Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As gamopatias monoclonais são doenças clonais hematológicas caracterizadas pela produção anormal de imunoglobulina referida como proteína M. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens que se seguem.
A macroglobulinemia de Waldenstrom é uma doença linfoproliferativa maligna caracterizada por produção aumentada de imunoglobulina da classe IgG.
Diante de um paciente com 79 anos, internado pelo serviço de pneumologia, que evolui com alucinações visuais, desorientação têmporo-espacial e agitação psicomotora, especialmente ao entardecer, o diagnóstico mais provável é:
Delirium.
Depressão psicótica.
Transtorno de pânico.
Psicose reativa breve.
Demência multi-infarto.
Em relação ao hipercortisolismo endógeno, assinale a opção que apresenta o exame complementar não indicado para sua confirmação.
ACTH plasmático
cortisol salivar às 23 horas
cortisol livre urinário
teste de supressão com dexametasona 1 mg
Em um paciente com diagnóstico de doença de Graves que inicia o seu tratamento com propiltiouracil, o conjunto de exames mais indicados para avaliar o controle da doença e os possíveis efeitos colaterais do medicamento, são:
T3, T4 e TSH.
TSH, T3, T4 e hemograma completo.
TSH, hemograma completo e transaminases.
TSH e hemograma completo.
T4, TSH e transaminases.
Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.
Diante desse quadro clínico, o médico deve
recomendar o início de mudanças no estilo de vida do paciente.
Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.
Com base nas informações do quadro clín
Nessa situação clínica, a hipotermia decorre da redução do metabolismo dos carboidratos, que, por sua vez, se deve ao aumento dos níveis séricos de glucagon e à produção de energia a partir de corpos cetônicos.
A opção terapêutica inicial nos casos de adulto com asma persistente leve é:
Teofilina de liberação lenta.
Corticóide inalatório.
Tiotrópio.
Corticóide de depósito.
Somente beta 2 de curta duração quando necessário.
Um homem com 58 anos de idade submeteu-se a tratamento para seborréia em diversas áreas do rosto durante vários anos. O filho e a sobrinha possuíam patologia semelhante. Ao exame clínico, o homem apresentava o nariz espesso, com protuberâncias violáceas, eritema na pele e telangiectasias, principalmente em sua metade inferior. O diagnóstico clínico foi o de rinofima.
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
No quadro clínico descrito, se o tratamento escolhido for a ressecção do tecido excedente com bisturi frio, deve-se realizar enxertia imediata para cobertura da área cruenta.
Um paciente de 61 anos de idade, tabagista e etilista inveterado há vários anos, procurou médico, com queixas de emagrecimento, diarréia e dor abdominal. Relatou ser portador de diabetes controlada com hipoglicemiante oral.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Não é necessário que o uso do hipoglicemiante oral seja interrompido se houver indicação cirúrgica para esse paciente.
Acerca das doenças traqueoesofagianas associadas a ventilação mecânica prolongada e uso de sonda em esôfago, julgue os itens a seguir.
A estenose traqueal pode ocorrer com período de entubação igual ou superior a 48 horas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...