Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A prescrição de oxigenoterapia domiciliar é hoje considerada medida essencial para se obter maior sobrevida dos portadores de DPOC. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
É indicação clássica na prescrição de oxigenoterapia domiciliar a presença de PaO2 em quantidade menor ou igual a 55 mmHg em repouso.O teste de Gerber é utilizado para avaliar a função do músculo
supra-espinal.
infra-espinal.
redondo menor.
subescapular.
bíceps braquial.
No caso de um paciente diabético com edema macular clinicamente significativo,
é contra-indicada a realização de fotocoagulação com laser.
após a fotocoagulação com laser, a visão apresentará, com certeza, grande melhora.
o principal objetivo do tratamento deve ser preservar a acuidade visual do paciente, uma vez que alguns podem apresentar melhora da visão.
é obrigatória a realização de fotocoagulação imediatamente, já que se trata de uma emergência oftalmológica.
Um casal não obtém concepção após dois anos de relações sexuais freqüentes desprotegidas. O espermograma do marido evidencia número e mobilidade de espermatozóides abaixo do normal. A esposa não tem antecedentes de dismenorréia ou infecções pélvicas, mas relata ciclos menstruais longos e irregulares. Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, a respeito da avaliação e do tratamento do casal em questão.
Um espermograma alterado é suficiente para firmar o diagnóstico de fator masculino como contribuinte da infertilidade, não havendo necessidade de se repetir o exame.
Um senhor com 58 anos de idade deu entrada no prontosocorro com quadro de tosse com secreção amarelada, temperatura de até 40 ºC, queda do estado geral, levemente desidratado e hipotenso (PA = 90 mmHg × 60 mmHg). No leucograma, foram observados 18.000 leucócitos por 1 mm3, com 20% de bastões. Foi diagnosticada pneumonia lobar, inicialmente tratada com esquema de antibióticos, suporte de hidratação venosa e analgésicos. Nas doze horas seguintes, evoluiu com oligúria e a creatinina sérica de entrada, que era de 1,2 mg/dL, subiu para 1,9 mg/dL, apesar da hidratação. O estado geral do paciente piorou, tendo evoluído para insuficiência respiratória aguda, razão por que o paciente foi entubado, colocado no respirador e transferido para a unidade de terapia intensiva. Na hemocultura colhida no dia de entrada, houve crescimento de cocos gram-positivos. Nas doze horas subseqüentes, o paciente permaneceu oligúrico (diurese de 130 mL em 12 horas), sendo sua pressão arterial mantida em 100 mmHg × 60 mmHg em uso de drogas vasoativas e com balanço positivo de líquidos de 1.600 mL. A creatinina sérica, então, aumentou para 2,3 mg/dL, o potássio sérico, para 6,7 mEq/L e o bicarbonato sérico, para 11 mmol/L. No parecer, o nefrologista indicou início de hemodiálise.
A respeito do quadro clínico relatado acima, julgue os itens a seguir.
Na insuficiência renal aguda, é comum a ocorrência de acidose metabólica com anion gap (buraco de ânions) normal ou reduzido devido à perda de bicarbonato e retenção de cloretos.
Julgue os próximos itens, relacionados a distúrbios metabólicos e insuficiência renal.
Na hipernatremia relacionada à Diabetes insipidus de origem central, tanto a osmolalidade plasmática quanto a osmolalidade urinária estão altas.
A hipoglicemia pode ser definida tanto pelo nível sérico baixo de glicose quanto pela presença de manifestações neurológicas (letargia, coma, apnéia, convulsões) e simpaticomiméticas (palidez, palpitação, sudorese). A incidência de hipoglicemia no período neonatal é maior em recém-nascidos prematuros, em situações de hipotermia, de hipóxia, de diabetes materna e de restrição de crescimento intra-uterino. Com base nessas informações, julgue os itens de 101 a 104.
Embora raras, doenças genéticas como a galactosemia e a glicogenose hepática podem provocar tanto a hipoglicemia quanto a hiperglicemia, dependendo da idade gestacional do recém-nascido.
A respeito dos quadros de infecções urinárias, julgue os itens de 106 a 110.
A presença de hematúria pode decorrer de infecção pelo Mycobacterium tuberculosis.
Uma senhora de 70 anos de idade foi levada para atendimento médico emergencial em decorrência de náuseas, vômitos e sonolência há 10 horas. Ela informou ao médico que há 4 dias estava apresentando diarréia aquosa, com grande volume de fezes, sem sangue, com muco, com cerca de 20 evacuações por dia, sem febre. A avaliação clínico-laboratorial permitiu ao médico assistente fazer os diagnósticos de desidratação e insuficiência renal aguda do tipo pré-renal. O eletrocardiograma convencional realizado na admissão mostrou taquicardia sinusal com períodos de ritmo idioventricular acelerado, freqüência ventricular média de 100 bpm, alargamento do intervalo QRS e ondas T simétricas, apiculadas e de grande amplitude.
Com base nessa situação clínica, julgue os itens seguintes.
Se, durante a evolução clínica, a paciente em questão apresentar, por exemplo, pericardite com risco de tamponamento cardíaco, convulsões, acidose metabólica de difícil manejo clínico ou encefalopatia, deve-se realizar terapia de substituição da função renal por meio de técnicas dialíticas.
Pacientes que sofreram grande perda ponderal após cirurgia bariátrica têm como objetivo a retirada do excesso de pele e panículo adiposo decorrente dessa grande perda de peso, que, em alguns casos, constitui uma cirurgia higiênica. A planificação e a ordem das cirurgias são seguidas conforme a indicação médica e as queixas de cada paciente. Com relação ao tratamento cirúrgico nesse tipo de quadro, julgue os itens a seguir.
As cirurgias plásticas devem ser iniciadas quando os pacientes estiverem com o peso estabilizado, mesmo que isto ocorra nos seis primeiros meses pós-operatórios após a gastroplastia redutora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...