Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no traçado eletrocardiográfico mostrado acima (derivação D2, velocidade do papel = 25 mm/s, calibração1 cm = 1 mV), julgue os itens seguintes.
A cardioversão elétrica está contra-indicada no tratamento dessa arritmia, mesmo que ela seja sustentada e esteja associada à instabilidade hemodinâmica.
Ainda com base no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, julgue os itens a seguir, acerca da administração do centro cirúrgico e do serviço de enfermagem do hospital.
O enfermeiro é obrigado a registrar, no prontuário do paciente, os procedimentos referentes às prescrições médicas e, também, os controles pertinentes ao domínio da enfermagem.
No que concerne à pedofilia, é INCORRETO afirmar:
A maioria dos molestamentos de crianças envolvem toques genitais ou sexo oral. A penetração vaginal ou anal ocorre com pouca freqüência, exceto em casos de incesto.
A pedofilia envolve impulsos ou excitação sexual recorrentes e intensos em relação a crianças de 13 anos de idade ou menos por um período de pelo menos seis meses. Pessoas com a condição têm, no mínimo, 16 anos de idade e pelo menos cinco anos a mais do que suas vítimas.
Os criminosos relatam que, quando tocam uma criança, a maioria (60%) das vítimas são meninas. Noventa e nove por cento dos casos de vitimização de crianças sem toque, tais como espiar por janelas e exibicionismo, são perpetrados contra meninos.
Noventa e cinco por cento dos pedófilos são heterossexuais, e 50% tinham consumido álcool em excesso no momento do incidente. Além da pedofilia, um número significativo dos perpetradores está ou já esteve envolvido com exibicionismo, voyeurismo ou estupro.
Quando o indivíduo está no final da adolescência e envolvido em um relacionamento sexual contínuo com uma criança com 12 ou 13 anos de idade, o diagnóstico não é feito.
Acerca dos problemas hematológicos na infância, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Uma recém-nascida apresentou sangramento no coto umbilical, na urina e pela vagina, no quarto dia de vida. Nesse quadro clínico, deve-se excluir o diagnóstico clínico de hemofilia.
Nefrite intersticial aguda associa-se principalmente a
vasculite sistêmica desencadeada por doença autoimune.
sarcoidose.
drogas.
hepatite C.
infecções, tais como leptospirose e pneumonia por Legionella sp.
Um paciente de 18 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro com queixas de dispnéia ao repouso, dificuldade de falar palavras, sensação de opressão torácica e sibilância torácica. Informou ter diagnóstico de "bronquite" com várias crises por mês. No exame clínico, verificou-se paciente agitado, com freqüência respiratória de 32 irpm, freqüência cardíaca de 125 bpm, usando musculatura respiratória acessória e, na ausculta pulmonar, verificaram-se sibilos inspiratórios e expiratórios difusos. Foi realizada espirometria, que mostrou 48% do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF 1 ) previsto para idade, sexo e altura.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens de 86 a 91.
Recentemente, foi demonstrado grande benefício, a curto e longo prazo, do uso da combinação entre os gases hélio e oxigênio (o heliox), no tratamento dessa forma de expressão clínica.
Em populações submetidas a situações de emergência, a segurança nutricional é foco de interesse. Utilizam-se mecanismos de triagem populacional que caracterizam níveis de carência de macronutrientes e micronutrientes para sua devida assistência imediata. Julgue os itens a seguir, relacionados à identificação de carências nutricionais.
Fraqueza muscular e incapacidade funcional articular são características de carência de vitamina C, geralmente associada à carência de vitamina K, que possui mecanismo de absorção semelhante ao da vitamina C e é responsável por sangramentos nesses casos.
O transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é o distúrbio comportamental mais comum na infância. É um dos problemas crônicos de saúde mais prevalentes entre escolares. É caracterizado por falta de atenção, conduta distraída, dificuldade de fixar e manter a atenção, baixa capacidade de controlar os estímulos recebidos e hiperatividade motora. Acerca do TDAH, julgue os itens que se seguem.
O uso prolongado de metilfenidato para tratamento do TDAH causa dependência química e predispõe ao abuso de drogas ilícitas pelo adolescente.
Uma mulher de 32 anos de idade apresentou, nos últimos dois anos, 8 episódios repetidos de dor lombar à direita, com febre e calafrios, acompanhados de disúria e urina turva. No último episódio, há um mês, foi tratada com ciprofloxacino e analgésicos, apresentando boa resposta, porém com a persistência de leve desconforto no flanco direito. Ela foi submetida a exame ultra-sonográfico que mostrou grande cálculo coraliforme à direita, com moderada dilatação pielocalicial do mesmo lado.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a esse quadro clínico.
No tratamento do cálculo apresentado pela paciente, recomenda-se alcalinizar a urina com a utilização de citrato de potássio.
Os linfomas representam um importante, complexo e heterogêneo grupo de distúrbios proliferativos clonais malignos originados a partir de linfócitos B ou T, cuja taxa de incidência anual tem um incremento médio de 4% ao ano. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
Em pacientes com linfoma de Hodgkin, as presenças de hemoglobina menor que 10,5 g/dL, leucócitos maior que 15.000/mm3 e albumina menor que 4 g/dL representam fatores de prognóstico desfavorável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...