Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da avaliação pré-operatória do paciente candidato a cirurgia torácica, julgue os itens que se seguem.
Volume expiratório forçado no 1.º segundo e ventilação voluntária máxima são os principais parâmetros utilizados na espirometria para avaliação pulmonar pré-operatória.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um paciente de 60 anos de idade relata história de dor na face esquerda, obstrução nasal e dor em região do segundo molar ipsilateral, ulceração nesse local e epistaxe esporádica, trismo e epífora constante.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.O paciente apresenta um tumor de boca com grande extensão lateral, que atingiu o masseter.
Julgue os itens a seguir, que tratam da Lei n.º 10.205/2001.
Enquanto o sangue, para fins legais, é a quantidade total de tecido obtido na doação, os componentes são os produtos oriundos do sangue total ou do plasma, obtidos por meio de processamento físico.
Julgue os próximos itens, relativos às emergências respiratórias.
A determinação do gradiente alveoloarterial de oxigênio — P(A-a)O2 — é útil no diagnóstico de pacientes com insuficiência respiratória, sendo a verificação de valores elevados desse gradiente considerada um indicador de bom prognóstico.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, nos Estados Unidos da América, emitiu um novo modelo para práticas de isolamento de pacientes (Guidelines for Isolation Practices), que foram adotadas no Brasil por orientação da ANVISA. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Antes do descarte, as agulhas utilizadas em pacientes em isolamento devem ser dobradas ou reencapadas.
No que diz respeito à esquizofrenia, segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV-TR, é INCORRETO afirmar:
A esquizofrenia simples é um diagnóstico difícil de ser feito com alguma confiabilidade porque depende do desenvolvimento lentamente progressivo dos sintomas negativos característicos da esquizofrenia residual, sem nenhuma história de alucinações, delírios ou outras manifestações de um episódio psicótico anterior.
Na esquizofrenia paranóide, há uma preocupação com um ou mais delírios ou alucinações auditivas freqüentes, e nenhum dos seguintes sintomas é proeminente: discurso desorganizado, comportamento desorganizado ou catatônico ou afeto embotado ou inadequado.
Na esquizofrenia do tipo desorganizado, todos os seguintes sintomas são proeminentes: discurso desorganizado; comportamento desorganizado; afeto embotado ou inadequado. Não são satisfeitos os critérios para o tipo catatônico.
Imobilidade motora evidenciada por cataplexia, atividade motora excessiva, extremo negativismo ou mutismo, peculiaridades dos movimentos voluntários evidenciadas por posturas, movimentos estereotipados, maneirismos, ecolalia ou ecopraxia são características da esquizofrenia do tipo catatônico.
A esquizofrenia residual é caracterizada por ausência de delírios e alucinações proeminentes, discurso desorganizado e comportamento amplamente desorganizado ou catatônico proeminentes.
Acerca das diversas situações clínicas que o pediatra enfrenta, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Uma criança com 12 meses de vida apresentou uma convulsão considerada febril benigna. Nesse quadro clínico, não está indicado o uso de anticonvulsivante como medida profilática de novas crises convulsivas.
São drogas que podem causar hipotireoidismo primário, EXCETO:
alfa-interferon.
amitriptilina.
tionamidas.
litium.
amiodarona.
Um paciente de 18 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro com queixas de dispnéia ao repouso, dificuldade de falar palavras, sensação de opressão torácica e sibilância torácica. Informou ter diagnóstico de "bronquite" com várias crises por mês. No exame clínico, verificou-se paciente agitado, com freqüência respiratória de 32 irpm, freqüência cardíaca de 125 bpm, usando musculatura respiratória acessória e, na ausculta pulmonar, verificaram-se sibilos inspiratórios e expiratórios difusos. Foi realizada espirometria, que mostrou 48% do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF 1 ) previsto para idade, sexo e altura.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens de 86 a 91.
A principal hipótese diagnóstica nessa circunstância é a asma brônquica grave.
Um paciente obeso, com 52 anos de idade e 124 kg, PA = 164 mmHg × 104 mmHg e IMC igual a 41, apresentou quadro de desconforto respiratório, edema de membros inferiores e intolerância ao decúbito de instalação progressiva. Exames complementares demonstraram glicemia = 134 mg%, colesterol total = 287 mg/dL, frações LDL = 194 mg/dL, HDL = 38 mg/dL, VLDL = 55 mg/dL, triglicerídios = 306 mg/dL. Gasometria arterial com PaO2 = 76 mmHg, PaCO2 = 68 mmHg, HCO3 – = 28 mmol/mL, BE = +6, Sat O2 = 84%.
Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
No quadro em apreço, constitui medida terapêutica indicada: dieta restrita em sal, com rigor de um grama de adição por grande refeição (total de 4 g a 6 g por dia), associada ao uso de sibutramina para o tratamento da obesidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...