Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da indicação e interpretação dos resultados de exames complementares de diagnóstico em diversas situações clínicas em pediatria, julgue os itens a seguir.
O quadro de uma criança de dois anos, assintomática, com um teste de PPD igual a 9 mm, pode ser resultado da vacinação BCG.
A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa dos neurônios motores, que se inicia na vida fetal e progride na infância e na adolescência. Os neurônios motores superiores permanecem normais. Três formas da doença são descritas: o tipo I, também conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann, forma infantil mais severa; o tipo II, ou infantil tardio, com progressão mais lenta; e o tipo III, ou forma juvenil crônica. Julgue os itens seguintes, relacionados a essa doença.
A biópsia muscular é o exame que permite distinguir entre os tipos I e II da doença.
De acordo com o caso clínico acima, julgue os subseqüentes.
Para o quadro descrito se caracterizar como ataque isquêmico transitório, a reversibilidade do deficit deverá ocorrer em período igual ou inferior a 72 horas.
Em relação às doenças neurológicas mais comuns na prática clínica, julgue os itens seguintes.
A mielite transversa é um transtorno idiopático que acomete geralmente a medula torácica, de evolução subaguda, podendo levar à paraplegia com nível sensitivo completo. O prognóstico, no entanto, pode ser muito bom.
Um rapaz com 16 anos de idade buscou consulta nefrológica, por apresentar crises de hematúria associadas a infecções de vias aéreas superiores há 2 anos. No exame físico, realizado logo após uma crise, foram observadas ausência de febre, pressão arterial normal, ausência de edema e de alterações da pele, sem outras alterações, exceto por uma hiperemia de orofaringe. O exame sumário de urina, feito no dia da consulta, apresentou hematúria, com dismorfismo eritrocitário positivo, cilindros granulosos e hemáticos e albuminúria de 1+. A função renal, avaliada pela creatinina sérica, e a depuração de creatinina, estimada pela fórmula de Cokcroft-Gault estavam na faixa considerada normal para a idade e o gênero. As dosagens de complemento no sangue estavam normais e a proteinúria foi de 500 mg/24 h. Após o resultado de ultra-sonografia renal e coagulograma, o nefrologista indicou uma biópsia renal. A biópsia revelou, à microscopia óptica, proliferação das células mesangiais e expansão da matriz mesangial, sem formação de crescentes. A microscopia de imunofluorescência mostrou depósitos granulosos dominantes de imunoglobulina A (IgA) no mesângio acompanhados de depósitos mesangiais, em menor intensidade, do fator C3 do complemento.
Acerca do caso clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
Na nefropatia objeto do quadro clínico em consideração, é muito comum observar-se síndrome nefrótica na apresentação clínica inicial, com edemas, proteinúria maciça e hipoalbuminemia.
Julgue os itens subseqüentes acerca do trabalho noturno e em turnos.
Segundo a legislação brasileira, a hora de trabalho noturno equivale a 45 minutos e deve ser remunerada com 40% de acréscimo.
Julgue os itens a seguir, acerca da interpretação de resultados de exames laboratoriais.
O resultado de hemoglobina glicada de 7% corresponde a uma glicemia média de 120 mg/dL nos últimos dois a três meses anteriores ao teste.
O INSS define LER/DORT como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico de doenças do colágeno descaracteriza o quadro de LER/DORT.
Um paciente de 18 anos de idade, procedente da área rural do município de São José de Ribamar, MA, e residente nesse local, queixa-se, em consulta, de febre vespertina de quatro semanas de evolução, acompanhada de perda de peso. Ao exame físico, detecta-se esplenomegalia e fígado palpável dois centímetros abaixo do rebordo costal direito. O hemograma revela pancitopenia moderada, e a velocidade de hemossedimentação encontra-se elevada. O médico que o atende suspeita de leishmaniose visceral, mas precisa confirmar o diagnóstico.
Acerca do caso clínico acima e da utilidade e do desempenho de métodos de diagnóstico da leishmaniose, julgue os itens que se seguem.
A pesquisa direta de formas promastigotas no esfregaço da medula óssea apresenta sensibilidade de 90%.
Julgue os itens a seguir, relativos a infecções congênitas.
Nos casos de infecção fetal comprovada por toxoplasmose, a droga de escolha para o tratamento é a espiramicina, que apresenta adequada passagem transplacentária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...