Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O encontro de nível sérico de potássio de 8,5 mEq/L e eletrocardiograma normal é mais provável num paciente portador de
rins policísticos.
diabetes mellitus.
acidose tubular renal.
tuberculose renal.
leucemia mielóide crônica.
Acerca de feridas, julgue os itens seguintes.
Hematoma é uma ferida sem solução de continuidade da pele, na qual há rompimento dos capilares, com extravasamento de sangue para os tecidos e formação de cavidade.
Julgue os itens que se seguem, acerca das arterites e arteriopatias funcionais.
Caso um paciente portador de arterite similar à tromboangeíte obliterante, com história negativa para fumo, apresente o nível urinário de nicotina negativo, nesse caso, o procedimento correto a ser realizado será a triagem toxicológica para uso de maconha, cocaína e anfetaminas, pois a arterite por elas induzida pode simular à doença de Buerger.
Uma senhora com 46 anos de idade, hipertensa, tabagista e obesa, submeteu-se a reconstrução imediata de mama direita com retalho musculocutâneo do reto abdominal (TRAM) ipsilateral, previamente autonomizado. A paciente encontra-se em seu primeiro dia pós-operatório e apresenta-se ansiosa e dispnéica
Julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico acima e à reconstrução mamária. A paciente em apreço possui risco moderado para trombose venosa profunda (TVP), razão por que, como profilaxia, durante o período transoperatório, seria necessário apenas o uso do compressor pneumático intermitente.Com relação à intubação traqueal e à traqueostomia, considerados procedimentos emergenciais invasivos, julgue os próximos itens.
Prevê-se facilidade na intubação traqueal de pacientes obesos e dos que apresentam a síndrome de Pierre Robin ou a de Treacher Coolins.
O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é regulado por uma série de leis federais e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), cujo cumprimento é imprescindível na gestão de saúde pública no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Em circunstâncias especiais, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) pode substituir a comissão designada pelo programa de gerenciamento de RSS.
Quando se trata dos Transtornos do Humor, é correto afirmar:
Cerca de 50 a 75% dos pacientes com doença de Parkinson têm sintomas marcantes de transtornos depressivos, que têm correspondência com a incapacidade física, a idade e a duração da doença.
Segundo o DSM-IV-TR, nos Transtornos do Humor com características catatônicas, o paciente pode apresentar: atividade motora excessiva; imobilidade evidenciada por catalepsia ou estupor; negativismo extremo; ecolalia ou ecopraxia.
No Episódio Depressivo Maior com características melancólicas, o paciente costuma apresentar humor deprimido regularmente pior no período noturno; despertar muito cedo pela manhã; apresentar anorexia ou perda de peso significativa.
De 25 a 35% dos pacientes deprimidos cometem suicídio, e em torno de dois terços têm ideação suicida.
Episódio de psicose pós-parto está mais associado com o risco aumentado para o desenvolvimento de Depressão Maior quando comparado com o desenvolvimento de Transtorno Bipolar.
Uma mulher com 70 anos de idade apresentou um episódio de enterorragia maciça com choque hipovolêmico. Ela foi admitida na unidade de terapia intensiva e, após as medidas de reanimação, houve normalização dos sinais vitais e parada espontânea do sangramento. No dia seguinte, após preparo intestinal com solução de manitol a 10% por via oral, a paciente submeteu-se à colonoscopia total até o íleo terminal. Os achados endoscópicos foram de múltiplos divertículos de colos largos distribuídos em todos os segmentos colônicos, porém mais numerosos no cólon esquerdo. Não havia sinais inflamatórios nem sangramento, e o padrão vascular submucoso era normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
A paciente em apreço deve ser submetida a uma sigmoidectomia videolaparoscópica para evitar um episódio de diverticulite.
A perícia é conceituada como o meio de prova realizada por técnicos ou doutos, promovida por autoridade judicial ou policial e que tem por fim esclarecer a justiça acerca de fato de natureza duradoura ou permanente. Quando, na perícia, há uma questão médica, ocorre a chamada perícia médica, feita pelo perito médico — que deve sempre ter em mente os aspectos éticos envolvidos nessa atividade. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Quando for devidamente informado por aqueles que realizaram o exame pericial, o médico perito pode assinar laudos periciais ou de verificação médico-legal mesmo não tendo realizado essa avaliação ou participado pessoalmente dela.
Um paciente de 38 anos de idade, lavrador, buscou atendimento médico com quadro clínico caracterizado por disfagia, trismo e riso sardônico, rigidez de nuca, contratura muscular da região dorsal (opistótono) e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos retoabdominais (abdome em tábua) e o diafragma, que evoluíram para contraturas generalizadas desencadeadas por estímulos diversos, luminosos e sonoros, por exemplo. Apresentava lesão traumática no primeiro pododáctilo direito, com tecido necrosado, que ocorreu há 12 dias.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A principal hipótese diagnóstica é tétano acidental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...