Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 40 anos, asmático, foi entubado e iniciada ventilação mecânica em modo controlado. Em seguida, o paciente apresenta-se com hipotensão arterial. A conduta deve ser:
I. iniciar amina vasopressora;
II. ajustar fluxo inspiratório;
III. repor volume IV (intravenoso).
Analise os prcedimentos acima e assinale:
se apenas os procedimentos I e III estiverem corretos.
se apenas o procedimento II estiver correto.
se apenas os procedimentos I e II estiverem corretos.
se apenas o procedimento I estiver correto.
se apenas os procedimentos II e III estiverem corretos.
A saúde sexual de crianças e adolescentes é uma prioridade. Segundo dados do Ministério da Saúde, a exploração sexual de crianças e adolescentes é prática disseminada no Brasil, embora a situação seja mais grave em algumas regiões e cidades do País; está presente em 937 municípios brasileiros, concentrados principalmente na região:
Um paciente com 45 anos de idade foi avaliado no ambulatório de clínica médica em virtude de apresentar poliúria e turvação visual há cinco dias. A única alteração vista no exame físico foi um índice de massa corporal de 30 kg/m2. Como referiu estar em jejum desde a noite anterior, foram solicitados exames que mostraram os resultados a seguir.
< glicose de jejum: 130 mg/dL
< teste oral de tolerância à glicose: 200 mg/dL
A propósito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens subseqüentes.
Os resultados dos exames de laboratório indicam o diagnóstico de intolerância à glicose.
Dentre os fármacos relacionados abaixo, assinale os que são capazes de reverter o aumento do tono do colédoco e do esfíncter de Oddi, causado pelo uso da morfina:
Neostigmina e naloxona.
Metoclopramida e metoprolol.
Sevoflurano midazolan.
Nitroglicerina e dexmedetomidina.
Naloxona e atropina.
Uma mulher com 40 anos de idade, com passado de litíase urinária, foi atendida com quadro clínico de cólica nefrítica à direita. Ela apresenta cálculo coraliforme incompleto de 6 cm, abrangendo a pelve renal e os cálices médio e inferior do rim direito. Constatou-se na urocultura crescimento de Proteus e Klebsiella. Foi indicada nefrolitotripsia percutânea.
Julgue os itens a seguir, tendo como referência esse quadro clínico.
Staphylococcus aureus não produz uréase e, portanto, não se correlaciona a cálculos coraliformes.
As doenças difusas do tecido conjuntivo, também conhecidas como colagenoses, formam um grupo heterogêneo de doenças auto-imunes com manifestações peculiares, dependendo do tecido ou órgão acometido. Com relação a essas doenças, julgue os itens que se seguem.
Nos pacientes com síndrome de Sjögren, são considerados fatores de pior prognóstico: púrpura, glomerulonefrite, complemento C4 baixo e crioglobulinemia mista monoclonal.
Com referência ao uso de medicamentos no tratamento psiquiátrico de quadros de transtorno depressivo, julgue os próximos itens.
Mesmo com o tratamento adequado, estudos mostram que apenas um terço dos pacientes remite ao usar o primeiro antidepressivo. No entanto, estudos comprovaram que o uso seqüencial de diversas drogas leva à remissão em mais de 95% dos casos.
Um cadáver foi levado ao IML para necropsia. Possuía lesão de pele estourada de dentro para fora localizada na nuca. Na ferida, havia lacerações radiadas cujas bordas careciam de escoriações. A parte central da ferida apresentava cor cinza escura e chamuscamento.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso descrito acima.
Se o referido cadáver possuir ferida correspondente à saída de projétil de arma de fogo, espera-se que esta seja de forma estrelada, possua orla equimótica e bordas de pele evertidas.
De acordo com o caso clínico acima, julgue os subseqüentes.
Entre as causas secundárias de epilepsia, incluem-se o trauma, o acidente vascular cerebral e as infecções do sistema nervoso central. No caso do paciente em questão, deverá ser iniciado tratamento com drogas antiepilépticas caso ocorram crises parciais ou generalizadas.
Um senhor com 62 anos de idade faz tratamento hemodialítico há 9 anos. Há um ano, ele começou a apresentar dores ósseas, fraqueza muscular e prurido. O produto cálcio × fósforo na última avaliação estava elevado, e o cálcio, aumentado, obrigando o nefrologista a trocar o quelante de fósforo para uma droga sem cálcio e a reduzir o teor de cálcio no banho de diálise. A dosagem do paratormônio não se mostrou muito elevada (110 pg/mL) e, em um exame radiológico, foi constatada a presença de calcificações vasculares. Uma biópsia óssea foi realizada e mostrou diminuição importante da superfície, do volume e da espessura osteóide, com redução do número de células osteoblásticas e osteoclásticas, além de poucas áreas com marcação pela tetraciclina.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
A fosfatase alcalina sérica costuma estar elevada na presença da doença óssea observada no paciente em questão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...