Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda com base no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, julgue os itens a seguir, acerca da administração do centro cirúrgico e do serviço de enfermagem do hospital.
A supervisão por enfermeiro deve ser contínua, sistematizada e executada por profissional habilitado para atuar nas diferentes áreas do hospital.
Com relação às síndromes de retardo mental, a associação correta entre as síndromes e suas respectivas características ocorre em:
2-b; 4-e; 5-c.
1-d; 2-e; 4-a.
2-b; 3-e; 5-a.
1-d; 3-e; 5-c.
3-e; 4-c; 5-a.
Acerca dos problemas hematológicos na infância, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Um recém-nascido apresentou icterícia com menos de 24 horas de vida. Na investigação diagnóstica, obtiveram-se os seguintes resultados: da mãe, tipagem sanguínea - O negativo, Coombs indireto - negativo; do recém-nascido, tipagem sanguínea - A positivo; Coombs direto negativo; teste do eluato positivo; bilirrubinas totais 15 mg%; bilirrubina direta - 1 mg%. Nesse quadro clínico, é correto afirmar que a icterícia da criança foi causada por doença hemolítica por incompatibilidade Rh.
Com relação ao curso das glomerulonefrite pós-estreptocócica, pode-se afirmar que
recuperação espontânea ocorre na maioria dos casos.
a remissão da insuficiência renal ocorre somente em pacientes que não apresentam crescentes na biópsia renal inicial.
insuficiência renal irreversível ocorre em cerca de 20% dos casos.
a freqüência de insuficiência renal crônica tem relação inversa com a precocidade do tratamento da infecção estreptocócica.
a duração da insuficiência renal, assim como a sua reversibilidade, dependem da rapidez com que se inicia imunossupressão com corticoesteróide.
Um paciente de 18 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro com queixas de dispnéia ao repouso, dificuldade de falar palavras, sensação de opressão torácica e sibilância torácica. Informou ter diagnóstico de "bronquite" com várias crises por mês. No exame clínico, verificou-se paciente agitado, com freqüência respiratória de 32 irpm, freqüência cardíaca de 125 bpm, usando musculatura respiratória acessória e, na ausculta pulmonar, verificaram-se sibilos inspiratórios e expiratórios difusos. Foi realizada espirometria, que mostrou 48% do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF 1 ) previsto para idade, sexo e altura.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens de 86 a 91.
Há evidências científicas que demonstram o benefício do uso de corticóides sistêmicos (metilprednisolona por via intravenosa, por exemplo) nesse tipo de situação clínica.
Em populações submetidas a situações de emergência, a segurança nutricional é foco de interesse. Utilizam-se mecanismos de triagem populacional que caracterizam níveis de carência de macronutrientes e micronutrientes para sua devida assistência imediata. Julgue os itens a seguir, relacionados à identificação de carências nutricionais.
A OMS estima que cerca de 40 milhões de pessoas estão em situação de urgência alimentar no momento; na triagem dessas populações, são utilizados critérios como peso/altura (crianças), IMC (adultos) e edema, além de dados clínicos para detecção de carência de micronutrientes.
O transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é o distúrbio comportamental mais comum na infância. É um dos problemas crônicos de saúde mais prevalentes entre escolares. É caracterizado por falta de atenção, conduta distraída, dificuldade de fixar e manter a atenção, baixa capacidade de controlar os estímulos recebidos e hiperatividade motora. Acerca do TDAH, julgue os itens que se seguem.
Um dos critérios diagnósticos de TDAH consiste em avaliar se o comportamento de desatenção e hiperatividade da criança iniciou-se antes dos sete anos de idade e se ele está presente há pelo menos seis meses.
Uma mulher de 32 anos de idade apresentou, nos últimos dois anos, 8 episódios repetidos de dor lombar à direita, com febre e calafrios, acompanhados de disúria e urina turva. No último episódio, há um mês, foi tratada com ciprofloxacino e analgésicos, apresentando boa resposta, porém com a persistência de leve desconforto no flanco direito. Ela foi submetida a exame ultra-sonográfico que mostrou grande cálculo coraliforme à direita, com moderada dilatação pielocalicial do mesmo lado.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a esse quadro clínico.
Algumas bactérias, como as do gênero Proteus, têm a capacidade de metabolizar a amônia, transformando-a em uréia, e acidificar a urina, propiciando a formação desse tipo de cálculo.
Os linfomas representam um importante, complexo e heterogêneo grupo de distúrbios proliferativos clonais malignos originados a partir de linfócitos B ou T, cuja taxa de incidência anual tem um incremento médio de 4% ao ano. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
O índice internacional de fatores prognósticos (IPI) avalia o prognóstico dos linfomas difusos de grandes células com base nos seguintes fatores: idade, desidrogenase láctica e estadiamento clínico de Ann Arbor.
Julgue os itens subseqüentes, relativos as leucemias agudas.
Caso a medula óssea de um paciente com pancitopenia apresente 85% de blastos, com citogenética caracterizada por translocação t(15:17), nesse caso, o diagnóstico será de leucemia promielocítica aguda (LMA-M3), e o tratamento indicado envolverá a utilização de ácido transretinóico (tretnoína).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...