Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças císticas renais podem ser congênitas ou adquiridas e ocorrer na infância ou na idade avançada. Os cistos podem ser assintomáticos, porém podem causar sintomas como dor ou sangramentos; podem, ainda, ser causa de hipertensão arterial, de infecções urinárias e de uremia crônica. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
Os cistos simples adquiridos, em geral, são cistos múltiplos que surgem em cerca de 40% dos pacientes sob tratamento dialítico e podem ser acompanhados de hematúria e, eventualmente, malignizar-se.
A respeito de várias patologias, julgue os itens de 64 a 75.
Haemophylus influenzae é o agente etiológico mais freqüente das pneumonias adquiridas na comunidade.
Com relação ao uso de drogas antivirais, julgue os itens a seguir.
O tratamento de primeira escolha para a retinite por citomegalovírus é o foscarnet.
Leucemias agudas e síndromes mielodisplásicas são doenças clonais hematológicas que se originam de modificações do material genético (mutações) da célula tronco e caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas na medula óssea. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 106 a 110.
Por prevalecerem em pacientes com idade avançada, o principal tratamento das síndromes mielodisplásicas ainda é o suporte hemoterápico adequado.
As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte em idosos. Na maioria dos estados brasileiros, a doença cerebrovascular sobrepõe-se à doença coronariana, que é também uma importante causa de morbimortalidade. Dessa forma, a prevenção e o diagnóstico dessas doenças fazem parte do dia-adia do geriatra. Em relação ao diagnóstico e ao tratamento da doença cardíaca em idosos, julgue os itens a seguir.
A insuficiência cardíaca diastólica apresenta elevada prevalência (de 30% a 50%) em idosos com 70 anos de idade ou mais, principalmente em mulheres hipertensas e diabéticas.
Fatores ambientais modificam claramente a incidência de diabetes melito do tipo I. O aumento na incidência da doença nas últimas décadas, particularmente em crianças, não pode ser explicado totalmente por mudanças genéticas. Em relação a essa influência, julgue os itens seguintes.
Ocorre aumento da incidência do diabetes tipo I em indivíduos afetados pela febre amarela.
C.F.S, 17 anos de idade, feminina, casada, 7º mês da primeira gestação, apresenta-se no ambulatório encaminhada por seu obstetra por ter apresentado, na rotina de exames de pré-natal, o HBsAg reagente. A paciente apresentava também os seguintes resultados: sorologia para o HIV – Não reagente; sorologias para Rubéola, CMV e toxoplasmose reagentes apenas para IgG. VDRL – Não reagente. A dosagem de transaminases 10 dias antes da consulta era normal e o hemograma não apresentava alterações além de discreta anemia. A paciente estava assintomática, anictérica e o fígado e o baço eram impalpáveis.
Com base nestas informações podemos afirmar:
A paciente apresenta quadro agudo de Hepatite B, assintomática.
O exame histopatológico de biópsia hepática é o próximo passo no estudo da paciente.
Está indicada para a paciente imunização com a vacina da Hepatite B.
O diagnóstico provável é de portadora crônica do vírus da Hepatite B e o próximo exame seria a dosagem de HbeAg e do AntiHBe.
A dosagem semanal ou quinzenal das transaminases vai definir a necessidade de imunoprofilaxia do recém-nascido.
Julgue os seguintes itens, relativos às angiodisplasias.
A doença de Milroy é caracterizada pela presença de linfedema hereditário congênito primário, observado no momento ou logo após o nascimento do indivíduo.
Sobre o seio transverso do pericárdio, assinale a alternativa correta:
É anterior à parte ascendente da aorta torácica
Tem importância cirúrgica para a ligadura de vasos.
Um paciente de 45 anos de idade que será submetido a gastrectomia total relata ser portador de miocardiopatia dilatada de origem chagásica de classe funcional III e fazer uso de amiodarona, digoxina, furosemida e captopril.
A partir desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O halotano, por ser potente sensibilizador miocárdico, pode piorar a arritmia do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...