Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A esclerose múltipla (MS) é doença crônica, remitente, caracterizada por lesões múltiplas da substância branca do sistema nervoso central, que são separadas quanto ao tempo de ocorrência e localização. A causa da MS é desconhecida, mas sabe-se que há interação de fatores genéticos, imunológicos e infecciosos na origem da doença. A respeito dessa enfermidade, julgue os itens a seguir.
A MS é doença freqüente na criança e se inicia, na maioria das vezes, antes de dez anos de idade.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
As alterações do cálcio e fósforo e o PTH elevado sugerem diagnóstico de hiperparatireoidismo secundário.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
A irradiação de hemocomponentes previne a reação enxerto-contra-hospedeiro por meio da inativação dos linfócitos T e está indicada, exclusivamente, nos casos de pacientes candidatos ou submetidos a transplante de medula óssea.
As anemias hemolíticas resultam de mecanismos hereditários ou adquiridos e são caracterizadas por redução da vida média das hemácias. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
Entre as anemias hemolíticas hereditárias por defeito na membrana, pode-se citar a hemoglobinúria paroxística noturna.
O agente causal do condiloma acuminado é:
Adenovírus.
Pox vírus.
Herpes vírus.
Papilomavírus.
Epstein Barr vírus.
Um paciente de 40 anos de idade, branco, casado, natural e procedente de Brasília, foi atendido em consultório apresentando queixa de dispnéia, inicialmente, em grandes esforços e, atualmente, em repouso (evolução de 3 semanas), associada a ortopnéia e dispnéia paroxística noturna. Relata, ainda, edema de MMII há 1 semana. Até a data do início dos sintomas era um indivíduo saudável, referindo apenas poliúria e polidipsia há 6 meses, com perda ponderal de 5 kg no período, além da diminuição da libido e potência sexual há 2 anos, atribuídas ao estresse profissional. Nega história de hipertensão, coronariopatia ou DM na família. Ao exame, apresenta-se em REG, dispnéia leve, hidratado, descorado ++/4, acianótico, anictérico e afebril. Percebe-se pele de tom bronzeado. O paciente relata que vem apresentando escurecimento da pele nos últimos 2 anos. IMC = 23 kg/m 2 . Tireóide normopalpável. Turgência jugular a 45.º AR: MVF, com creptos em ambas as bases. ACV: RCR 3T (B4), bulhas normofonéticas, SS +/6 em FT, sem irradiação. FC: 126 BPM. PA: 110 mmHg/70 mmHg. Abdome: plano, normotenso, com hepatimetria de 18 cm. Fígado a 6 cm do RCD, doloroso à palpação, borda romba, consistência endurecida, superfície micronodular. Traube ocupado. Baço impalpável. Sem evidências de ascite. Genitália: masculina, testículos tópicos. TD e TE com aproximadamente 3,5 cm no maior diâmetro (N: 4,5 a 6 cm). Extremidades: edema ++/4.
Tendo com referência o quadro clínico acima e os dados apresentados, assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável.
síndrome de Nelson
doença de Addison
hemocromatose
sarcoidose
Em relação à Obesidade e Sobrepeso na mulher, assinale a alternativa INCORRETA:
As alterações cardiovasculares se sobressaem entre as modificações relevantes que decorrem do ganho de peso. O risco de coronariopatia está aumentado três vezes nas mulheres com IMC maior que 29 Kg/m2.
O hiperinsulinismo promove a lipólise como alternativa de fonte de energia, aumentando a trigliciridemia e diminuindo os níveis de HDL-2.
O hiperinsulinismo promove a proliferação da camada muscular das arteríolas, favorecendo a hipertensão arterial sistêmica e a deposição lipídica na parede vascular.
O hiperinsulinismo promove aumento hepático de fibrinogênio e do inibidor do ativador do plasminogênio (PAI-1), favorecendo a coagulabilidade sangüínea, potencializando o risco de trombose.
O hiperinsulinismo reduz a produção hepática das proteínas transportadoras dos esteróides sexuais (SHBG) e dos fatores de crescimento (IGFBP), com diminuição subseqüente dos níveis séricos de estradiol e aumento dos níveis séricos de testosterona.
Existem relatos da ocorrência de dengue no mundo há mais de 200 anos. Esse problema, que o Brasil vem enfrentando com maior intensidade a partir de 1980, atinge, hoje, o grau de epidemia em várias regiões do país. O conhecimento dos aspectos clínicos da doença é de fundamental importância para a contenção do problema. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Não há transmissão da doença por contato direto interhumano.
Julgue os itens a seguir, relativos a colelitíase.
Atualmente, o procedimento de escolha para pacientes com colelitíase sintomática é a colecistectomia videolaparoscópica.
Um homem de 45 anos de idade, procurou atendimento médico de emergência, onde recebeu o diagnóstico de oclusão arterial aguda do antebraço direito. Informou ter diagnóstico de arritmia cardíaca. Com relação a essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
A oxigenoterapia a 100% tem-se mostrado mais útil que o uso de agentes trombolíticos no tratamento desse tipo de pacientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...