Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 56 anos de idade, sem nenhuma queixa anterior, deu entrada em um pronto-socorro com queixa de dor no hemiabdome esquerdo, febre e alteração do ritmo intestinal há 48 horas. O exame revelou tumor no quadrante inferior esquerdo do abdome.
Tendo como referência esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O quadro clínico descrito é característico de diverticulite aguda, que poderá evoluir para perfuração ou obstrução intestinal.
A nomenclatura brasileira é fruto da discussão de especialistas nacionais à luz da evolução científica e das peculiaridades da assistência em saúde de nosso país. Apesar de ainda usadas por raros laboratórios no país, as classificações de Papanicolaou (1943) e de Reagan (1953) são imprecisas, com baixa correlação com as demais. As classificações de Richart (1967), Bethesda (1988 revisada em 1997) e a Brasileira (2006) possuem melhor correlação entre si e ainda são largamente usadas. As opções a seguir contêm listagens de lesões com denominações pelas classificações de Richart, Bethesda (1997) e brasileira, nesta ordem. Assinale a opção com a correspondência mais adequada entre as classificações.
NIC I – lesão intraepitelial escamosa de baixo grau – lesão intraepitelial de baixo grau (em células escamosas).
NIC II – displasia moderada – lesão intraepitelial de alto grau.
ASCUS – displasia leve – alterações celulares atípicas não podendo excluir lesão de alto grau
Classe I – inflamatório, ausência de displasia – alterações celulares benigna
Com relação à imunobiologia, julgue os próximos itens.
As imunoglobulinas, em princípio, são muito superiores às vacinas, mesmo as específicas. A vantagem principal das vacinas é a rapidez de proteção por elas conferida.
De acordo com os resultados dos estudos PIOPED I e II, o exame abaixo que, quando normal EXCLUI o diagnóstico de embolia pulmonar, seja qual for a probabilidade pré-teste, é:
angio-ressonância magnética.
gradiente alvéolo-arterial.
cintilografia de ventilação-perfusão pulmonar.
tomografia computadorizada de tórax helicoidal.
ecocardiograma.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 70 anos de idade, com sintomas do trato urinário inferior e sem tratamentos prévios, julgue os itens subseqüentes.
Para esse tipo de problema, o tratamento medicamentoso apresenta complicações menores e reversíveis, contudo não foi observada, nas últimas duas décadas, redução do número de ressecções transuretrais da próstata.
Acerca das técnicas de precaução e isolamento, que variam de acordo com o tipo de patógeno que acomete o paciente e(ou) os profissionais de saúde, julgue os itens subseqüentes.
O uso de máscara comum por todo profissional que realize procedimentos em pacientes que expelem aerossóis é uma das precauções respiratórias adequadas nesse caso.
Considerando os aspectos normativos dos princípios de radioproteção individual e ambiental, julgue os itens seguintes.
Os serviços de radiologia devem contar com um auxiliar de enfermagem treinado para conter, confortar ou ajudar pacientes durante os procedimentos radiológicos, o qual deve usar, obrigatoriamente, vestimentas de proteção individual.
Com relação à Cleptomania, considere as afirmativas abaixo.
I. O DSM-IV-TR coloca como um de seus critérios para diagnóstico um fracasso recorrente em resistir aos impulsos de furtar objetos que são necessários para o uso pessoal ou por seu valor monetário.
II. O furto pode ser cometido para expressar raiva ou vingança, ou em resposta a um delírio ou alucinação.
III. A proporção entre os sexos é desconhecida, mas o transtorno parece ser mais comum entre as mulheres.
IV. A taxa estimada de cleptomania varia de 3,8 a 24% dos indivíduos detidos por furtos.
Estão corretas APENAS as alternativas
II e III.
III e IV.
I e III.
II e IV.
I e IV.
Em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar é preciso associar, algumas vezes, dois estabilizadores de humor. Na associação de acido valpróico/divalproato e lamotrigina deve-se considerar que a dose de lamotrigina deve ser
reduzida devido ao aumento da meia-vida de eliminação; reduz o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
aumentada devido à redução da meia-vida de eliminação; reduz o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
aumentada devido à redução da meia-vida de eliminação; aumenta o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
reduzida devido ao aumento da meia-vida de eliminação; aumenta o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
mantida, uma vez que não há mudança da meia-vida de eliminação; aumenta o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
A asma pode ser definida como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. A IV Diretriz Brasileira para o Manejo da Asma (2006) propõe que o tratamento seja determinado pelo estado de controle da doença. Os parâmetros que indicam um estado de asma totalmente controlada, um ano após a prescrição do tratamento, incluem
emprego de B2 agonista de curta duração três vezes por semana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...