Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante consulta médica, um homem de 58 anos de idade relatou que há 4 semanas tem apresentado fadiga, sudorese noturna excessiva, febre baixa (37,7 ºC) e sensação de empachamento pós-prandial. No exame físico, verificou-se dor à palpação do esterno e volumosa esplenomegalia, indolor. O hemograma mostrou contagem e morfologia de hemácias normais, presença de 198.000 leucócitos/mL, com acentuado desvio à esquerda, 2% de blastos, eosinofilia e contagem de plaquetas normais. No exame da medula óssea, foi constatada hipercelularidade, mielopoiese com desvio à esquerda e presença do cromossomo Philadelphia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O principal diagnóstico nessa situação é leucemia aguda.
Uma mulher de 22 anos de idade procurou atendimento de emergência em decorrência de crise asmática aguda e, durante a avaliação clínica, verificou-se que a mesma está torporosa, com freqüência cardíaca de 48 bpm e em iminência de parada cardiorrespiratória. A respeito dessa situação emergencial, julgue os itens seguintes.
Essa paciente não deve receber medicamento beta-2 agonista como parte de seu tratamento, devido ao risco elevado de hipotensão arterial.
Considere que um paciente de 31 anos de idade, pesando 70 kg, tenha dado entrada em um pronto-socorro com queixas de dor abdominal em cólica iniciada 6 horas antes. O paciente apresentava tumor em região inguinal direita, oligúria, vômitos, parada de eliminação de fezes e flatos. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse paciente deverá receber reposição volêmica com solução salina 0,9%.
Acerca das doenças cirúrgicas do mediastino, julgue os itens seguintes.
Os tumores de células germinativas são primários de mediastino em 10% dos casos e têm como marcadores a alfafetoproteína e beta-gonadotrofina coriônica.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um paciente de 60 anos de idade relata história de dor na face esquerda, obstrução nasal e dor em região do segundo molar ipsilateral, ulceração nesse local e epistaxe esporádica, trismo e epífora constante.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.Deve ser feita ressonância nuclear magnética de face imediatamente, para que as estruturas adjacentes sejam localizadas.
Julgue os itens a seguir, que tratam da Lei n.º 10.205/2001.
A hemoterapia é uma especialidade da área de enfermagem, estruturada e subsidiária de diversas ações corretivas e preventivas.
Julgue os próximos itens, relativos às emergências respiratórias.
No caso de uma paciente ser admitida na sala de emergência com diagnóstico de crise aguda de asma e sinais de fadiga, de intensa agitação e de iminente parada respiratória, devem-se considerar, além do tratamento farmacológico básico, a imediata intubação traqueal e a ventilação mecânica.
Ainda com base no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, julgue os itens a seguir, acerca da administração do centro cirúrgico e do serviço de enfermagem do hospital.
Deve haver um programa diário de cirurgias, com definição de critérios de emergência cirúrgica homologados por um responsável médico.
Com relação à epidemiologia dos transtornos de personalidade, é correto afirmar:
A prevalência do transtorno de personalidade anti-social é de 3% entre homens e 1% entre mulheres. O início do transtorno ocorre antes dos 15 anos de idade. Em populações de prisões, a prevalência é de até 85%. Há um padrão familiar presente: o transtorno é três vezes mais comum entre parentes de primeiro grau de homens afetados do que em controles.
A prevalência do transtorno de personalidade esquizóide não está claramente estabelecida, mas o transtorno pode afetar até 1% da população em geral. A razão por sexo é desconhecida. Muitos preferem o trabalho noturno ao diurno, de modo que não precisem lidar com muitas pessoas.
A prevalência do transtorno de personalidade esquizotípica ocorre em menos de 1% da população. A razão de 2 por 1 de homens para mulheres é bem estabelecida. Há uma associação maior de casos com parentes biológicos de pacientes com esquizofrenia do que entre controles.
A prevalência do transtorno de personalidade paranóide é de 0,5 a 2,5% da população em geral. O transtorno é mais comum em homens do que em mulheres. A prevalência entre homossexuais não é mais alta do que o habitual, como já se pensou, mas se acredita que seja mais significativa em grupos minoritários, imigrantes e surdos que na população geral.
A prevalência do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é desconhecida. É mais comum em mulheres do que em homens e é diagnosticado com mais freqüência em crianças maiores. Os pacientes por vezes têm história caracterizada por disciplina severa. O transtorno ocorre, em grande parte, em parentes biológicos de primeiro grau de indivíduos afetados, mais do que na população em geral.
Acerca das diversas situações clínicas que o pediatra enfrenta, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Uma criança do sexo masculino nasceu com o diagnóstico de seqüência de prune belly. Nesse quadro clínico, a criança deve apresentar as seguintes alterações clínicas: abdome em ameixa, conseqüente à agenesia da musculatura da parede abdominal; megabexiga; megaureter; hidronefrose e criptorquidia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...