Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 78 anos de idade, foi levado ao médico pela família, que informou dificuldade para andar, lentidão dos movimentos progressivos há quatro anos e sintomas depressivos há dois anos, hipertensão arterial e labirintite. O paciente fazia uso de captopril 25 mg 8 h/8 h e flunarizina 10 mg/noite há oito anos e de forma ininterrupta.
Com relação ao quadro clínico acima relatado, julgue os próximos itens.
As alterações motoras e depressivas descritas sugerem um quadro de narcolepsia precipitado pelo uso da flunarizina.
Acerca das anomalias do desenvolvimento do sistema nervoso, julgue os itens a seguir.
Entre as crianças que nascem com mielomeningocele lombossacra, menos da metade desenvolve hidrocefalia.
Um homem com 43 anos de idade encontra-se em programa de hemodiálise de manutenção três vezes por semana, com sessões de 4 horas, dialisador de polissulfona, acesso vascular por fístula arteriovenosa, ultrafiltração controlada e banhos de bicarbonato. Tem ganho de peso interdialítico de 3 kg e peso seco de 72 kg. É hipertenso crônico e faz uso de bloqueador de canal de cálcio amlodipina 10 mg ao dia. No último mês, vem apresentando hipotensão arterial após a terceira hora de diálise. Sua hemoglobina é de 12 g/dL.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Uma das causas de hipotensão na diálise é a rápida remoção de volume por uma taxa elevada de ultrafiltração, prescrita para tratar um ganho de peso interdialítico elevado.
Considerando os preceitos para o procedimento pericial, julgue os itens subseqüentes.
No procedimento pericial, as lesões do ombro na avaliação sob o ponto de vista estritamente médico e quanto ao grau de comprometimento funcional serão classificadas no grupo 1 quando os sintomas causarem muito pouco incômodo, a função das extremidades superiores for normal ou quase normal, não forem evidenciadas anomalias na exploração clínica e o paciente tiver autonomia total.
Acerca de alterações emocionais e psíquicas, bastante freqüentes em ambientes de trabalho, julgue os itens que se seguem.
O alcoolismo crônico pode induzir certos transtornos mentais, como demência, transtornos psicóticos, transtorno de ansiedade e alterações do sono.
Asma ocupacional é definida como obstrução reversível ao fluxo aéreo e/ou hiper–responsividade brônquica em decorrência de causas e condições atribuíveis a um determinado ambiente de trabalho e não a estímulos externos. Nota-se, porém o desencadeamento de crises por estímulos inespecíficos, tais como exercícios físicos, infecções e outros. Considerando trabalhadores de biotérios, padeiros e trabalhadores em refinarias ou soldadores, os respectivos agentes causadores de asma ocupacional são
alérgenos animais, cereais e metais.
alérgenos de peixe, látex e cloramina.
enzimas, cereais e poeiras de madeira.
cereais, glutaraldeído e metais.
alérgenos animais, poeiras de madeira e látex.
Um paciente dependente de álcool apresenta quadro de dor torácica, tosse produtiva, febre de 39 ºC e calafrios de 3 dias de evolução. Na história recente, referiu que ficou embriagado cinco dias atrás e acordou na calçada, com evidência de ter vomitado. O exame radiológico do tórax revelou opacidade no segmento superior do lobo inferior direito, com broncograma aéreo e imagem sugestivos de cavidade de 2 cm de diâmetro com nível hidroaéreo.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
A administração da clindamicina pode ser útil no caso do paciente em questão.
Os linfomas representam um importante, complexo e heterogêneo grupo de distúrbios proliferativos clonais malignos originados a partir de linfócitos B ou T, cuja taxa de incidência anual tem um incremento médio de 4% ao ano. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
Linfomas foliculares expressam CD 20 e podem ser tratados com o anticorpo monoclonal rituximab.
Uma mulher com 76 anos de idade procurou o consultório de geriatria, queixando-se de que, após ter realizado diversos tratamentos para cistite, continuava tendo polaciúria e ardor urinário. Esses sintomas ocorriam durante o dia e, à noite, a paciente não dormia adequadamente devido ao número de vezes que acordava para urinar. Das 5 culturas de urina que fez, em apenas uma houve crescimento de bactérias. Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os itens seguintes.
Muitas vezes, os idosos, como no caso da paciente em questão, apresentam infecção urinária de repetição por bactéria resistente. Nesse caso, a cultura negativa pode indicar bactéria anaeróbica ou o bacilo de Khor.
A obesidade é uma doença crônica, do mesmo modo que a hipertensão arterial e a aterosclerose. É causada por um desequilíbrio entre a energia ingerida dos alimentos e a energia gasta, sendo que o excesso de energia é armazenado nas células adiposas. A hiperplasia e a hipertrofia dessas células constituem a lesão patológica da obesidade. Os efeitos do excesso de peso corporal na morbidade e mortalidade são conhecidos há mais de 2.000 anos. Hipócrates reconheceu que "morte súbita é mais comum naqueles que são naturalmente mais gordos do que nos magros". Em relação às complicações associadas à obesidade, julgue os itens a seguir.
O risco de diabetes melito aumenta com a duração, com o grau de obesidade e com a distribuição central da gordura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...