Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um senhor com 58 anos de idade deu entrada no prontosocorro com quadro de tosse com secreção amarelada, temperatura de até 40 ºC, queda do estado geral, levemente desidratado e hipotenso (PA = 90 mmHg × 60 mmHg). No leucograma, foram observados 18.000 leucócitos por 1 mm 3 , com 20% de bastões. Foi diagnosticada pneumonia lobar, inicialmente tratada com esquema de antibióticos, suporte de hidratação venosa e analgésicos. Nas doze horas seguintes, evoluiu com oligúria e a creatinina sérica de entrada, que era de 1,2 mg/dL, subiu para 1,9 mg/dL, apesar da hidratação. O estado geral do paciente piorou, tendo evoluído para insuficiência respiratória aguda, razão por que o paciente foi entubado, colocado no respirador e transferido para a unidade de terapia intensiva. Na hemocultura colhida no dia de entrada, houve crescimento de cocos gram-positivos. Nas doze horas subseqüentes, o paciente permaneceu oligúrico (diurese de 130 mL em 12 horas), sendo sua pressão arterial mantida em 100 mmHg × 60 mmHg em uso de drogas vasoativas e com balanço positivo de líquidos de 1.600 mL. A creatinina sérica, então, aumentou para 2,3 mg/dL, o potássio sérico, para 6,7 mEq/L e o bicarbonato sérico, para 11 mmol/L. No parecer, o nefrologista indicou início de hemodiálise.
A respeito do quadro clínico relatado acima, julgue os itens a seguir.
Entre outros fatores, o balanço positivo de fluidos e a acidose metabólica devem ter sido critérios para indicação da hemodiálise pelo nefrologista.
A respeito de várias patologias, julgue os itens de 64 a 75.
O teste ergométrico de esforço não deve ser feito em pacientes com angina instável, mesmo se compensada.
Uma paciente de 23 anos de idade, previamente hígida, residente em Porto Alegre, apresentou três lesões ulceradas na perna direita, duas semanas após retornar da região amazônica, onde esteve praticando turismo ecológico por uma semana. As lesões, inicialmente papulares, eram pruriginosas, mas, após o desenvolvimento das úlceras, tornaram-se indolores. O médico suspeitou da possibilidade de leishmaniose tegumentar e decidiu fazer exames para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento mais adequado.
Acerca do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
A paciente deve realizar um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento.
Leucemias agudas e síndromes mielodisplásicas são doenças clonais hematológicas que se originam de modificações do material genético (mutações) da célula tronco e caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas na medula óssea. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 106 a 110.
A hiperdiploidia e a deleção do cromossoma 7 são exemplos de alterações citogenéticas encontradas em casos de leucemias mielóides agudas com prognóstico favorável.
As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte em idosos. Na maioria dos estados brasileiros, a doença cerebrovascular sobrepõe-se à doença coronariana, que é também uma importante causa de morbimortalidade. Dessa forma, a prevenção e o diagnóstico dessas doenças fazem parte do dia-adia do geriatra. Em relação ao diagnóstico e ao tratamento da doença cardíaca em idosos, julgue os itens a seguir.
Um aspecto particular do teste ergométrico em esteira rolante no indivíduo idoso refere-se à mais freqüente dificuldade biomecânica na adaptação a velocidades maiores. Desse modo, nesses indivíduos, a inclinação pode ser mais intensamente aplicada em detrimento da velocidade.
Fatores ambientais modificam claramente a incidência de diabetes melito do tipo I. O aumento na incidência da doença nas últimas décadas, particularmente em crianças, não pode ser explicado totalmente por mudanças genéticas. Em relação a essa influência, julgue os itens seguintes.
Existem evidências de variação sazonal na incidência do diabetes do tipo I.
Um paciente de 22 anos, feminina, solteira, profissional do sexo, é encaminhado a ambulatório de DST/AIDS por ser soro-positiva para o HIV, diagnóstico realizado no último mês. É assintomática e refere apenas gripe como doença pregressa. O exame físico não evidencia anormalidades. Os primeiros resultados dos exames mostraram contagem de CD4 de 478 cels/ mm3, carga viral de 15.000 cópias/mm³, sorologia para toxoplasmose IgG reagente e sorologia para Citomegalovírus IgG reagente.
Esta paciente tem indicação para:
Profilaxia para toxoplasmose e pneumocistose com sulfametoxazol+trimetoprim.
Tratamento com esquema tríplice com inibidor de protease.
Tratamento da toxoplasmose com sulfadiazina, pirimetamina e ac. folínico.
Tratamento com esquema tríplice com inibidor de transcriptase reversa não análogo de nucleosídeos.
Acerca dos traumas vasculares, julgue os itens seguintes.
Independentemente da função neurológica pré-cirúrgica, a recuperação neurológica tem melhor prognóstico quando mais precoce for o reparo arterial da carótida.
São efeitos colaterais do uso da digoxina, EXCETO:
Fadiga muscular.
Diarréia.
Aumento de temperatura corporal.
Distúrbio visual.
Dor abdominal.
Considerando que uma criança de 3 meses de idade será submetida a correção de hipospadia, julgue os itens seguintes, acerca da anestesia em pediatria.
Crianças apresentam maior resistência aos bloqueadores neuromusculares adespolarizantes e maior sensibilidade aos despolarizantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...