Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O médico tem obrigação de quebrar o sigilo profissional nos seguintes casos, EXCETO:
Uma paciente de 28 anos conta ao seu médico que foi vítima de estupro, leva à consulta o exame de corpo de delito realizado pelo Instituto Médico Legal da localidade, conhece o agressor, mas não aceita denunciá-lo.
Um paciente pedófilo sai da consulta afirmando ao médico que, naquela tarde, ao chegar em casa, terá relações sexuais com seu sobrinho de 5 anos.
Um paciente com epilepsia, que não segue o tratamento proposto pelo médico, tem apresentado crises convulsivas pelo menos três vezes durante a semana e continua trabalhando como motorista de ônibus.
Uma paciente leva uma arma à consulta médica e afirma que, na manhã do dia seguinte, ao encontrar seu chefe no trabalho irá assassiná-lo, já tendo planejado o local e a hora do crime.
Uma criança é vítima de maus tratos físicos impostos por seus pais, que todos os dias a amarram ao pé da cama, restringindo suas refeições ao café da manhã e queimando com pontas de cigarro seus dedos, sempre que julgam necessário para educá-la.
Com relação ao Tratamento da Depressão, analise:
I. As estratégias utilizadas quando um paciente não responde ao tratamento com antidepressivo consiste em: aumento de dose; potencialização; associação de antidepressivos; troca de antidepressivo.
II. A resposta a tratamento agudo com antidepressivo ocorre, em geral, entre 2 a 4 semanas após a dose terapêutica.
III. O tratamento de continuação reduz o risco de recorrência.
IV. O tratamento de manutenção reduz a taxa de recaída.V. A dose efetiva do tratamento de continuação e de manutenção deve ser a mesma do tratamento agudo.
Pode-se concluir que
II e V, apenas, estão incorretas.
I e II, apenas, estão corretas.
III e IV, apenas, estão incorretas.
V, apenas, está incorreta.
I, apenas, está correta.
Com relação à ressuscitação cardiopulmonar, julgue os itens seguintes.
As atuais recomendações são de que o socorrista deve manter massagens cardíacas continuamente com uma freqüência máxima de 50 massagens por minuto, com pausas para a ventilação.
A lesão do anel pélvico, classificada como do tipo B1 da classificação de Tile, corresponde à
fratura dos dois ramos púbicos.
fratura transversa do sacro ou do cóccix.
lesão da sínfise púbica associada à luxação sacroilíaca.
lesão por compressão lateral.
lesão em rotação externa do tipo "livro aberto".
Uma mulher de 51 anos de idade procurou o ambulatório de ginecologia para consulta de rotina. Refere ciclos menstruais irregulares no último ano, tendo a última menstruação ocorrido cinco meses antes, e relata ondas de calor eventuais, que não chegam a incomodá-la. Nega ter dispareunia ou alterações do humor. Nega tabagismo ou uso regular de álcool. Refere uso freqüente de corticóides no último ano, para tratamento de crises de asma. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico de menopausa pode ser firmado.
A hipotonia congênita benigna não é uma doença, mas uma expressão descritiva aplicada a crianças que apresentam hipotonia muscular não progressiva e de causa desconhecida. Nesse caso, não há envolvimento dos nervos cranianos. Julgue os itens seguintes, relativos à hipotonia congênita benigna.
A hipotonia nunca persiste na idade adulta.
Um homem com 43 anos de idade encontra-se em programa de hemodiálise de manutenção três vezes por semana, com sessões de 4 horas, dialisador de polissulfona, acesso vascular por fístula arteriovenosa, ultrafiltração controlada e banhos de bicarbonato. Tem ganho de peso interdialítico de 3 kg e peso seco de 72 kg. É hipertenso crônico e faz uso de bloqueador de canal de cálcio amlodipina 10 mg ao dia. No último mês, vem apresentando hipotensão arterial após a terceira hora de diálise. Sua hemoglobina é de 12 g/dL.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Uma das causas de hipotensão na diálise é a rápida remoção de volume por uma taxa elevada de ultrafiltração, prescrita para tratar um ganho de peso interdialítico elevado.
Julgue os itens subseqüentes com relação à ventilação mecânica.
A hipercapnia é uma contra-indicação à ventilação não invasiva em paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica descompensada por traqueobronquite.
A doença da membrana hialina ocorre primariamente no recémnascido prematuro. Sua incidência é inversamente proporcional à idade gestacional e ao peso ao nascimento. Aparece em 60% a 80% dos recém-nascidos com menos de 28 semanas. O risco da doença é menor em gestantes hipertensas, que fazem uso de medicamentos opiáceos ou de corticosteróides. A freqüência da doença é maior em filhos de mães diabéticas que tiveram gravidez gemelar e parto cesáreo. Considerando as características da doença descrita, julgue os seguintes itens.
A radiografia de pulmão do recém-nascido com doença da membrana hialina mostra imagens microgranulares de condensação e broncograma aéreo, que são patognomômicas da doença.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
Os cumarínicos promovem bloqueio do metabolismo da vitamina K, com conseqüente redução da produção dos fatores II, VII, IX e X.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...