Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A chamada bexiga neurogênica é uma das causas de incontinência. Ainda que pareça ser uma condição única, apresenta diversas formas, todas relacionadas ao controle neurogênico da micção. Em relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
A bexiga atônica pode ser ocasionada por diabetes.
Uma paciente com 27 anos de idade, casada, 6º mês da primeira gestação, apresenta-se no ambulatório, encaminhada por seu obstetra, por ter apresentado, na rotina de exames de pré-natal, sorologia para o HIV – não reagente e VDRL – reagente 1:16, FtAbs IgG reagente e FtAbs IgM, não reagente. A paciente informa que há 2 anos seu marido e único parceiro teve diagnóstico de sífilis secundária por apresentar manchas na pele inclusive da palma das mãos. A paciente na ocasião decidiu não fazer o tratamento recomendado como profilaxia porque não apresentava sintomas. Já usou quando criança e não refere alergia a penicilina.
Qual a conduta terapêutica mais apropriada?Penicilina benzatina, 2,4 milhões de U IM por semana, por 3 semanas.
Penicilina benzatina, 2,4 milhões de U IM por semana, por 2 semanas.
Conduta expectante, porque o VDRL apresentava título baixo.
Ceftriaxona, 250 mg de 12 em 12 horas, por 10 dias.
Acerca da radiologia vascular, julgue os itens de 101 a 103.
Se, após angioplastia com balão na artéria ilíaca externa de um paciente, a angiografia evidenciar dissecção local, o tratamento mais adequado para essa lesão consistirá em endarterectomia aberta.
Acerca das cardiopatias congênitas acianóticas, julgue os itens subseqüentes.
Em pacientes com diagnóstico de síndrome de Down, a anomalia cardíaca mais comum é o defeito do septo atrioventricular (na forma total ou parcial).
Após se envolver em um acidente automobilístico, um paciente de 23 anos de idade foi encaminhado ao pronto-socorro, tendo chegado na sala de operações torporoso, com pupilas anisocóricas e quemose importante no olho direito. Exames mostraram edema cerebral e fratura blow-out da referida órbita, além de possível ruptura de globo ocular. Constatou-se, ainda, fratura de tíbia esquerda.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, deve-se evitar hipotensão para que a pressão de perfusão cerebral, já comprometida pelo aumento da pressão intracraniana, não seja prejudicada.
Um paciente de 30 anos de idade que apresentava comportamento estranho há seis meses foi atendido no ambulatório de psiquiatria. Relatou-se que, nas últimas cinco semanas, apresentou delírios paranóides bizarros e alucinações e, nos últimos 30 dias, apresentou discurso urgente e desorganizado, mostrando-se grandioso. Estava distraído e hiperativo e permanecia longos períodos sem dormir e sem conseguir realizar seu trabalho cotidiano.
Com relação a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Para esse paciente, é correto que se investigue se ele apresenta neoplasia cerebral, que pode produzir os sintomas psicóticos citados.Julgue os próximos itens, que versam a respeito dos divertículos adquiridos dos cólons.
O exame de imagem com maior acuidade para diverticulite é a ressonância magnética.
A estrutura organizacional da medicina legal no Brasil teve início em 1856, com a criação da Assessoria Médico-Legal na Secretaria de Polícia da Corte Imperial, no segundo período imperial brasileiro. Por ato do então Príncipe Regente, o ainda futuro Imperador dom Pedro II, mediante o Decreto n.º 1.740/1856, foi criado o embrião do que hoje são os institutos de medicina legal. Iniciou-se, dessa forma, um arcabouço organizacional que evoluiu espantosamente.
Com relação ao tema do texto acima e aos documentos médicolegais, julgue os itens subseqüentes.
Não será considerado suspeito o perito oficial que, antes da designação para a perícia, tiver apenas aconselhado qualquer das partes.
Uma criança de seis meses, procedente do DF, até então saudável, foi levada ao serviço de pronto-socorro com história de febre, tosse e diarréia sem sangue nas fezes, que persiste há três dias. O médico perguntou à mãe se a criança conseguia mamar ou beber líquidos sem vomitar tudo e a resposta foi que sim. A mãe também negou a presença de convulsão. No exame físico, observou-se que a temperatura axilar era de 38º C; que a criança estava consciente, não chorava e mamava no peito da mãe; quando pinçada, a pele voltava rapidamente ao estado anterior; a freqüência respiratória era de 55 incursões respiratórias por minuto, com tiragem intercostal, sem estridor; e havia secreção amarelada no ouvido, sem tumefação dolorosa atrás da orelha. Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância, julgue os itens a seguir, relativos ao quadro clínico descrito acima.
A presença de secreção amarelada no ouvido indica que a criança tem infecção crônica do ouvido.
Uma menina com 5 anos de idade apresentou um quadro de otite média aguda e foi tratada com medicamentos. Três meses depois, a mãe a levou ao otorrinolaringologista por recomendação da professora, que percebeu que a criança não tem escutado bem.
Acerca do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
Em um caso com esse, audiometria tonal pode acusar surdez condutiva nos dois ouvidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...