérgica D1, D2, D4 e D5; vias adrenérgicas e límbicas.
agonista dopaminérgico em D4; vias mesolímbicas e mesocorticais.
agonista dopaminérigo em D2; vias nigroestriatais e mesocorticais.
antagonismo dopaminérgico D2; vias mesolímbicas e mesocorticais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...