Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 58 anos de idade submeteu-se a tratamento para seborréia em diversas áreas do rosto durante vários anos. O filho e a sobrinha possuíam patologia semelhante. Ao exame clínico, o homem apresentava o nariz espesso, com protuberâncias violáceas, eritema na pele e telangiectasias, principalmente em sua metade inferior. O diagnóstico clínico foi o de rinofima.
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
A rinofima corresponde ao estágio final da micose fungóide.
Considerando que um paciente de 25 anos de idade, vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal fechado, tenha dado entrada em um pronto-socorro, e que o exame físico nele realizado tenha revelado pressão arterial estável e mucosas hipocoradas, julgue os itens seguintes.
Caso apresente irritação peritoneal, esse paciente deverá ser submetido a tomografia computadorizada do abdome.
Acerca da avaliação e conduta no derrame para-pneumônico, julgue os itens subseqüentes.
Não se avalia volume de líquido pleural para indicação de drenagem pleural.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às neoplasias malignas da boca, julgue os itens a seguir.
Corresponde a mais de 90% a taxa de cura de pacientes com diagnóstico de T1 ou T2 de lábio, desde que não haja evidência de pescoço comprometido e o paciente seja tratado adequadamente por meio de cirurgia.
Em relação à hipertensão sistólica isolada do idoso, é correto afirmar que o tratamento
não deve incluir diurético.
diminui o risco de um evento vascular cerebral.
só deve ser instituído se houver outros fatores de risco coronário, como diabetes ou tabagismo.
deve ser iniciado com betabloqueador.
não altera a sobrevida.
De 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de AIDS no país. Segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência de infecção pelo HIV de 0,6% da população entre 15 e 49 anos. A respeito do comprometimento de sistemas nessa doença, julgue os itens a seguir.
Pacientes com HIV e hepatite viral concomitante devem receber medicamentos diferenciados para uma e outra virose, pois, até o presente momento, inexiste antiviral que permita co-tratamento.
Quanto ao suicídio, é INCORRETO afirmar:
Casamento reforçado por filhos parece diminuir de forma significativa o risco de suicídio. A taxa de suicídio é de 11 por 100 mil para pessoas casadas; as solteiras, que nunca se casaram, registram uma taxa global quase quatro vezes maior.
As taxas de suicídio aumentam com a idade. Entre os homens, os suicídios atingem o pico após os 45 anos; entre as mulheres, o maior número de suicídios completados ocorre após os 55 anos. Pessoas mais velhas tentam suicídio com menos freqüência do que as mais jovens, mas são consumados de forma mais efetiva.
Quanto mais alta a condição social de uma pessoa, maior o risco de suicídio, mas uma queda na condição social também aumenta o risco. O suicídio é mais alto entre os desempregados que entre pessoas empregadas. A taxa de suicídio aumenta durante recessões econômicas, e diminui durante épocas de alto emprego e guerras.
O risco de suicídio é alto entre pacientes com esquizofrenia. Até 10% morrem em decorrência do ato. O início da doença costuma ocorrer na adolescência ou no início da idade adulta, e a maioria dos pacientes que comete suicídio o faz durante os primeiros anos da condição; portanto, tendem a ser bastante jovens.
Fatores associados a doença e que contribuem para tentativas e suicídio consumado são: perda de mobilidade, em especial quando a atividade física é importante para a ocupação ou para a recreação; desfiguração, particularmente entre as mulheres; e dor crônica, intratável.
Diante da morte de vários macacos em áreas de matas periurbanas e da confirmação de um caso de febre amarela em ser humano, as autoridades de saúde pública de uma cidade da região Centro-Oeste recomendaram uma campanha de vacinação, como medida para se evitar a febre amarela urbana. Uma mãe dessa região levou seu filho de 6 meses ao centro de saúde, onde foi observado que, ao nascer, ele havia recebido apenas as vacinas de BCG e contra a hepatite B. Acerca da vacinação, em especial contra a febre amarela, assinale a opção correta tendo como referência a situação descrita.
Além da vacina contra a febre amarela, a criança deve receber as primeiras doses das vacinas PVO, DPT+ HiB e a segunda dose da vacina contra hepatite B.
Por ter apenas 6 meses, a criança não pode ser vacinada contra a febre amarela.
A eficácia da vacina contra a febre amarela é de 60%, e o início da proteção se faz a partir de duas semanas da aplicação.
Se a mãe foi vacinada contra a febre amarela há nove anos, há necessidade, nesse momento, de uma nova dose de reforço.
Um adolescente, previamente hígido, procurou o médico com dor de garganta, mal-estar geral e febre há uma semana. Há 3 dias, usa amoxicilina por indicação médica. Há um dia, apareceram manchas vermelhas em seu corpo, e ele está febril e com a garganta avermelhada. O médico observou micropoliadenopatia cervical posterior, fígado e baço palpáveis a 2 cm dos rebordos costais e a presença de máculas e pápulas de 1 cm a 2 cm na face, no tronco e nas membros. O exame da orofaringe mostrou uma membrana exsudativa em ambas as amígdalas.
Julgue os itens seguintes, acerca do quadro clínico acima apresentado.
O monoteste é o exame padrão-ouro para confirmar ou afastar o diagnóstico.
Constituem fatores de risco para o desenvolvimento de câncer gástrico as condições abaixo, EXCETO:
gastrectomia parcial prévia.
úlcera péptica.
anemia perniciosa.
gastrite atrófica crônica com metaplasia intestinal.
infecção pelo H. pylori.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...