Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Consensos nacionais e internacionais sugerem que passa a haver redução significativa no surgimento e progressão das complicações microvasculares do diabetes mellitus, com níveis de hemoglobina glicada mantidos abaixo de
7%.
5%.
6%.
4%.
8%.
Um paciente de 18 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro com queixas de dispnéia ao repouso, dificuldade de falar palavras, sensação de opressão torácica e sibilância torácica. Informou ter diagnóstico de "bronquite" com várias crises por mês. No exame clínico, verificou-se paciente agitado, com freqüência respiratória de 32 irpm, freqüência cardíaca de 125 bpm, usando musculatura respiratória acessória e, na ausculta pulmonar, verificaram-se sibilos inspiratórios e expiratórios difusos. Foi realizada espirometria, que mostrou 48% do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF 1 ) previsto para idade, sexo e altura.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens de 86 a 91.
O pulso paradoxal deve ser pesquisado nesse paciente, porém, geralmente está ausente nesse tipo de apresentação clínica.
Um paciente obeso, com 52 anos de idade e 124 kg, PA = 164 mmHg × 104 mmHg e IMC igual a 41, apresentou quadro de desconforto respiratório, edema de membros inferiores e intolerância ao decúbito de instalação progressiva. Exames complementares demonstraram glicemia = 134 mg%, colesterol total = 287 mg/dL, frações LDL = 194 mg/dL, HDL = 38 mg/dL, VLDL = 55 mg/dL, triglicerídios = 306 mg/dL. Gasometria arterial com PaO2 = 76 mmHg, PaCO2 = 68 mmHg, HCO3 – = 28 mmol/mL, BE = +6, Sat O2 = 84%.
Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
As alterações laboratoriais encontradas no lipidograma, particularmente os altos níveis séricos de triglicérides, limitam o percentual de lipídios a ser recomendado na dieta do paciente em questão a 10% do valor calórico total.
O tratamento rotineiro da convulsão febril deve priorizar a identificação da causa da febre; o controle da hipertermia, incluindo o uso de antitérmicos e a orientação aos pais, informando-os acerca do caráter benigno do distúrbio e do uso de anticonvulsivantes. Julgue os itens seguintes à luz dessas informações.
A incidência de hepatotoxicidade produzida pelo ácido valpróico é mais acentuada em crianças com idade abaixo de dois anos.
Acerca de pacientes com distúrbios plaquetares, julgue os itens seguintes.
Cirrose hepática com hipertensão portal é a principal causa de plaquetopenia por hiperesplenismo.
Um homem com 42 anos de idade, com antecedente de cirrose hepática alcoólica, apresenta sinais clínicos evidentes de insuficiência hepática e hipertensão porta. O estudo laboratorial revelou hematócrito = 26%, hemoglobina = 8,4 g/dL, VCM =72 fL (normal 80 – 96), HCM = 21 pg (normal 26 – 32), leucócitos = 3.000/mm 3 , plaquetas = 65.000/mm 3 e tempo de protrombina com RNI 2,1.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
A leucopenia e a plaquetopenia provavelmente resultam da produção de auto-anticorpos, freqüentemente encontrados em pacientes com cirrose hepática.
A respeito do tratamento do diabetes melito, julgue os seguintes itens.
Os antagonistas da enzima dipeptidilpeptidase IV (DPP IV) prolongam a meia-vida do peptídio
Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade, queixa-se de cefaléia e perda de campo visual há três dias. Ressonância magnética de sela túrsica evidencia lesão expansiva de cerca de 4 cm no maior diâmetro, com expansão supra-selar e invasão de seio cavernoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
O diabetes insipidus é manifestação freqüente nos adenomas hipofisários.
As imunodeficiências primárias compõem um grupo de doenças que alteram tanto a imunidade humoral quanto a celular. A respeito dessas imunopatias, julgue os itens seguintes.
A principal etiologia de pan-hipogamaglobulinemia em adultos é a imunodeficiência comum variável.
Uma mulher de 22 anos de idade procurou atendimento de emergência em decorrência de crise asmática aguda e, durante a avaliação clínica, verificou-se que a mesma está torporosa, com freqüência cardíaca de 48 bpm e em iminência de parada cardiorrespiratória. A respeito dessa situação emergencial, julgue os itens seguintes.
A paciente deve ser submetida a intubação orotraqueal imediata, seguida de instalação de ventilação mecânica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...